Arroz branco bem soltinho, 5 dicas infalíveis!


Para não errar na hora ‘h’ de fazer arroz branco

O arroz branco combina com quase tudo e é apreciado no mundo inteiro.  Na Espanha vira Paella,  na Itália é risoto, no Japão Gohan, os árabés misturam com aletria, os marroquinos com frango e por aí vai uma paixão mundial.  No Brasil é o acompanhamento simples e mais comum, encontrado na mesa dos brasileiros.

Mas nem sempre  o mais simples  é sinônimo do mais fácil. Lavar ou não lavar? Fritar ou não fritar? Água quente ou fria? Mexer ou não mexer? Afinal  como não errar no preparo?

A grande maioria tem seu jeito próprio de fazer arroz, mas como todo dia tem gente nova na cozinha e nem todo mundo acerta. Para não ter mais erro, 5 super dicas para lá de preciosas que vão ajuda-lo no preparo do mais branquinho e soltinho arroz brasileiro.

5 dicas arroz branco:

  • 1.Lavar ou não lavar?  depende

Dependo do tipo de arroz.  O melhor é optar por um  arroz já lavado, é mais prático, a gente não precisa lavar, nem esperar secar, o que facilita nossa vida na cozinha. Prefira grãos mais perolados e mais inteiros. A cor é importante o perolado é mais soltinho que o branco. Grãos quebradiços soltam amido e empapam o arroz.

Mas se o seu arroz não é do tipo lavado, então lave. Durante o polimento ele solta uma ‘farinha’, essa farinha de  amido é altamente  espessante ao lavá-lo,  eliminamos as chances de virar papa.   Lave-o em água corrente, no inicio você vai observar que a água sai leitosa, lave até que ela saia límpida, deixe-o escorrer  até secar  novamente antes do preparo.

  • 2. Fritar ou não fritar?

Refogue os grãos, para minimizar o contato do amido com a água. A idéia é fazer uma ‘crosta’,  ao refogar o grão ele absorve menos água da cocção, ficando mais al dente. Refogue os grãos em óleo vegetal, o azeite e a manteiga ‘amarelam’ o arroz, tempere com  alho ou cebola ou ambos, conforme sua preferência. A proporção de gordura também é importante, para 1 xícara de arroz 1 colher de sopa, mais do que isso o arroz fica encharcado.  Algo entre 5% a 10% de gordura.

  • 3.  arroz branco  Água quente ou fria?

Melhor quente.  Não existe uma temperatura ideal para cozinhar o arroz, que inicia seu cozimento um pouco antes da fervura da água, entre 69 e 75 graus.   Ela pode estar fervendo ou quase fervendo. Coloque a água depois do refogado, quando os grãos já estão quase transparentes e durante o cozimento use fogo baixo, mantendo a mesma temperatura do inicio ao fim.

  • 4. Mexer ou não mexer?

Não é proibido, mas durante a coocção mexa o mínimo possível, pois o movimento excessivo acaba por quebrar alguns grãos, o que aumenta o amido. Por isso no preparo do risoto italiano, mexemos várias vezes, para liberar amido. Se precisar mexer, seja gentil e delicado nos movimentos.

Quando o arroz estiver pronto e  seco, mexa com garfo, de um lado para o outro da panela, soltando os grãos. Isso vai evitar que ele vire um ‘bloco’ ajudando a ficar bem ‘soltinho’.

  • 5. Tampar ou não tampar?

Depende da sua pressa, quando tampamos a panela do arroz aceleraramos o processo de cozimento.

Ingredientes arroz branco:

  • 1 xícara de chá de arroz lavado e seco
  • 2 xícaras de chá de água quente
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal, canola, milho  e girassol, são mais neutros e o de soja deixa mais gosto.
  • cebola a gosto, 1 pequena ou 1/2 grande
  • alho a gosto, 2-3  dentes picados ou amassados
  • sal a gosto, 1 colher de chá rasa

Você sabe como descascar alho fácil?  veja como retirar a cascado alho em 1seg.

Pré Preparo:

  • Coloque a água para ferver numa chaleira.
  • Enquanto a água ferve …
  • Corte a cebola a quadradinhos regulares. Pique ou amasse o alho. Reserve.
  • Você sabe como cortar rapidamente uma cebola? corte brunoise

Essa técnica propicia tamanhos uniformes  o que garante, durante a cocção pedacinhos de cebola cozidos por igual, sem partes cruas nem desmanchando, além de uma apresentação muito mais bonita.

 

COMO FAZER ARROZ BRANCO:

  1. Em uma panela, fogo médio coloque uma colher de sopa  óleo vegetal mais o alho picado ou amassado, a quantidade de alho é a gosto
  2. Deixe ‘suar’ por 1 minuto e logo acrescente a cebola
  3. Não precisa refogar muito tempo, apenas uma ‘suada’ de 1minuto ou até que a cebola fique translúcida.
  4. Assim, não permitindo que o alho e a cebola dourem, garantimos um caldo clarinho e consequentemente um arroz bem branquinho
  5. – Refogue o arroz por cerca de 2minutos, para ele ‘selar’, um arroz bem refogado é sinal de arroz bem soltinho, mas não pare de mexer, não permita que ele grude no fundo nem nas laterais. Não esquece, não pode ‘dourar’ senão amarela.
  6. -Coloque a água quente, a proporção é sempre de 1 para 2. Para um 1 xícara de arroz, 2 xícaras de água.
  7. -Deixe destampado até começar a ferver, abaixe o fogo para mínimo e semi tampe após ferver.
  8. Lembre-se de não ficar mexendo, assim evitamos danificar os grãos evitando que eles soltem amido e grudem.
  9. O tempo de cozimento varia de grão para grão, de fogão para fogão e de panela para panela.
  10. Em geral, 20 minutos são suficientes.
  11. arroz branco
  12. Uma indicação de que está quase pronto, é quando a água começa a secar e na superfície se formam ‘buracos’, parecido com as crateras da lua, é sinal de que está quase pronto.
  13. Uma dica para saber se toda a água de dentro  secou, basta apagar o fogo,  molhar o seu polegar  e bater na lateral da panela, do lado de fora, igualzinho como se faz com o ferro de passar roupa.
    Se a panela ‘estalar’ significa que a água já secou, e se não estalar, significa  que o arroz ainda tem água, aí é so aguardar mais um pouquinho.
  14. Após 20 minutos, tampe  a panela desligue o fogo e deixe repousando por mais 10minutos, após esse repouso ele estará cozido e  ‘aldente’.
  15. Abra a tampa e  solte o arroz com um garfo, ao mexer você  evita que ele forme ‘blocos’.

 

Arroz super soltinho bem branquinho para preparar em qualquer quantidade, aumentando conforme sua necessidade.

Para esquentar o arroz já cozido, basta coloca-lo em um escorredor de macarrão e leva-lo ao fogo dentro de uma panela com três ou quatro dedos de água.  Espere até a água ferver e aguarde alguns minutinhos para que o arroz fique quente e soltinho novamente parecendo que foi feito na hora.
ou então, coloque-o  numa panela com um pouquinho de água, mexa, tampe e leve ao fogo bem baixinho. Você verá que depois de alguns minutinhos ele fica soltinho e saboroso parecendo que foi feito no dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s