Custo x Despesa


Conceito de despesa
Dúvida: Se a despesa refere-se a bens e serviços que se consome para gerar receitas, eu entendi que a despesa estaria “diretamente” associada à realização de receitas. Entretanto, no slide da aula teletransmitida consta a frase: “as despesas estão diretamente OU INDIRETAMENTE associadas à realização de receitas”. Poderias explicitar como a despesa está “INDIRETAMENTE” associada à realização de receitas?
Resposta: Sabe-se que a despesa é a parcela do gasto que não participa da atividade de produção. Então a despesa é o gasto feito na comercialização da produção devido ao gasto com bens e serviços direta ou indiretamente na obtenção da receita. A despesa direta, por exemplo, é aquela ligada diretamente com a obtenção da receita, por exemplo, as despesas de vendas , frete e etc . As indiretas as despesas administrativas , despesas financeiras e outras que não estejam ligadas diretamente a comercialização.

Despesa: gasto feito com o objetivo de se obter receitas. CUSTO: gasto relativo a bem ou serviço utilizado na PRODUÇÃO de outros bens ou serviços. Ou seja, tudo que for PRODUÇÃO é CUSTO e o que não for é DESPESA.

Gasto é o termo mais abrangente na Contabilidade de Custos. Os gastos encontram-se identificados como: investimento, desembolso, custo, despesa e perda. Receita corresponde à entrada de valores na empresa oriundo de vendas, prestações de serviços, alugueis etc. Despesa, como já descrito, é um gasto, ou seja, corresponde ao consumo de bens e serviços para a realização das atividades da empresa, visando a obtenção de receita. Despesas ocorrem nos setores auxiliares, que apoiam a atividade de produção (indústria) ou de vendas (comércio).

Perdas e Investimento
Dúvida: Como posso considerar o seguro de uma industria? Posso considerar como investimento. Uma vez que em caso de incêndio ele recupera a perda.
Resposta: Resposta: Investimento é um gasto ativado. O seguro provisionado que ainda não foi lançado como custo, é registrado no ativo como um direito. Neste caso, será um investimento. Por exemplo, todos os meses, 1/12 deste seguro, é lançado como custo.
Despesas Diretas e Indiretas
Dúvida: Como a despesa encontram-se Diretamente oi Indiretamente associadas à realização de receitas?
Resposta: Sabe-se que a despesa é a parcela do gasto que não participa da atividade de produção. Então a despesa é o gasto feito na comercialização da produção devido ao gasto com bens e serviços direta ou indiretamente na obtenção da receita. A despesa direta, por exemplo, é aquela ligada diretamente com a obtenção da receita, por exemplo, as despesas de vendas , frete e etc . As despesas indiretas são as despesas administrativas , despesas financeiras e outras que não estejam ligadas diretamente a comercialização Sabe-se que a despesa é a parcela do gasto que não participa da atividade de produção. Então a despesa é o gasto feito na comercialização da produção devido ao gasto com bens e serviços direta ou indiretamente na obtenção da receita.
Custo x despesa
Dúvida: Como diferenciar o custo da despesa?
Resposta: Os custos são todos os recursos consumidos na atividade produtiva ou produção ou obtenção do produto (mão de obra, matéria prima, outros custos diretos e custos indiretos incorridos na fábrica). Já as despesas são recursos consumidos para a obtenção de receitas e não possuem nenhum vínculo com a obtenção ou produção do produto, ou seja são recursos consumidos fora da atividade produtiva ou da fábrica.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s