Coeficiente de Gini


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book-4.svg
Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2011). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notíciaslivros e acadêmico)

Representação gráfica do Coeficiente de Gini. O eixo horizontal representa a percentagem de pessoas , e o eixo vertical, a percentagem da renda. A diagonal representa a igualdade perfeita de renda, o coeficiente de Gini = a / (a + b).

Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, e publicada no documento “Variabilità e mutabilità” (“Variabilidade e mutabilidade” em italiano), em 1912.

Pode ser usado para qualquer distribuição embora seja comumente utilizado para medir a desigualdade de distribuição de renda.

Interpretação[editar | editar código-fonte]

O Coeficiente de Gini consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade (no caso do rendimento, por exemplo, toda a população recebe o mesmo salário) e 1 corresponde à completa desigualdade (onde uma pessoa recebe todo o rendimento e as demais nada recebem).

O índice de Gini é o coeficiente expresso em pontos percentuais (é igual ao coeficiente multiplicado por 100).

Utilizações[editar | editar código-fonte]

Coeficiente de Gini do Brasil de 1976 a 2012 /indicadorview

O Coeficiente de Gini é amplamente utilizado em diversos campos de estudo, como a sociologia, economia, ciências da saúde, ecologia, engenharia e agricultura. Por exemplo, em ciências sociais e economia, além do coeficiente de Gini relacionado à renda, estudiosos publicaram coeficientes relacionados à educação e oportunidades.

Educação[editar | editar código-fonte]

O Coeficiente de Gini na educação estima a desigualdade nesta área de uma dada população.[1] É utilizado para discernir tendências em desenvolvimento social através da escolaridade ao longo do tempo. Em um estudo de 85 países, foi estimado que Mali tinha o maior índice de Gini de educação, com 0,92 em 1990 (implicando uma desigualdade muito alta na escolaridade em toda população), enquanto os Estados Unidos tinha a menor desigualdade no índice de Gini, com 0,14. Entre 1960 e 1990, Coreia do Sul, China e Índia tiveram a queda mais rápida em desigualdade de educação, de acordo com o mesmo índice. Os Estados Unidos teve o índice de Gini ligeiramente aumentado em relação ao período de 1980-1990.[carece de fontes]

Cálculo[editar | editar código-fonte]

O coeficiente de Gini se calcula[2] como uma razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz. Se a área entre a linha de perfeita igualdade e a curva de Lorenz é A, e a área abaixo da curva de Lorenz é B, então o coeficiente de Gini é igual a A/(A+B). Esta razão se expressa como percentagem ou como equivalente numérico dessa percentagem, que é sempre um número entre 0 e 1. O coeficiente de Gini pode ser calculado com a Fórmula de Brown, que é mais prática:

{\displaystyle G=1-\sum _{k=0}^{k=n-1}(X_{k+1}-X_{k})(Y_{k+1}+Y_{k})}{\displaystyle G=1-\sum _{k=0}^{k=n-1}(X_{k+1}-X_{k})(Y_{k+1}+Y_{k})}

onde:

  • G = coeficiente de Gini
  • X = proporção acumulada da variável “população”
  • Y = proporção acumulada da variável “renda”

Por país[editar | editar código-fonte]

Desigualdade de renda no mundo medida pelo Coeficiente de Gini de acordo com dados do Banco Mundial (2014).[3]

Lista histórica de regimes políticos por índice de gini[editar | editar código-fonte]

Regime: Índice de Gini: Referência:
Fascismo francês 0,47-0,50 [4]
Estados Confederados da América 0,437 [5]
Czarismo 0,42 [6]
Cesarismo 0,42 [7]
Sionismo 0,36 [8]
Republicanismo árabe 0,34 [9]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s