“O sangue só corre bem quando tem bebida”


Tom Jobim, para Vinícius de Moraes: “Mas dá pra agüentar?”
Relendo, depois de muitos e muitos anos, o “Chega de saudade (A história e as histórias da bossa nova)”, do Ruy Castro, me deparo com mais atenção no seguinte trecho:
“E Vinícius (de Moraes) precisava ser reconstituído a cada dia. Sua frase de que o melhor amigo do homem não era o cachorro, e sim o uísque, não era blague. ‘O uísque é o cachorro engarrafado’, ele dizia – a sério. Mas a idéia que a posteridade passou a ter, de que o poeta sempre foi uma extensão do copo, não é exata. Nos anos 40 e 50, ele podia ser até considerado um bebedor moderado, em comparação com os grandes profissionais do(bar) Villarino. Jobim situa a escalada alcoólica de Vinícius (e dele próprio, Tom) em 1960, a partir das férias em Brasília para a escrever a ‘Sinfonia da alvorada’. Até então, tratava-se de aquecimento. O próprio Tom às vezes se assustava:
‘Mas dá pra agüentar, Vinícius?’
E Vinícius respondia:
‘O corpo tem de agüentar. O corpo é o laboratório que tem de destilar esse negócio e transformar o álcool em energia. Porque o sangue só corre bem nas veias quando tem bebida.’
As histórias de suas internações para tratamentos de desintoxicação na Clínica São Vicente, na Gávea, eram verdadeiras, por mais que parecessem folclore. Vinícius realmente recebia a chave da clínica e tinha permissão para sair e voltar à hora que quisesse. ‘Não posso ficar sem uma farofinha’, dizia à nutricionista Rita, enquanto vestia as calças para cair na farra.”
Belo ensinamento do saudoso “poetinha” Vinícius de Moraes: o álcool faz bem para a circulação sanguínea. E a culpa da ressaca é da “farofinha”…
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s