Rotary International


Rotary International é uma associação de clubes de serviços cujo objetivo é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitárias e promover valores éticos (expressos através da Prova Quádrupla[1]) e a paz a nível internacional. Existem mais de 34 mil clubes Rotary no mundo, com cerca de 1,2 milhões de membros, chamados rotarianos.[2]

O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de ChicagoEstados Unidos, em 1905 pelo advogado Paul Harris[3][4] e mais três homens de negócios, Gustav Loehr – engenheiro de minas, Hiran Shorey – alfaiate, Silvester Schiele – comerciante de carvão. A Associação Nacional de Rotary Clubs (National Association of Rotary Clubs) foi fundada em 1910 e em 1912 seu nome mudou para Rotary International em função da admissão do primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos, em WinnipegCanadá.

A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações de rotarianos e outros que compartilham a visão de um mundo melhor. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade, isto é, os dólares doados financiam os programas três anos mais tarde. As doações feitas ao Fundo Permanente permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas. A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo. Embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928. Todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes.

A 2 de Fevereiro de 2005 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Mérito de Portugal.[5]

História do Rotary[editar | editar código-fonte]

Sede mundial do Rotary International em Evanston, EUA.

É difícil dizer exatamente quando surgiu o Rotary. Muitos usam a data de fundação do Rotary Club de Chicago — 23 de fevereiro de 1905 — como referência principal, porém seu embrião foi gerado em 1900.

Naquela época, havia em Chicago um advogado em início de carreira chamado Paul Percy Harris que crescera na pequena, pacata e acolhedora Wallingford, no estado de Vermont e que, morando na segunda maior cidade do continente, sentia falta do espírito de camaradagem de seus tempos de infância, juventude e universidade.

Mas, em uma noite do verão de 1900, Paul foi jantar na casa de um colega advogado no bairro de Rogers Park. Terminada a refeição, saíram para uma caminhada nas redondezas e Paul viu que seu anfitrião tinha conseguido fazer vários amigos no comércio local. Ali lhe surgiu a ideia de um clube que transformasse relacionamentos comerciais em amizades. Tal ideia ficou incubada na mente de Harris durante cinco anos, até que, na noite de 23 de fevereiro de 1905, ele e mais três amigos fizeram a primeira reunião do que seria o primeiro Rotary Club.

Fundação do Rotary Club de Chicago[editar | editar código-fonte]

Os primeiros rotarianos eram homens de negócios (que em inglês, businessman, é um termo muito amplo) vindos de cidades pequenas e que haviam conseguido se estabelecer na metrópole. Além de Paul, estavam presentes um cliente seu, Silvester Schieler, um outro amigo, Gustavus (Gus) Loehr e um amigo deste último, Hiram Shorey. Um quarto nome, Harry Ruggles, era parte da lista inicial de Paul mas somente começou a frequentar o clube a partir da segunda reunião. Schieler tinha uma empresa de fornecimento de carvão, na época o principal meio de aquecimento de interiores, e Loehr era engenheiro de minas. Não se conheciam mas Paul previra, com sucesso, que se tornariam amigos com o convívio. Shorey era o que se chamava na época de merchant tailor, que hoje corresponderia a ser dono de uma confecção, e Ruggles tinha uma gráfica, a qual fazia os papéis do escritório onde Paul trabalhava.

Na gênese do Rotary, podemos já ver dois de seus elementos principais: o companheirismo[6] e as relações profissionais similar as bases do Lions Club International atualmente o maior clube de serviço do mundo.

O terceiro elemento, o serviço à comunidade, surgiu em 1907, quando o Rotary Club de Chicago decidiu construir um banheiro público (eufemisticamente chamado de “Public Comfort Station“).[7] Embora com certa pressão contra de algumas lojas e bares vizinhos, o projeto foi realizado, tornando-se o primeiro de milhares de outros.

Monumento do Rotary em TigreArgentina.

O Rotary e a II Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

Durante a II Guerra Mundial, muitos clubes foram forçados a se desativar, enquanto outros intensificaram seus esforços humanitários de modo a socorrer as vítimas da guerra. Em 1942, em preparação para o pós-guerra, rotarianos realizaram uma conferência para promover intercâmbios internacionais de âmbito educacional e cultural.

Em 1945, 49 rotarianos serviram em 29 delegações na Conferência de Fundação da ONU. O Rotary ainda participa ativamente das conferências da ONU, enviando observadores aos principais encontros e incluindo em suas publicações tópicos em destaque nas Nações Unidas.

“São poucos os que deixam de reconhecer o trabalho realizado pelos Rotary Clubs em todo o mundo”, declarou Winston Churchill.[8]

Objetivos[editar | editar código-fonte]

Seu lema principal é: Dar de si antes de pensar em si.[9] O objetivo do Rotary[10] é estimular e fomentar o Ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, promovendo e apoiando:

  • 1) O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir;
  • 2) O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
  • 3) A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
  • 4) A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Sua missão é: ajudar os rotarianos e os Rotary Clubs a alcançar o Objetivo do Rotary e, neste estágio atual de desenvolvimento da organização, apoiar as atividades de indivíduos e grupos prestadores de serviços que melhorem a qualidade de vida, mantenham a dignidade humana e promovam a compreensão e paz mundial.

Intercâmbio de jovens[editar | editar código-fonte]

Monumento rotariano em frente à Torre de BelémLisboa

Um dos principais programas do Rotary International é o intercâmbio de jovens. Todos os anos, mais de 8.000 jovens viajam para países diferentes, patrocinados por Rotary Clubs, com o objetivo de estreitar os laços de amizade e fraternidade entre as diversas nações em todo o mundo, bem como promover o intercâmbio de culturas e valores, fundamentais para o estabelecimento da paz e da boa-vontade no mundo.

Interact Club[editar | editar código-fonte]

Interact Club
Fundação 1962, por Rotary International
Tipo Organização de clubes prestadores de serviços
Línguas oficiais InglêsFrancêsEspanholPortuguêsJaponêsAlemão
Sítio oficial [1]

Os Interact Clubs são grupos de adolescentes de 12 a 18 anos, patrocinados por um Rotary Club, em que o principal objetivo é tentar ajudar a sociedade de uma forma simples, com campanhas, doações, visitas a creches e hospitais, entre outras coisas para melhorar do meio-ambiente à saúde da população carente.

A sigla Interact significa International Action, ou Ação Internacional. O primeiro Interact Club foi fundado em 1962, em Melbourne, na Flórida, e rapidamente se espalhou pelo mundo afora.[11] Atualmente, existem Interact Clubs espalhados em 135 países e regiões geográficas, e são 326.186 interactianos distribuídos em 14.182 Interact Clubs. No Brasil, existem 1500 Interact Clubs e 12.400 Interactianos em 38 distritos rotários.[12]

Enquanto se empenham nesses objetivos, os jovens estarão fazendo amizades duradouras e, ao mesmo tempo, estarão desenvolvendo o espírito de equipe e liderança, pois todos os Interacts contam com um disciplinado Conselho Diretor, escolhido pelos próprios jovens em votações. E, com isso, todos os interactianos estão sujeitos e serem escolhidos para cargos como: presidente, vice, secretário, tesoureiro, protocolo e avenidas.

Os clubes podem apresentar quadro social bastante diversificado, originário de uma ou mais escolas da comunidade.

Todos os anos, os Interact Clubs realizam pelo menos dois projetos de prestação de serviços, sendo um deles de cunho internacional. É através dos projetos que os interactianos desenvolvem uma rede de amigos em clubes locais e internacionais.

Os projetos de prestação de serviços são parte fundamental dos Interact Clubs. Por intermédio das atividades de prestação de serviços, os interactianos aprendem a importância de:

  1. Desenvolver qualidades de liderança e integridade pessoal
  2. Prestar auxílio e respeitar o próximo
  3. Compreender o valor da responsabilidade individual e dedicação ao trabalho
  4. Promover a compreensão e boa vontade internacional[13]

Fundação Rotária do Rotary International[editar | editar código-fonte]

A Fundação Rotária do Rotary International é uma organização que suporta os esforços do Rotary International para alcançar a compreensão e paz mundial através de programas internacionais humanitários, culturais e educacionais. A Fundação é mantida somente através de contribuições voluntárias de Rotarianos e amigos da Fundação que compartilham esta visão de um mundo melhor.

Foi criada em 1917 pelo sexto presidente do Rotary International, Arch C. Klumph, como um fundo de doações para o Rotary “para fazer o bem no mundo”. Tem crescido desde uma contribuição inicial de US$26,50 somente para mais de US$55 milhões.

Inscrição do Rotary em Feira de Santana.

Homenagem[editar | editar código-fonte]

Pelo importante contributo em matéria de prestação de serviços humanitários, e ajuda no estabelecimento da paz e da boa vontade no mundo, a Câmara Municipal de Lisboa homenageou Paul Harris, um dos fundadores do Rotary, atribuindo o nome deste a um arruamento de Lisboa, na freguesia de São Domingos de Benfica.[14]

Presidentes de Rotary Internacional[editar | editar código-fonte]

Nome Clube Ano Rotário Lema
Paul Percy Harris Rotary Club de Chicago, IllinoisEUA 1910-1911
Paul Percy Harris Rotary Club de Chicago, IllinoisEUA 1911-1912
Glenn C. Mead Rotary Club de Philadelphia, PensilvâniaEUA 1912-1913
Russell F. Greiner Rotary Club de Kansas City, MissouriEUA 1913-1914
Frank L. Mulholland Rotary Club de Toledo, OhioEUA 1914-1915
Allen D. Albert Rotary Club de Minneapolis, MinnesotaEUA 1915-1916
Arch C. Klumph Rotary Club de Cleveland, OhioEUA 1916-1917
E. Leslie Pidgeon Rotary Club de Winnipeg, ManitobaCanadá 1917-1918
John Poole Rotary Club de Washington, D.C.EUA 1918-1919
Albert S. Adams Rotary Club de Atlanta, GeórgiaEUA 1919-1920
Estes Snedecor Rotary Club de Portland, OregonEUA 1920-1921
Crawford C. McCullough Rotary Club de Fort William, OntárioCanadá 1921-1922
Raymond M. Havens Rotary Club de Kansas City, MissouriEUA 1922-1923
Guy Gundaker Rotary Club de Philadelphia, PensilvâniaEUA 1923-1924
Everett W. Hill Rotary Club de Oklahoma City, OklahomaEUA 1924-1925
Donald A. Adams Rotary Club de New Haven, ConnecticutEUA 1925-1926
Harry H. Rogers Rotary Club de San Antonio, TexasEUA 1926-1927
Arthur H. Sapp Rotary Club de Huntington, IndianaEUA 1927-1928
I. B. Tom Sutton Rotary Club de Tampico, TamaulipasMéxico 1928-1929
M. Eugene Newsom Rotary Club de Durham, Carolina do NorteEUA 1929-1930
Almon E. Roth Rotary Club de Palo Alto, CalifórniaEUA 1930-1931
Sydney W. Pascall Rotary Club de London, Inglaterra 1931-1932
Clinton P. Anderson Rotary Club de Albuquerque, Novo MéxicoEUA 1932-1933
John Nelson Rotary Club de Montreal, QuebecCanadá 1933-1934
Robert E. Lee Hill Rotary Club de Columbia, MissouriEUA 1934-1935
Ed. R. Johnson Rotary Club de Roanoke, VirginiaEUA 1935-1936
Will R. Manier Jr. Rotary Club de Nashville, TennesseeEUA 1936-1937
Maurice Duperrey Rotary Club de Paris, ParisFrança 1937-1938
George C. Hager Rotary Club de Chicago, IllinoisEUA 1938-1939
Walter D. Head Rotary Club de Teaneck, Nova JerseyEUA 1939-1940
Armando de Arruda Pereira Rotary Club de São Paulo, São PauloBrasil 1940-1941
Tom J. Davis Rotary Club de Butte, MontanaEUA 1941-1942
Fernando Carbajal Rotary Club de Lima, LimaPeru 1942-1943
Charles L. Wheeler Rotary Club de San Francisco, CalifórniaEUA 1943-1944
Richard H. Wells Rotary Club de Pocatello, IdahoEUA 1944-1945
Thomas A. Warren Rotary Club de Wolverhampton, StaffordshireInglaterra 1945-1946
Richard C. Hedke Rotary Club de Detroit, MichiganEUA 1946-1947
S. Kendrick Guernsey Rotary Club de Jacksonville, FlóridaEUA 1947-1948
Angus S. Mitchell Rotary Club de Melbourne, VictoriaAustrália 1948-1949
Percy Hodgson Rotary Club de Pawtucket, Rhode IslandEUA 1949-1950
Arthur Lagueux Rotary Club de Quebec, QuebecCanadá 1950-1951
Frank E. Spain Rotary Club de Birmingham, AlabamaEUA 1951-1952
H.J. Brunnier Rotary Club de San Francisco, CalifórniaEUA 1952-1953
Joaquin Serratosa Cibils Rotary Club de Montevideo, MontevidéuUruguai 1953-1954
Herbert J. Taylor Rotary Club de Chicago, IllinoisEUA 1954-1955
A.Z. Baker Rotary Club de Cleveland, OhioEUA 1955-1956 “Desenvolvamos nossos Recursos”
Gian Paolo Lang Rotary Club de Livorno, Itália 1956-1957 “Mais Rotary nos Rotarianos.”
Charles G. Tennent Rotary Club de Asheville, Carolina do NorteEUA 1957-1958 “Servir.”
Clifford A. Randall Rotary Club de Milwaukee, WisconsinEUA 1958-1959 “Ajudem a Moldar o Futuro.”
Harold T. Thomas Rotary Club de Auckland, Nova Zelândia 1959-1960 “Construam Pontes da Amizade.”
J. Edd McLaughlin Rotary Club de Ralls, TexasEUA 1960-1961 “Vocês São Rotary.”
Joseph A. Abey Rotary Club de Reading, PensilvâniaEUA 1961-1962 “Agir.”
Nitish C. Laharry Rotary Club de Calcutta, West BengalÍndia 1962-1963 “Alimentemos a Centelha Interior.”
Carl P. Miller Rotary Club de Los Angeles, CaliforniaEUA 1963-1964 “Linhas de Orientação para Rotary na Era Espacial.”
Charles W. Pettengill Rotary Club de Greenwich, ConnecticutEUA 1964-1965 “Vivam Rotary.”
C.P.H. Teenstra Rotary Club de Hilversum, Holanda 1965-1966 “Ação, Consolidação, Continuidade.”
Richard L. Evans Rotary Club de Salt Lake City, UtahEUA 1966-1967 “Um Mundo Melhor Através do Rotary.”
Luther H. Hodges Rotary Club de Chapel Hill, Carolina do NorteEUA 1967-1968 “Tornem Eficiente a Sua Afiliação Rotária.”
Kiyoshi Togasaki Rotary Club de Tokyo, Japão 1968-1969 “Participem!”
James F. Conway Rotary Club de Rockville Centre, Nova YorkEUA 1969-1970 “Revisar e Renovar.”
William E. Walk Jr. Rotary Club de Ontario, CalifórniaEUA 1970-1971 “Transponham as Barreiras.”
Ernst G. Breitholtz Rotary Club de Kalmar, Suécia 1971-1972 “A Boa Vontade Começa Conosco.”
Roy D. Hickman Rotary Club de Birmingham, AlabamaEUA 1972-1973 “Examinemos Novamente.”
William C. Carter Rotary Club de Battersea, LondresInglaterra 1973-1974 “É Hora de Agir.”
William R. Robbins Rotary Club de Miami, FlóridaEUA 1974-1975 “Renove o Espírito de Rotary.”
Ernesto Imbassahy de Mello Rotary Club de Niterói, Rio de JaneiroBrasil 1975-1976 “Dignificar o Ser Humano.”
Robert A. Manchester II Rotary Club de Youngstown, OhioEUA 1976-1977 “Eu Creio em Rotary.”
W. Jack Davis Rotary Club de Hamilton, Bermudas 1977-1978 “Servir Para Unir a Humanidade.”
Clem Renouf Rotary Club de Nambour, QueenslandAustrália 1978-1979 “Estenda a Sua Mão.”
James L. Bomar Jr. Rotary Club de Shelbyville, TennesseeEUA 1979-1980 “Que o Ideal de Servir Ilumine o Caminho.”
Rolf J. Klärich Rotary Club de Helsinki-Helsingfors, Finlândia 1980-1981 “Encontremos Tempo para Servir.”
Stanley E. McCaffrey Rotary Club de Stockton, CalifórniaEUA 1981-1982 “Compreensão e Paz Mundial Através do Rotary.”
Hiroji Mukasa Rotary Club de Nakatsu, OitaJapão 1982-1983 “A Humanidade É uma Só – Criemos Pontes de Amizade em Todo o Mundo.”
William E. Skelton Rotary Club de Christiansburg-Blacksburg, VirgíniaEUA 1983-1984 “Compartilhemos Rotary – Sirvamos Nossos Semelhantes.
Carlos Canseco Rotary Club de Monterrey, Nuevo LeónMéxico 1984-1985 “Descubra um Novo Mundo de Serviço.”
Edward F. Cadman Rotary Club de Wenatchee, WashingtonEUA 1985-1986 “Você é a Chave.”
M.A.T. Caparas Rotary Club de Manila, ManilaFilipinas 1986-1987 “Rotary Leva Esperança.”
Charles C. Keller Rotary Club de California, PensilvâniaEUA 1987-1988 “Rotarianos: Unidos Para Servir, Dedicados à Paz.”
Royce Abbey Rotary Club de Essendon, VictoriaAustrália 1988-1989 “Dê Vida ao Rotary: Viva-o Intensamente.”
Hugh M. Archer Rotary Club de Dearborn, MichiganEUA 1989-1990 “Desfrute o Rotary!”
Paulo V.C. Costa Rotary Club de Santos, São PauloBrasil 1990-1991 “Valorize Rotary Com Fé e Entusiasmo.”
Rajendra K. Saboo Rotary Club de Chandigarh, Union TerritoryÍndia 1991-1992 “Olhe mais além de si mesmo.”
Clifford L. Dochterman Rotary Club de Moraga, CalifórniaEUA 1992-1993 “A verdadeira felicidade está em ajudar o próximo.”
Robert Barth Rotary Club de Aarau, Suíça 1993-1994 “Acredite no que faz. Faça aquilo em que acredita.”
Bill Huntley Rotary Club de Alford & Mablethorpe, LincolnshireInglaterra 1994-1995 “Seja Amigo.”
Herbert G. Brown Rotary Club de Clearwater, FlóridaEUA 1995-1996 “Atue com Integridade – Sirva com Amor – Trabalhe pela Paz.”
Luis Vicente Giay Rotary Club de Arrecifes, Buenos Aires, Argentina 1996-1997 “Construa o Futuro com Ação e Visão.”
Glen W. Kinross Rotary Club de Hamilton, Brisbane, QueenslandAustrália 1997-1998 “Mostre que o Rotary se interessa.”
James L. Lacy Rotary Club de Cookeville, TennesseeEUA 1998-1999 “Torne Real Seu Sonho de Rotary.”
Carlo Ravizza Rotary Club de Milano Sud-Ovest, Itália 1999-2000 “Rotary 2000: Aja com Coerência, Confiança, Continuidade.”
Frank J. Devlyn Rotary Club de Anáhuac, Distrito Federal, México 2000-2001 “Criar Consciência Ser Atuante.”
Richard D. King Rotary Club de Niles (Fremont), CalifórniaEUA 2001-2002 “A Humanidade é Nossa Missão.”
Bhichai Rattakul Rotary Club de Dhonburi, Tailândia 2002-2003 “Plante Sementes do Amor.”
Jonathan B. Majiyagbe Rotary Club de Kano, Kano StateNigéria 2003-2004 “Dê a Mão ao Próximo.”
Glenn E. Estess Sr. Rotary Club de Shades Valley, AlabamaEUA 2004-2005 “Celebremos Rotary.”
Carl-Wilhelm Stenhammar Rotary Club de Göteborg, Suécia 2005-2006 “Dar de Si, Antes de Pensar em Si.”
William B. Boyd Rotary Club de Pakuranga, AucklandNova Zelândia 2006-2007 “Mostremos o Caminho.”
Wilfrid J. Wilkinson Rotary Club de Trenton, OntárioCanadá 2007-2008 “Rotary Compartilha.”
Dong Kurn Lee Rotary Club de Seoul Hangang, SeulCoreia do Sul 2008-2009 “Realizemos os Sonhos.”
John Kenny Rotary Club de Grangemouth, Escócia 2009-2010 “O Futuro do Rotary Está em Suas Mãos.”
Ray Klinginsmith Rotary Club de Kirksville, MissouriEUA 2010-2011 “Fortalecer Comunidades, Unir Continentes.”
Kalyan Banerjee Rotary Club de Vapi, GujaratÍndia 2011-2012 “Conheça a si mesmo para envolver a humanidade.”
Sakuji Tanaka Rotary Club de Yashio, SaitamaJapão 2012-2013 “Paz através do servir”
Ron D. Burton Rotary Club de Norman, Estados Unidos 2013-2014 “Viver Rotary, transformar vidas.”
Gary C. K. Huang Rotary Club de TaipeiTaiwan 2014-2015 “Faça o Rotary brilhar”
K.R. Ravindran Rotary Club de Colombo, Western ProvinceSri Lanka 2015-2016 “Seja um presente para o mundo”
John Germ Rotary Club de Chattanooga, TennesseeEUA 2016-2017 “Rotary a serviço da humanidade”
Ian Riseley[15](atual) Rotary Club de Sandringham, Austrália 2017-2018 “O Rotary faz a diferença”
Barry Rassin (entrante) Rotary Club de East Nassau, Bahamas 2018-2019 “Seja a Inspiração”

Referências

  1. Ir para cima «A Prova Quádrupla do Rotary – A Tribuna MT»http://www.atribunamt.com.br
  2. Ir para cima «About Rotary»rotary.org
  3. Ir para cima «Paul Percy Harris»InfoPlease
  4. Ir para cima «History». Rotary International. Consultado em 30 de março de 2018
  5. Ir para cima «Cidadãos Estrangeiros Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de “Rotary International”. Presidência da República Portuguesa. Consultado em 3 de abril de 2016
  6. Ir para cima http://www.portaldosocioedasociedade.com.br/index.php/dicas-e-fatos/132-rotary-companheirismo-em-serie-conhecendo-o-rotary-clube-de-serviço
  7. Ir para cimahttp://www.whatpaulharriswrote.org/newsletternuggets/rotaryhistory.htm#.VFbEUMt0yos
  8. Ir para cima «Maracaju Speed – Notícias Online»
  9. Ir para cima http://www.folhadomate.com/noticias/geral/dar-de-si-antes-de-pensar-em-si-e-lema-do-rotary-aos-109-anos
  10. Ir para cima http://saojoaquimonline.com.br/2014/09/25/qual-o-objetivo-do-rotary/
  11. Ir para cima «WHAT IS INTERACT?». Rotary International. 21 de janeiro de 2002. Consultado em 13 de abril de 2009 [ligação inativa]
  12. Ir para cima «Quantos Somos». Brasil Rotário. Fevereiro de 2012. Consultado em 29 de maio de 2012 [ligação inativa]
  13. Ir para cimahttp://www.rotary.org/pt/StudentsAndYouth/YouthPrograms/Interact/Pages/ridefault.aspx
  14. Ir para cima Comissão Municipal de Toponímia, Toponimia lx Paul Harris, Março 2015.
  15. Ir para cima «Ian Riseley será nosso presidente em 2017-18 | Rotary International»http://www.rotary.org. Consultado em 26 de janeiro de 2017

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s