CSP-Conlutas-Chega de Preconceito! Trabalho Igual, Salário Igual!


 

A CSP-Conlutas lançou a campanha “Chega de Preconceito. Trabalho Igual, Salário Igual!”. O objetivo é estimular as entidades filiadas à Central a incorporarem as demandas específicas dos segmentos contra as opressões nas campanhas das categorias. Dessa forma, fortalecer a luta e transformar os sindicatos e movimentos em pontos de apoio para todas as demandas dos trabalhadores, incluindo as reivindicações de negros, das mulheres e dos LGBT, que são parte da nossa classe.

A equiparação salarial entre homens e mulheres, negros e brancos, heterossexuais e homossexuais é o centro da campanha. Mas, também, queremos fortalecer a luta contra o assédio moral e sexual tão frequentes nos locais de trabalho, pois são porta de entrada para o preconceito e a discriminação, e a luta pela igualdade de direitos.

Queremos aproveitar as lutas por reivindicações salariais para dar corpo à campanha, apresentando as principais reivindicações de cada setor para que elas possam subsidiar os programas de luta.

Para as mulheres, o centro é a luta por creches em período integral para todos os filhos da classe trabalhadora e a aplicação da licença-maternidade de 180 dias para todas as mulheres, rumo a 1 ano, sem isenção fiscal. Licença-paternidade de 30 dias.

Em Negros e Negras,  estamos reivindicando as cotas raciais e  ensino obrigatório sobre África nas escolas (Lei 10.639).

No setor LGBT, exigimos a aprovação imediata do PLC-122/06, lei que criminaliza a homofobia. Embora o STF (Supremo Tribunal Federal) tenha reconhecido as uniões homoafetivas, a patronal segue negando diversos direitos a casais de homossexuais. Por isso, reivindicamos a extensão de todos os direitos concedidos aos casais heterosexuais para os casais de pessoas do mesmo sexo. Previdência, plano de saúde, licença gala, falta justificada.

 

Segue, abaixo, o cartaz da campanha para que todos as entidades possam reproduzi-lo e utilizá-lo.

 

Também elaboramos uma cartilha da luta por creches. O valor unitário é de R$ 2,00 e a centena custa R$ 150,00 mais valor do frete. As entidades interessadas podem encomendar pelo email: eventos@cspconlutas.org.br

 

Baixe aqui o Cartaz da Campanha

 

 

CAMPANHAS

ENQUETE

Os trabalhadores devem lutar pela revogação da Reforma Trabalhista ou negociar MP com o governo?
Lutar pela revogaçãoNegociar MP com o governo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s