China


A China é um país do extremo oriente que se destaca pela sua grande extensão, quantidade de habitantes e desenvolvimento econômico.

Por Thamires Olimpia Silva
A bandeira da China foi criada em 1949 e simboliza a Revolução Chinesa, o Partido Comunista e o povo chinês

A bandeira da China foi criada em 1949 e simboliza a Revolução Chinesa, o Partido Comunista e o povo chinês

A China é um país localizado no extremo oriente da Ásia que atualmente tem apresentado um grande crescimento econômico e já se configura como a segunda maior potência econômica e militar do mundo. Com um PIB de 10,33 trilhões de dólares, o país vive com a expectativa de ultrapassar os Estados Unidos nos próximos anos casos seja mantido o mesmo ritmo de crescimento atual.

Com os seus 9 597 000 km², a terceira maior extensão territorial do mundo, o país apresenta uma grande diversidade natural. Em relação ao relevo, próximo do litoral predominam as áreas de menores altitudes (planícies, cordilheiras e colinas baixas); no centro e ao norte encontram-se médias e altas altitudes (montanhas e planaltos); e na parte oeste e noroeste, as áreas mais elevadas, com a presença de algumas cordilheiras, como a do Himalaia.

Com relação ao clima, a maior parte do território chinês está localizada na zona temperada do hemisfério norte, mas em razão da grande extensão territorial e variação do relevo, o país apresenta climas do tipo frio de montanha, temperado, subtropical, tropical de monções e desértico. A vegetação do país também é bastante diversificada, com a presença de florestas de coníferas, florestas subtropicais e tropicais. Os principais rios são o rio Amarelo e o Yang-tsé.

Durante muitas décadas, um dos principais problemas da China era a sua questão demográfica. Em virtude de uma significativa redução das taxas de mortalidade, a população chinesa cresceu em um ritmo acelerado, chegando, atualmente, a quase 1 bilhão e meio de pessoas. Esse aumento populacional ocasionou muitos problemas sociais para o país, uma vez que o governo não conseguia oferecer os serviços básicos (saúde, educação, transporte e moradia) para toda a população, faltavam empregos, e a fome e a subnutrição atingiam muitos indivíduos.

Para resolver esse problema, desde a década de 1970, o governo Chinês tem implantado uma política de controle de natalidade, com penalidades bastante rígidas para as famílias que tiverem mais de um filho. Atualmente a questão demográfica não preocupa tanto as autoridades chinesas, já que as políticas de controle de natalidade começaram a fazer efeito e o grande desenvolvimento da população tem gerado empregos e aumentado a qualidade de vida.

Tradicionalmente agrária, a industrialização da China só ocorreu recentemente. Todavia, graças a diversos fatores, o país tornou-se o maior destino dos investimentos estrangeiros do mundo, o que resultou em um rápido e extraordinário desenvolvimento industrial que a fez ultrapassar os Estados Unidos e se tornar o país que mais exporta produtos industrializados do mundo. O setor primário na China também é bastante significativo, pois emprega 40% de toda a mão de obra. A indústria, em contrapartida, por empregar muita tecnologia, quase não necessita de mão de obra.

Para continuar crescendo, o país precisa superar as várias questões geopolíticas que podem gerar conflitos internos, desestabilizando sua economia. Entre essas questões, destacam-se: os movimentos separatistas para a independência (do Tibet, da Magnólia Interior e do Xinjiang-Uigur); os conflitos com os países vizinhos pelas Ilhas Spratly, Ilhas Paracel e pela região da Caxemira; e a pretensão da China de anexar Taiwan ao seu território.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s