Os estímulos positivos ativam a memória do seu bebê


Mediante estímulos positivos a nível ambiental, sensorial, e cognitivo ativa-se a memória do seu bebê. Por quê? Bem, ao nascer o seu bebê possui em média 100.000 milhões de neurôniosmas poucas conexões e estímulos neurais. Eles se multiplicam à medida que o seu filho cresce. Digamos que o seu desenvolvimento é uma operação de soma no início.

Existem diferentes tipos de estímulos que você como mãe, diariamente, produz no seu filho de forma natural. Por exemplo, falar alegremente ou com ternura, fazê-lo sorrir ou fazer caras engraçadas.

Você sabia que todos esses são estímulos positivos? Você percebe que é mais fácil educar o seu filho positivamente do que pensava?

Aos 4 anos no máximo 1000 bilhões de conexão neurais são realizadas. Essa é uma idade crucial para a aprendizagem; as crianças são como esponjas nessa idade e aprendem todos os dias de forma muito rápida e espontânea.

Os estímulos positivos são uma boa forma para que o seu bebê comece a memorizar as coisas que lhe interessam; assim revela um estudo realizado pela Universidade de Brighan Young dos Estados Unidos.

Tudo é mais fácil com os estímulos positivos

Devido ao fato de que os bebês ainda serem incapazes de se expressar com palavras, a equipe de especialistas decidiu observar a sua capacidade de memória mediante os movimentos dos olhos dos bebês e vendo quanto tempo observam uma imagem teste.

Para começar, colocaram os bebês diante de um monitor em que uma pessoa aparecia se dirigindo a eles com diferentes tons de voz, ao mesmo tempo que uma imagem geométrica aparecia na tela.

Uma parte do estudo consistiu em colocar uma voz grossa e irritada enquanto os bebês observavam imagens geométricas e posteriormente fazê-los escutar vozes alegres, compreensivas e carinhosas enquanto olhavam outras imagens.

“Uma pequena mudança positiva pode mudar o seu dia inteiro ou sua vida inteira” –Nishant Grover–

Por meio do estudo do movimento ocular e do tempo em que o olhar se fixava nas diferentes imagens que eram mostradas revelou que os estímulos positivos fizeram com que os bebês ativassem sua capacidade de memória de uma forma mais rápida, do que as crianças com estímulos negativos. 

Os estímulos positivos ativam a memória do seu bebê

O resultado dos estímulos positivos

O teste se repetiu cinco minutos mais tarde e no dia seguinte. No entanto, o teste do dia seguinte incorporava uma nova forma geométrica junto à do dia anterior.

Os pesquisadores registraram o tempo que os bebês se dedicavam a cada uma das formas geométricas, descobrindo que se a figura estivesse associada à uma voz negativa os bebês não se lembravam, ao contrário do que faziam quando se tratava de uma figura associada a uma voz alegre e positiva. 

Depois de realizar esse procedimento por dois dias, os pesquisadores voltaram a mostrar as imagens para os bebês, mas sem nenhuma voz. Notaram que as crianças fixavam sua atenção naquelas figuras associadas a uma voz agradável que observaram pela primeira vez.

“Ficou comprovado que os estímulos positivos na criação ajudam a estreitar conhecimentos de uma forma mais duradoura”

Enquanto que, quem deseja ensinar ou moldar comportamentos por meio de reprimendas e ameaças conseguem poucos resultados. 

A atenção é um elemento básico para a criação de novas conexões neurais e para a formação de circuitos cerebrais estáveis. Sabe-se que o estabelecimento de circuitos e conexões neurais estáveis e duradouras ocorre apenas quando se presta atenção, por isso a importância de manter a criança atenta e focada.

Os estímulos positivos ativam a memória do seu bebê

Manter a atividade de forma dinâmica

atividade regular e sistemática estimula o crescimento de novas células nervosas, e aumenta o número de conexões sinápticas neurais entre as já existentes na criança.

Para conseguir essa plasticidade neural é preciso estimular adequadamente e de forma consistente a criança em tarefas interessantes e que requerem atenção, que sejam repetidas, mas não estereotipadas, que são dadas ao longo dos anos e que tenham uma retroalimentação positiva.

“Somos os primeiros a estudar como as emoções diante de estímulos influencia na memória” . E acrescenta a seguir:“Acreditamos que o que acontece é que o afeto positivo intensifica o sistema de atenção e excitação dos bebês. Aumentando esses sistemas podemos incrementar sua capacidade de processar e talvez por isso eles lembrem da figura geométrica”, afirma Young Ross Floom, principal autor do estudo.

Finalmente os pesquisadores afirmam que esse é um dos primeiros estudos relacionados com a memória dos bebês, e sua relação com a parte afetiva e que com certeza realizarão mais estudos no futuro.

Os estímulos positivos desde pouca idade são a chave do sucesso para estimular a memória do seu bebê.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s