Tesouro Direto


Tesouro Direto é um sistema do Tesouro Nacional, operacionalizado por meio de uma parceria com a BM&FBOVESPA, que permite a compra de títulos públicos por investidores pessoas físicas, via internet, pelo site do Tesouro Direto.

Para o investidor

O investidor que já possui ações e outros títulos custodiados na Bolsa poderá utilizar a mesma conta de custódia para os seus títulos públicos, desde que o seu agente de custódia esteja habilitado no Tesouro Direto.

No caso de compra, o processo de pagamento é simples:

  • A central depositária informa no próprio site do Tesouro Direto;
  • A data limite para que os recursos necessários à aquisição estejam disponíveis na conta do agente de custódia;
  • O investidor deverá entrar em contato com o seu agente de custódia para saber os dados da conta onde depositará o dinheiro.

Na venda, a Central Depositária, após receber do Tesouro Nacional o valor referente aos títulos, repassa o dinheiro para o agente de custódia, responsável pelo recolhimento dos impostos e repasse do dinheiro para o investidor.

O investidor também poderá efetuar, na área exclusiva do Tesouro Direto, consultas diretas sobre seus investimentos, saldos, movimentações de títulos e eventos de custódia.

Para o intermediário

A BM&FBOVESPA oferece uma estrutura integrada de liquidação e custódia individualizada nos mercados em que opera. As características e vantagens desta estrutura serão estendidas também para os títulos adquiridos no Tesouro Direto, por meio de uma conta da Bolsa no SELIC. O acesso de investidores ao Tesouro Direto também pode ser feito via home broker.

O participante que aderir ao Tesouro Direto também poderá obter informações sobre os títulos adquiridos no Tesouro Direto em consultas feitas pela internet, verificando, entre outras informações, o saldo de títulos e o extrato de movimentação das contas de seus clientes, bem como as datas e preços de compra e venda desses títulos.

Para quem é

Participantes que possuem acesso ao ambiente de negociação e pós-negociação, de acordo com seu perfil de relacionamento e em conformidade com os regulamentos e as normas da BM&FBOVESPA na Câmara de Ações (segmento Bovespa).

Para contratar

Roteiros de certificação do Tesouro Direto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s