Herbalife: os líderes mentem, os números não (III)


07/04/2015

A prova de que a Herbalife não presta

Eu pesquisei empresas de marketing multinível (MMN) durante quase uma década. No transcorrer desse tempo, cheguei à conclusão de que a grande maioria dos participantes falha. O que significa isso? Que 99% ou mais dos recrutas perdem dinheiro. Uma vez que os participantes, em grande medida, entram na empresa por conta da “oportunidade de negócios”, para “ganhar uma renda ilimitada” e encontrar “liberdade financeira”, não conseguir auferir lucro é de fato um fracasso.

Algumas semanas atrás, um maravilhoso artigo sobre a Herbalife foi publicado no Seeking Alpha. Ele começou discutindo a defesa cega (e incorreta) do gestor de fundos hedge, John Hempton, para com o modelo de negócios da Herbalife. Em essência, ele afirma que, desde que shakes substitutos de refeição forem vendidos, se tratará de uma oportunidade de negócios legítima.

Esta é a defesa que as empresas de MMN usam. “Temos um produto. As pessoas o compram. Por isso, não somos um esquema de pirâmide”.

Infelizmente, o produto é apenas mera “fachada” para o cambalacho. O produto existe para tentar dar à “oportunidade” um véu de legitimidade. É plausível para o consumidor médio. Compre um produto por X, venda-o por um valor maior que X. Resultado: você conseguiu ter lucro! O que as empresas de MMN não irão dizer é que pouquíssimas vendas a clientes no varejo acontecerão. Os distribuidores compram grandes quantidades de produtos para consumo pessoal ou para atender aos critérios mínimos exigidos para a qualificação pessoal visando as comissões pagas pelas empresas. Mas as vendas para clientes reais são baixas, e é por isso que a maioria dos participantes perde dinheiro.

A melhor parte do artigo da Seeking Alpha foi este gráfico, acerca do crescimento do número de distribuidores da Herbalife (clique na imagem para ampliar):

HBL fail

HBL fail

De acordo com este gráfico, entre 2007 e 2014, a Herbalife recrutou 9,4 milhões de distribuidores. Isso parece ótimo …. até você considerar que 7,4 milhões de distribuidores saíram durante esse mesmo período de tempo.

Por que você acha que essas pessoas desistiram da Herbalife? Foi porque elas foram bem sucedidas? Foi porque elas estavam ganhando dinheiro? Ou foi porque elas estavam perdendo dinheiro e perceberam que esta “oportunidade de negócios” não valia nada?

Empresas de marketing multinível nunca falam acerca das suas taxas de rotatividade porque elas escondem a verdade sobre essas fraudes. Durante este período, a Herbalife apresentou:

  • 11,1 milhões de participantes (1,7 milhões no final de 2007 mais 9,4 milhões recrutados)
  • 7,4 milhões de pessoas desistentes
  • 66,7% dos participantes desistentes (7,4 milhões divididos por 11,1 milhões)

É claro que os defensores do MMN compararão com as taxas de insucesso dos pequenos empresários típicos (do mercado formal). A estatística mais comum que eu vejo por parte deles é que 80% dos proprietários de pequenas empresas quebram… exceto que esta estatística é fictícia, desprovida de solidez. Ela é completamente espúria, mas mesmo assim frequentemente citada.

A verdade é que as taxas de insucesso no MMN são muito mais elevadas do que nas empresas normais. Por quê? Por causa da banalidade de tudo isso. MMNs são fraudes legalizadas em que quase todos seus participantes perderão dinheiro. É apenas uma questão de tempo antes que os distribuidores desistam. E desistem não é porque não tentem o suficiente, não fazem as coisas certas ou não ficam no “negócio” tempo suficiente. É quase garantido que eles perderão dinheiro e, afinal, desistam do “negócio”.

Isso, meus amigos, é a essência do porquê a Herbalife (e outros MMNs) não presta.

.

O texto original pode ser lido no site de Tracy Coenen

.

Leia também:

.

Herbalife: os líderes mentem, os números não

Herbalife: os líderes mentem, os números não (2)

Herbalife revela ganhos de revendedores para rebater acusação de pirâmide

Teste para avaliar se uma empresa de MMN é ou não é pirâmide

Scripts para recrutar trouxas – parte 1

Scripts para recrutar trouxas – parte 3

Scripts para recrutar trouxas – parte 4

Marketing Multinível: subproduto da degradação do tecido sócio-econômico-moral

A verdade sobre o MMN: quase todos perderão dinheiro

Processo de ex-distribuidores contra a Herbalife nos EUA

Um olhar psicanalítico acerca de grupos de distribuidores das empresas de marketing de rede e de fiéis de várias instituições religiosas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s