Critérios de Avaliação de Estoques


AUTOR CAETANOPSN EM SEXTA-FEIRA, JULHO 03 RD, 2015 ·  NENHUM COMENTÁRIO · CATEGORIA  

O mercado é dinâmico e em função desta dinâmica do mercado (Lei de oferta e demanda, inflação ou deflação, cenário político, etc) os preços mudam constantemente. Por isso os preços dos produtos que são comprados para comercialização podem sofrer variações sejam para mais ou para menos.

 Aliado a esta realidade as empresas também possuem uma rotina complexa e muitas delas possuem estoques com grandes quantidades de itens cuja movimentação de entrada e saída é constante. Podem ainda comprar o mesmo produto de fornecedores diferentes e com preços também diferentes.

Em razão de toda esta complexidade do mercado e da atividade empresarial nasce a necessidade para a empresa de escolher e manter um controle sobre os estoques por meio de um sistema de inventário apropriado.

Esta escolha e este controle são de fundamental importância uma vez que o critério de avaliação do estoque tem reflexo direto na apuração do resultado do exercício.

Existem basicamente dois tipos de inventários que são o inventário periódico e o inventário permanente.

Inventário periódico

 Por meio do sistema de inventário periódico os estoques são avaliados de tempos em tempos não sendo necessário realizar a avaliação toda vez que uma mercadoria entra ou sai do estoque. Desta forma, a avaliação do estoque é feita uma única vez, por período de apuração que poderá ser semanal, mensal, trimestral etc.

Este sistema é indicado para empresas que a relação custo benefício de se manter um controle permanente de estoque seja desfavorável.

 Para se realizar este tipo de controlo utilizamos basicamente a seguinte formula:

 CMV = EI + C – EF

 Inventário permanente

Já na sistemática de inventário permanente o controle do estoque é feito de maneira continua e sempre que houver uma entrada ou saída do estoque. Para controle contínuo dos estoques, os critérios mais utilizados são os seguintes:

  • Preço Específico

  • PEPS (FIFO): Primeiro que entra, Primeiro que sai.

  • UEPS (LIFO): Último que entra, Primeiro que sai

  • Média Ponderada Móvel

No Brasil, a legislação do Imposto de Renda aceita somente os critérios a, b e o d.

É importante ressaltar que para os estoques semelhantes deve-se adotar sempre o mesmo  critério de custeio.

Vejamos cada um deles.

Preço Especifico

Este critério de avaliação relaciona cada venda ao seu custo específico. É utilizado apenas quando é possível identificar claramente a mercadoria e seu custo. Ex: concessionárias e revendedora de automóveis.

 Primeiro que entra primeiro que sai (PEPS ou FIFO)

Neste critério como o próprio nome já diz a mercadoria que entra primeiro é a mercadoria que também sai primeiro. Desta forma se determinada empresa compra na data X1 vinte unidades da mercadoria A a um preço de $ 10 cada e em seguida compra mais dez unidades na data X2 a um preço de $ 11, as primeiras mercadorias que deverá ser vendida e conseqüentemente dada baixa será a mercadoria com o valor de $ 10 conforme quadro a seguir:

  TabelaFIFO

É possível traçar uma relação entre o critério de avaliação de estoque PEPS com o cenário econômico de inflação ou deflação.

Em uma economia inflacionária, isto é, com preços crescentes, quando se adota o critério PEPS, o estoque final tende a aumentar tendo em vista que as mercadorias mais novas permanecem nos estoques enquanto as antigas são vendidas primeiro. Já o CMV será menor quando comparado com os outros critérios e por conseqüência o resultado com mercadoria será maior.

Já em uma economia deflacionária, isto é, com preços decrescentes, o estoque final será menor enquanto o CMV será maior proporcionando assim um resultado com mercadoria de menor valor.

Neste critério, Primeiro que entra primeiro que sai, o estoque final ficará avaliado pelo preço das últimas compras.

Último a entrar primeiro a sair (UEPS ou LIFO)

Neste critério de avaliação, ao contrário do anterior, as mercadorias que entraram por último nos estoque sairá primeiro.

Desta forma, com base no exemplo dado anteriormente, as primeiras mercadorias a serem dada baixa serão as mercadorias com o valor de $ 11 conforme quadro a seguir:

 TabelaLIFO

Também é possível traçarmos uma relação entre este critério e o cenário econômico. Vejamos.

Em uma economia inflacionária, isto é, com preços crescentes, o estoque final será menor do que nos outros métodos, ocasionando CMV maior e resultados com mercadoria de menor valor.

Já em uma economia deflacionária, isto é, com preços decrescentes, produzirá um estoque final maior que nos outros métodos, ocasionando assim um CMV menor e um resultado com mercadoria de maior valor.

È importante lembrar que a legislação do imposto de renda veda este tipo de avaliação de estoque no Brasil. Esta vedação decorre do fato de que este critério, em uma economia inflacionária, produz um CMV maior e consequentemente um lucro menor quando comparado com os outros critérios.

Este critério pode ser utilizado apenas para fins gerenciais.

Média Ponderada Móvel

De acordo este critério calcula-se o valor médio a partir das unidades que entram ou sai do estoque. Este critério é o mais utilizado no Brasil

Com base no exemplo citado anteriormente teríamos a seguinte situação:

TabelaMediaPonderadaMovel

Comparação entre os critérios de avaliação de estoque

Considerando um cenário econômico de inflação que é o mais comum onde os preços aumentam com o decorrer do tempo e supondo que esta mercadoria fosse  comercializada a um preço unitário de $25 ao compararmos os resultado obtidos com os três critérios apresentados teríamos a seguinte situação:

TabelaComparacaoCriterioAvaliacaoEstoque

Percebe-se que o resultado maior seria obtido com a utilização do critério PEPS enquanto o menor resultado seria obtido com a utilização do critério UEPS. É importante lembrar ainda que não existirá diferença no resultado se toda a mercadoria contida no estoque for comercializada, isto é, quando o estoque é zerado não existirá diferença entre os critérios adotados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s