Como fazer a Redação do Enem


A elaboração de um texto dissertativo-argumentativo pode ser divida em basicamente três pontos que você pode ver abaixo em detalhes: 1 – Introdução; 2 – Desenvolvimento; e, 3 – Conclusão. Estas três partes são essenciais no processo de como fazer a Redação do Enem. Depois da leitura deste post acesse uma coleção com dez modelos de Redação Enem nota 1000, e veja exemplos de textos dissertativos-argumentativos que tiraram a nota máxima:

1 – Introdução

Aqui, você apresenta o tema e o enfoque que dará a ele. Seja sucinto, exponha a sua tese e mostre ao leitor a sua linha de raciocínio. Na dissertação, os seus argumentos devem ser usados para convencer. Veja aqui uma aula especial sobre a Introdução da Redação do Enem. É na largada do texto dissertativo argumentativo que você ‘sinaliza’ o caminho, e já mostra que sabe como fazer a Redação do Enem.

2 – Desenvolvimento

Apresente ideias que justifiquem a sua tese de forma consistente e também os seus argumentos. Coloque da forma mais clara possível os pontos abordados para o leitor entender o seu ponto de vista.
Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo, e a partir disso desenvolver um argumento completo em cada frase.

Veja aqui uma aula especial sobre o Desenvolvimento da Redação Enem. É no desenvolvimento que você constrói os argumentos e faz a defesa de um ponto de vista. Faz parte da estratégia sobre como fazer a redação do Enem.

3 – Conclusão

Para terminar a Redação do Enem, retome as ideias expostas na introdução junto com os principais argumentos que justifiquem a tese e encerre o texto. Aqui, você deve propor uma solução ao problema, uma intervenção, e que contemple a perspectiva dos Direitos Humanos.

Dê a solução a partir dos pontos levantados por você na sua redação. Confira aqui uma aula exclusiva sobre a Conclusão da Redação Enem.

Seis Dicas sobre como fazer a redação do Enem:

  1. Use uma linguagem mais simples, mas sem apelar para o coloquialismo exagerado;
  2. Não repita palavras desnecessariamente, pois o texto fica pobre e cansativo. Busque sinônimos, especialmente quando você está treinando em casa e tem tempo para fazer isso. O seu vocabulário vai aumentar e vai ficar mais fácil pensar em palavras alternativas durante a prova.
  3. Seja objetivo. Tente não repetir argumentos, dizendo a mesma coisa várias vezes. Preze pela qualidade do seu texto.
  4. O seu texto deve ter ao menos três parágrafos, um para a introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão. O ideal é que o seu desenvolvimento tenha ao menos três parágrafos, dessa forma, você pode expor três argumentos diferentes para embasar a sua tese.
  5. Aponte soluções coerentes para o problema levantado, sem fazer críticas que não tenham fundamento.
  6. Por fim, releia o texto para corrigir pequenos erros e organizar a redação da melhor forma possível. Pense no seu interlocutor e se pergunte: “o meu ponto de vista ficou claro para o leitor?”.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s