Como fazer iogurte natural em casa?


Dizem que o iogurte é um alimento que acompanha os homens há pelo menos 8.000 anos. O nome iogurte vem da palavra turca “yoğurt”. Acredita-se que povos antigos da Ásia Central foram os primeiros a aprender como fazer iogurte natural. Provavelmente foi de maneira acidental quando tentavam armazenar leite em condições precárias. O leite fermentava naturalmente com a ação das bactérias presentes nos estômagos de animais que eles usavam como recipientes. Descobriram que conseguiam conservar o leite mais tempo na sua forma fermentada.

Emagreça de forma sustentável. Conheça o programa que te ensina a fazer as pazes com a comida!

O iogurte é nutritivo e sempre fazemos em casa. Diz a lenda que os exércitos de Gengis Khan, o imperador mongol que conquistou o maior império da história (mais de duas vezes a extensão do Brasil!), se alimentavam principalmente dele.

Como fazer iogurte natural caseiro sem precisar comprar no supermercado

Hoje em dia a indústria produz centenas de iogurtes de todos os tipos, mas até os chamados “naturais” muitas vezes contém ingredientes adicionados que não precisamos ter no produto realmente natural.

Um iogurte verdadeiramente natural contém apenas dois ingredientes: leite e fermentos lácteos (bactérias). As bactérias são responsáveis pela transformação da lactose, principal açúcar do leite, em ácido láctico. Isso provoca uma coagulação nas proteínas do leite, tornando-o mais sólido (firme). A lactose é pré-digerida, deixando o iogurte bem tolerado pelo intestino.

Quando você aprender como fazer iogurte natural em casa, vai poder deixar de depender tanto da indústria para o seu iogurte favorito! Você passa a sempre ter em casa um produto verdadeiramente natural e é super econômico e divertido de fazer. As minhas três dicas principais para melhorar a sua saúde são (1) não fazer dieta restritiva, (2) comer alimentos mais verdadeiros (menos industrializados) e (3) cozinhar.

Aprendendo como fazer iogurte natural, você já estará seguindo também duas das minhas dicas. Então vamos lá!

O segredo não é restrição/dieta, mas procurar comer melhor. Conheça o Efeito Sophie!

Receita de iogurte natural caseiro

Ingredientes:

  • Leite: Pode ser integral ou magro, fresco ou UHT. Na minha experiência não funciona tão bem com desnatado e com certeza não funciona com leite sem lactose: a lactose é o alimento dos fermentos que transformam o leite em iogurte. Sem ela não existiria iogurte! Quantidade: 1 litro.
  • Fermentos lácteos: Pode comprar pacotes de fermentos no supermercado, mas sabe o que é mais simples e barato? Comprar, um iogurte natural. Procure aquele que só tem dois ingredientes. Várias marcas vendem um iogurte verdadeiramente natural. Não importa se é magro ou integral, mas iogurte desnatado não tem funcionado para mim.

Uma dica: Não precisa comprar um iogurte cada vez. Use a sobra do último que comprou para fazer mais.

Agora que você tem os ingredientes, vamos ver como fazer iogurte natural:

  • Aqueça o leite até começar a ferver. Cuidado, ele sobe muito rápido quando ferve! Fique por perto, se não terá trabalho para limpar o fogão
  • Deixe de lado até ficar morno (entre 35 a 40 °C). Pode usar um termômetro para medir a temperatura, mas não precisa ser exato
  • Enquanto o leite esfria, ligue o forno em temperatura média
  • Quando o leite estiver morno, misture com o iogurte natural
  • Coloque a mistura em potes separados ou em uma tigela grande
  • Cubra com papel filme e leve ao forno (já desligado – não esqueça de desligar o forno quente antes de colocar a mistura!)
  • Deixe o iogurte natural descansar de 5 a 8 horas dentro do forno aquecido, mas desligado. Se esquecer mais tempo do que isso, não se preocupe! Dependendo da temperatura, pode ficar até um pouco mais de 24 horas sem alterar muito.

Uma vez pronto, deixe na geladeira. Pode ser conservado pelo menos 3 a 4 dias, mas ele pode ficar mais ácido ao longo do tempo.

O segredo de como fazer iogurte natural em casa é a temperatura, tanto do leite, quanto do forno. Se estiver frio demais, os bichinhos (fermentos) não se desenvolvem e não fazem suas mágicas. Quente demais e você mata os coitados. Em ambos os casos, o resultado é… leite!

Se você não conseguir a primeira vez, não desista. É tão gostoso servir o seu próprio iogurte. Depois de algumas tentativas você vai pegar o jeito. Se tiver filhos em casa, os envolva. Eles vão adorar!

Como servir o seu iogurte natural

Pode comer o seu iogurte natural assim, sem nada (pouca gente gosta sem ser doce!), ou pode acrescentar açúcar, frutas (cortadas em cubos ou batidas com um pouco de açúcar), mel, geléia, cereais. Isso é para algo doce. Pode também preparar pratos salgados, acrescentando, por exemplo, pepinos cortados em cubos com um pouco de sal. Seja criativo. Quando souber como fazer iogurte natural, você não vai mais largar!

Nós deixe saber como foi a experiência para você e mande suas receitas usando o campo para comentários no final deste artigo.

Veja também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: