Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro vai fortalecer as CIPAs


Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

https://secrj.org.br/noticias/sindicato-vai-fortalecer-as-cipas/

https://secrj.org.br/

Os diretores sindicais Paulo Henrique da Silva e Daniele Moretti, à esquerda, conversam com trabalhadores do Centro de Distribuição da C&A, na Pavuna, durante a eleição da CIPA. Imagem: Wellington Santos/ Comerciários

A saúde do trabalhador é uma das prioridades da nova gestão do Sindicato dos Comerciários do Rio. Diante de inúmeras denúncias de irregularidades, a diretoria traçou um plano para fortalecer as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) e conscientizar os trabalhadores sobre a importância do tema para melhorar o ambiente de trabalho. Uma força-tarefa formada por diretores e diretoras do sindicato vai acompanhar as próximas eleições de CIPAs e ajudar na formação dos comerciários cipeiros.

“É fundamental defender os mais importantes direitos dos trabalhadores: sua saúde e seu direito à vida. Vamos fiscalizar os ambientes de trabalho, ajudar as CIPAs a se organizar e dar transparência aos processos de eleição das comissões nas empresas. A reconstrução do Sindicato acontece assim. A cada dia vamos ampliamos e melhoramos as formas de defender o comerciário,” destaca o presidente do Sindicato, Márcio Ayer.

As CIPAs existem para tornar mais seguro e saudável o dia a dia dos trabalhadores, ajudando a prevenir acidentes e doenças ligadas à atividade profissional. Os membros da Comissão são indicados tanto pelos patrões quanto pelos trabalhadores, que escolhem seus “cipeiros” em eleições diretas. A formação da CIPA é uma obrigação das empresas prevista na Norma NR5 do Ministério do Trabalho. Para que não haja dúvidas sobre a formação da Comissão, o Sindicato fiscalizar todo o processo.

Paulo Henrique e Daniele Moretti com trabalhadores do Centro de Distribuição da C&A. Imagem: Wellington Santos/ Comerciários

CIPA na C&A – Na última sexta-feira (13/01), os diretores do Sindicato Daniela Moretti e Paulo Henrique fiscalizaram as eleições da CIPA no Centro de Distribuição das lojas C&A (CD-C&A), na Pavuna, Zona Norte do Rio. Os diretores estavam atentos para eventuais tentativas de manipulação patronal na escolha dos representantes dos trabalhadores na Comissão. “A votação transcorreu com tranquilidade e o processo foi organizado e democrático. Esse foi o primeiro contato com os trabalhadores cipeiros da rede, agora vamos juntos construir uma CIPA para defender a saúde do trabalhador,” explicou o diretor Paulo Henrique.

Além de acompanhar as eleições das CIPAs, a força-tarefa vai fortalecer a ação dos cipeiros que representam os trabalhadores. “Vamos promover cursos, palestras e encontros para trocar experiências e ajudar a melhorar a ação em defesa da saúde do trabalhador. É na conscientização dos direitos que conseguiremos enfrentar as injustiças”, comentou a diretora Daniele Moretti.

Sua empresa não tem CIPA? Converse com um representante do Sindicato e saiba o que pode ser feito para regularizar a situação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s