CIPA e Sindicato


 

http://www.sindmetalsjc.org.br/lutas/62/saude+-+cipa.htm

http://www.sindmetalsjc.org.br

Desde a organização das primeiras Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), as empresas tentam controlar este espaço de organização e defesa dos trabalhadores, para fazer com que atuem a seu favor.

Nos últimos anos, as empresas vêm se aproveitando de mudanças na lei para deixar de comunicar ao Sindicato todos os processos relacionados à CIPA, desde eleições até as atas de reuniões ordinárias e extraordinárias. A omissão destas informações é feita propositalmente, pois, na ausência do Sindicato, as empresas têm melhores condições de controlar as CIPAs e fazer com que elas atuem em seu favor, ao invés de atuar em defesa dos trabalhadores.

Processo eleitoral
A legislação determina, por exemplo, que as empresas devem comunicar o cronograma do processo eleitoral da CIPA ao Sindicato, bem como o resultado final da votação. Entretanto, muitas acabam omitindo estas informações como forma de impedir que o Sindicato participe do processo, inscrevendo cipeiros combativos.

Não comunicar a abertura do processo eleitoral ao Sindicato é uma das estratégias que as empresas encontraram para controlar a CIPAs.

Atas das reuniões da CIPA
Outro problema é o registro das atas de reunião de CIPA. Toda irregularidade ou situação de risco verificada por trabalhadores e cipeiros nos locais de trabalho deve constar no relatório da CIPA, que deve ser repassado ao Sindicato.

As empresas, por sua vez, muitas vezes se recusam a registrar as reclamações em ata ou simplesmente deixam de repassar este documento ao Sindicato, como forma de impedir que a entidade denuncie as irregularidades e cobre por mais segurança nos locais de trabalho.

Denuncie e cobre
O Sindicato sempre cobra das empresas as informações sobre os processos eleitorais e as atas das reuniões de CIPA. É lei e as empresas devem cumprir.

É importante que cipeiros e trabalhadores participem, cobrando e denunciando quando as informações não são repassadas ao Sindicato. A CIPA é um direito e um espaço dos trabalhadores e deve ser defendida por eles.

Outros materiais de formação sobre a Cipa:

Cartilha de introdução à Cipa

Manual do Cipeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s