Saúde Emocional da Mulher


Por Lilian Tomita

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde emocional é definida como o equilíbrio das funções psíquicas, ou seja, a capacidade de controlar e gerenciar as emoções, resultando em um sentimento de bem estar e ausência de distúrbios emocionais.

“As mulheres têm melhor saúde física do que os homens em algumas áreas, mas a saúde emocional não é uma delas”.  Elas são mais vulneráveis a: depressão; ansiedade; problemas alimentares, como anorexia e bulimia; estresse pós-traumático e doenças auto imunes.”(OMS)

Mulheres têm um importante papel na sociedade e ao longo dos anos vêm desempenhando cada vez mais papeis e funções, e com isso, às vezes deixam de se cuidar e desenvolvem mais quadros de estresse, depressão e ansiedade.

ESTRESSE

O estresse é resultado da relação entre as exigências do ambiente, que abrangem as próprias exigências da pessoa, as pressões do meio e a capacidade, especialmente naquele período, para lidar com essas demandas. E o corpo responde com sintomas a esse estresse, de forma a tentar defender-se daquilo que identifica como uma situação de risco ou perigo.

Mudanças, aquisição de dívidas, violência urbana diária, perda da estabilidade econômica, divórcio, morte de pessoas próximas, etc, são alguns dos fatores estressores mais comuns.

DEPRESSÃO

A depressão é uma doença que envolve sintomas no corpo, no humor e nos pensamentos. Afeta a maneira da pessoa se alimentar e dormir, interfere em como se sente em relação a si mesma, como pensa sobre as coisas e como se comporta. Sem tratamento os sintomas podem durar semanas, meses ou anos.

Os fatores que contribuem para o desenvolvimento de um quadro de depressão na mulher são: sua vida reprodutiva, ciclos menstruais, gravidez, período pós-parto, infertilidade, menopausa. Geralmente, esses fatos relacionam-se a flutuações de humor, e algumas delas acabam desenvolvendo a depressão.

ANSIEDADE

Já a ansiedade, é uma sensação experimentada por todos diante de situações de ameaça ou dificuldade. Contudo, se essas sensações ficam muito intensas ou duradouras podem impedir a pessoa de realizar o que quer ou necessita e tornar sua vida muito difícil, causando os transtornos de ansiedade.

As manifestações de ansiedade envolvem um amplo conjunto de sintomas físicos e/ou psicológicos, como: sensação de medo intensa; sensação de preocupação durante longos períodos; dificuldade de concentração; sono alterado, com presença de insônia ou agitação; palpitações; sudorese; boca seca; falta de ar; tensão e dores musculares.

Portanto diante de algumas destas situações fique atenta, quanto mais precoce o acesso ao tratamento, mais rápida é a recuperação, menos danos são gerados e melhor o prognóstico. A forma como lidar com as emoções tem um impacto muito grande na saúde física e emocional.

A psicoterapia é muito válida para ajudar no gerenciamento das emoções e nos transtornos psicológicos.

Além disso, a prática de atividades físicas como caminhadas e exercícios ao ar livre, promove a liberação da endorfina, substância que faz a pessoa sentir prazer. Esse bem-estar proporciona a melhora do sono, diminui a ansiedade e o estresse, levando ao equilíbrio emocional.

Melhorar o pensamento também ajuda. As emoções vêm do pensamento, que é o ponto de partida de tudo. Então seja otimista, adote pensamentos de esperança e otimismo, mesmo quando a situação não for favorável.

Faça o que gosta. Ter um hobby, sair com os amigos ou com a família são hábitos que geram satisfação de vida e vontade de desfrutar seus prazeres. Evite o isolamento, a solidão é uma experiência que deve ser vivida dentro dos seus limites.

Tenha sonhos e objetivos, eles alimentam a alma, fazem ter vontade de viver e são predisposição para a felicidade. Ocupe-se com os seus sonhos e corra atrás deles.

E seja feliz!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s