Como recrutar um herbatrouxa com sucesso – Parte I


14/10/2007

Fico impressionada com tamanha destreza e frieza nas abordagens dos seguidores da Herbalife. Eles seguem os scripts à risca, com todas as técnicas de persuasão e PNL que lhe são passadas pelos seus “uplines”. Alguns nem sequer sabem que são técnicas avançadas, mas isso não os exime de culpa porque com toda a certeza, têm noção do que estão fazendo e sabem que estão enganando, enrolando, aplicando nas suas vítimas.

Engraçado é que eles se defendem alegando que são “técnicas que toda empresa utiliza para telemarketing”, o que na verdade é uma falácia. O que as empresas tradicionais utilizam são scripts baseados apenas em INFORMAÇÕES sobre produtos/serviços e limitam-se a somente isto. O que os scripts da Herbalife fazem é um verdadeiro trabalho de PNL em que os vendedores penetram na vida privada e íntima de seus “clientes” (vítimas). Técnicas psicológicas precisas e calculadas que preparam o vendedor para cada reação que a vítima tiver.

Vejam este script:

(Vejam as partes que selecionei como mais perigosas)

Apresente-se e estabeleça uma relação confortável e de confiança.

“Tenho alguns tópicos para abordar com você neste momento e que vão cobrir todos os aspectos… Tudo sobre esta incrível oportunidade de negócio, sobre a nossa companhia e os nossos produtos, como podemos ganhar dinheiro no dia a dia, como expandir o nosso negócio e desenvolver um rendimento residual estável a que nós chamamos royalties e, finalmente, algumas coisas práticas e outros aspectos importantes a serem usados nos seus próximos passos…

Gostaria de abordar tudo com você AGORA numa sequência lógica, para que não falte nada e no final, poderemos responder qualquer pergunta que você tenha. 

Está bem assim ?

Mas antes de começar, gostaria de o conhecê-lo um pouco melhor porque, até agora, só sei o seu nome e o seu telefone.

1) O que levou você a procurar uma atividade a partir de casa?

2) Quanto VOCÊ espera ganhar por mês com esta atividade?

(Escute com atenção as razões do candidato – e anote cuidadosamente!)

(agora vamos explicar QUEM SOMOS)

Deixe-me dar-lhe uma ideia das pessoas que desenvolveram todo este sistema: John e a Susan Peterson.

Eles começaram este negócio por estarem cheios de dívidas e precisarem ganhar algum dinheiro EXTRA.

Quando começaram, só queriam ganhar uns U$ 500 (dólares) extra por mês. Isto já poderia ajudar a ir pagando as dívidas.

Mas logo no primeiro mês, quando se deram conta, os ganhos já eram mais de U$ 1.250 dólares, e isto em tempo parcial !

Ficaram entusiasmadíssimos e à medida que os rendimentos foram aumentando, puderam deixar os empregos que tinham e se dedicar a esta atividade em tempo INTEGRAL.

Isso foi há 18 anos. As coisas realmente ultrapassaram em muito às expectativas deles.

Hoje, este casal tem negócios em todo o mundo e geram uma atividade INTERNACIONAL a partir da casa deles, em Steamboat Springs, no Colorado, nos Estados Unidos – como você pode examinar nos anexos que lhe enviamos anteriormente.

Como eles moram em uma casa de campo linda no meio de nada, tiveram de desenvolver sistemas que lhes permitissem continuar a ter um negócio e poder viver no campo.

O sistema que eles desenvolveram para eles é o mesmo que iremos lhe ensinar passo a passo.

E o que é fantástico: não é necessário inventar nada. Eles já fizeram isso por nós. Tudo o que VOCÊ precisa é estar disposto a trabalhar, disposto a aprender, seguir os passos, e ter realmente vontade de crescer e ter sucesso nesta atividade.”

Até agora não mencionaram nem sequer o nome da empresa. Só por aí dá pra perceber que há algo errado… Falam em riqueza, casas de campo, carros… Sinal de perigo!

“É claro que trabalhamos e é claro que estamos utilizando um sistema de distribuição inteligente porem a razão de nosso sucesso é porque o negócio é inovador e os produtos funcionam !!”

Negócio inovador(MMN) com mais de 40 anos de idade?(25 anos só de Herbalife) Ah, claro, mas até aí você não sabe que se trata de Herbalife…

São produtos incríveis, que mudam a vida das pessoas. Nós temos os melhores produtos na área de Bem Estar, saúde e nutrição para pessoas que queiram ganhar peso, perder peso, ter mais energia ou simplesmente ser mais saudáveis em geral. “

Oops… Brainwash detected!

“Se ainda se lembra ……., [nome da pessoa] Você visitou a nossa página na Internet, leu todo aquele material e preencheu o formulário de pedido. Depois, ainda teve de solicitar e receber o Pacote de Decisão. Teve de se sentar, percorrer todo o material, pensar no assunto e decidir telefonar / mandar um email para saber de que é que se tratava.

Analisando todo esse processo: é muita coisa !

Mas o sistema foi concebido dessa maneira de propósito: porque isto cria um processo de triagem. As pessoas que não estão pensando a sério ou não conseguem seguir as instruções são filtradas e excluidas ao longo deste processo.

O que é ótimo, porque não temos tempo para pessoas que não estejam seriamente interessadas ou que não consigam seguir instruções. “

A essas alturas a pessoa está sabendo que todo esse mistério apenas se trata de Herbalife, já está fula da vida porque comprou o pacote de decisão e resolve então ir em frente…

“ESTE é um dinheiro que entra na nossa conta bancária (ou chega na forma de cheque por correio) duas vezes por mês, quer a gente esteja a trabalhar quer não.”

Claro! “Você trabalha pra caramba, nós faturamos pra caramba!” Sempre tem uma vítima feliz e disposta a trabalhar pelo seu upline enquanto ele enche os bolsos de grana…

No seu caso, VOCÊ o que você procura ?

Ganhar peso (?)perder peso e medidas (?)ter mais energia (?), ou simplesmente manter o peso(?) com uma aparência melhor e mais jovem (?) e sentir-se melhor e melhorar a saúde e o bem-estar em geral?”

Ou seja, te cerca para todos os lados através da bendita GENERALIDADE. É o mesmo que perguntar:”Você quer continuar respirando? Nós temos a solução!”

“Deixe-me dizer-lhe aquilo que aconteceu comigo com estes PRODUTOS INCRÍVEIS!

(Neste ponto você vai contar a sua HISTÓRIA DE resultados com os PRODUTOS)

…. Eu ADORO estes produtos!

A questão é a seguinte: as pessoas têm resultados pessoais excelentes com estes produtos e qualquer pessoa pode ter resultados satisfatórios e surpreendentes.

Portanto, ….., [nome da pessoa] a partir dos seus próprios resultados, VOCÊ vai ficar entusiasmado, vai ganhar confiança e convicção.

Desta forma você será capaz de falar naturalmente e de coração para outras pessoas com base na sua própria experiência.

Na verdade, não importa exatamente o “que” dizemos acerca dos produtos e da companhia. O que realmente importa e transparece é O QUE SENTIMOS a respeito quando falamos deles.

Isto lhe faz sentido?”

Neste momento começa o processo de “empurrologia” dos produtos. É neste momento que o herbalóide lucra e tem sua missão cumprida. O resto é apenas consequência. Afinal, o que seria dos produtos se os próprios distribuidores não os consumissem? Fracasso total, já que 90% dos produtos são utilizados apenas pelos distribuidores e pessoas de dentro da empresa. Já pensou se os funcionários da Coca-Cola tivessem que ter em casa e beber Coca-Cola todos os dias, já estariam com úlcera! Os vendedores do Mc Donald’s seriam todos obesos de tanto comerem sanduiches, os farmacêuticos seriam todos hipocondríacos, os vendedores de carros não voltariam de ônibus para suas casas, os vendedores de preservativos nunca teriam filhos heheh e por aí vai… É óbvio que tem que conhecer o produto mas não necessariamente consumí-los todos os dias para conseguir vender um! A menos que lhes fossem fornecidos DE GRAÇA, como amostras grátis! O que obviamente nem passa pela cabeça dos mentores da Herbalife, é claro! Muito pelo contrário, faz parte do esquema para que dê certo!

“Ótimo! Portanto, o seu próximo passo é o seguinte: a Herbalife criou um pacote, que é aquele que o introduz no negócio, para poder começar a ganhar dinheiro, e que custa ….. REAIS (mais correio). (Se o próximo STS for no prazo de 15 dias, pode incluir o preço do bilhete do STS: R$ ….. + sedex). “

Venda casada é contra a lei, inclusive neste caso há dois: o pacote de decisão (golpe velho) e a venda casada com o bilhete de STS. Falta dupla! Ler Código de Defesa do Consumidor, art. 39.

Também ficar alerta para os que vendem o kit incluindo ingressos do STS.

FECHAMENTO – (importante … observe e ensaie a seqüência abaixo)

…………. [nome da pessoa] –

Eu normalmente envio este pacote pelo correio !

Deixe-me ver… que dia é hoje? (tente responder ao mesmo tempo que ele)

Eu gostaria de marcar uma chamada para falar com voce no dia em que receber o pacote, para que eu possa ajudá-lo a começar a usar os produtos, para vermos os papéis e estabelecer com você o seu plano de ação baseado no material que estou lhe enviando, ok?

(Aqui, DEVE CALAR-SE! Se ele disser que sim, vai inscrevê-lo! É importante, nessa altura, continuar rapidamente para não o perder. )

Então, o correio demora 2, 3 dias, se eu lhe mandar o pacote amanhã, telefono-lhe no dia ____.

A que horas é você costuma chegar a casa?

Então, posso telefonar às ____ (horas)?

Vamos examinar o seu pacote juntos, portanto, não o abra até estarmos os dois ao telefone, ok ?

Ótimo!

Agora, como você quer pagar ?

A melhor maneira é por transferência bancária. Pode depositar em minha conta ou fazer a transferência através da Internet.

Como prefere fazer ? (diga seus dados bancários.)

Se fizer hoje, eu lhe envio o pacote amanhã. (Confirme nome e morada)

Ótimo! Então até ____ e bem-vindo à Herbalife!”

Pronto! Mais um para a infeliz estatística REAL dos distribuidores da Herbalife.

O cara fica tão atônito que não tem nem tempo de pensar. A técnica é esta!

Agora é só pagar bem para trabalhar, para finalmente obter pelo menos 30% do “investimento” e continuar no prejuízo se não quiser começar a enganar pessoas para conseguir obter algum retorno. Pagar 1000 dólares para ser distribuidor ou 4000 dólares para ser supervisor. Isso que eu chamo de “empresa séria” …

ALGUMAS OBJECÇÕES FREQUENTES QUE PODERÁ OUVIR

(…) “SIM, estou mesmo interessadosó não tenho os R$ ….. .

” Ok, ótimo! Às vezes, as seguintes perguntas ajudam-nos a pensar em meios alternativos de arranjar o dinheiro para começar o negócio. Por exemplo: há alguém que lhe possa emprestar por alguns dias até você fazer os seus primeiros 2 3 clientes?Pode pedir um cartão de crédito emprestado? Tem alguma coisa que possa vender? (Aqui, poderá contar-lhe algumas histórias de como outros começaram, se souber de algumas.)

Absurdamente isso SEMPRE aconteceu nos recrutamentos que me foram relatados. Sugerir que o cara faça empréstimos, venda algum bem, peça cartão de crédito emprestado?? Isso qu se chama “negócio de sucesso”? GOLPE, FURADA!

A minha função é orientá-lo a fazer com que o seu telefone toque: quer seja pessoas procurando fazer da oportunidade uma renda adicional quer seja solicitando os produtos.

Isto deve ocorrer nos primeiros 3 a 4 dias depois de receber o seu pacote. Desta forma você vai poder ganhar dinheiro LOGO.”

O único detalhe é que a vítima não sabe que é tudo mentira. Um mero detalhe.

NOTA:

O importante neste momento, é que o candidato receba PRIMEIRO o Pacote Internacional de Negócio (Kit de Distribuidor).

Não PODE lhe dar treinamentos e muita informação por enquanto.”

Que empresa séria, não é mesmo?

“Se o CANDIDATO lhe fizer mais perguntas … seja o mais vago possível, embora procurando ser educado respondendo à pergunta de forma genérica. “

Isso todos nós sabemos…

“Nesta altura, qualquer desvio vai levar a outras perguntas.

Na verdade, não há mais nada para converser ou acrescentar.

Ou a pessoa começa ou… que VENHA O PRÓXIMO! “

Na verdade o que eles temem é se a pessoa irá perceber que é golpe e sair por aí alertando todos, por isso que o “processo de triagem”é importante… Para saber se o cara caiu mesmo no golpe ou percebeu a furada é e ficou SABENDO DEMAIS!
algumas (últimas) recomendações úteis:

1) Procure usar um gravador para gravar a si próprio falando – nas primeiras ligações. Isto permite que você se escute mais tarde e permite aprimorar o ritmo, o tom de voz, a atitude, entusiasmo etc.

2) Recomendável sorrir enquanto fala (isto é percebido por quem lhe ecuta) e reservar “fôlego e dinâmica” para crescer de entusiasmo à medida que avança para o final !

3) Importante manter o espaço a sua volta livre de ruídos, interferências como crianças animais e outras distrações. Se o momento impede isto melhor ligar em um momento mais próprio.”

Tudo isto faz parte do mundo fantástico da Herbalife, meus caros…

Nada foi invenção nossa. O texto pode ser lido na íntegra no endereço da própria página do STS da Herbalife:

Site do STS Brasil – Herbalife

Assistam o video do Pedro Cardoso.

Não se esqueçam o que ele fala:
“Existem dois tipos de pessoas que não tem sucesso com a Herbalife: Aqueles que não chegam a começar (os que percebem logo de cara o golpe) ou aqueles que desistem pelo caminho (os que já faliram). Se você for uma pessoa forte, se você é um daqueles que não desiste, você vai ter sucesso com certeza, pode ser daqui a 1 mês, pode ser daqui a 1 ano, pode ser daqui a 10 anos (pode ser daqui a 100 anos ou 1000 anos se virar vampiro) . Pois tenha certeza de que o sucesso virá (quem sabe na próxima encarnação?)!

E usem o bóton, usem os produtos imediatamente (para o efeito placebo começar logo) e ir em todos os eventos para “aprender” mais e mais e mais e mais… (para a aplicação da PNL ser eficaz).”

Muito obrigado, tchau tchau, até a próxima!

.

Para ler a segunda parte desse post clique aqui

.

Leia também:

Entrevista com o especialista em fraudes do MMN – Jon Taylor

Entrevista com a especialista em fraudes do MMN – Tracy Coenen

Sofismas e falácias dos distribuidores de MMN

Eneida Bini deixa o cargo de diretora da Herbalife

Herbalife é atentado à saúde pública, alertam os nutricionistas

FDI retira acusações contra a Herbalife

Herbalife, Agel Amway: MMN legítimo ou MMN pirâmide?

Herbalife: lavagem cerebral na prática – parte 1

Herbalife: lavagem cerebral na prática – parte 2

Intoxicação do fígado pela Herbalife

Algumas relações entre supervisores e distribuidores da Herbalife

Herbalife: todo mundo fora de controleee

Herbalife conivente com a pilantragem de seus distribuidores

Depoimento: O Show de Truman

Herbalife: um negócio como outro qualquer?

Meu contato com Herbalife e MMN

Livro de Pedro Cardoso: A viagem ao Sucesso

Teste para avaliar se uma empresa de MMN é ou não é pirâmide

Scripts para recrutar trouxas – parte 3

Scripts para recrutar trouxas – parte 4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s