EBIT x EBITDA – O que são estes indicadores e qual a diferença entre eles?


Por |02/12/2014

ebit x ebitdaDois dos indicadores mais <strong>populares e importantes no meio corporativo: EBIT e EBITDA.

Mas você sabe o que significa cada uma dessas siglas e por que elas podem ser extremamente importantes para sua empresa?

EBIT

EBIT é a sigla em inglês para Earnings Before Interest and Taxes, que em bom português podemos traduzir como LAJIR, ou seja, Lucro antes dos Juros e Tributos, sendo que aqui os Tributos significam Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido.

Ou seja, o EBIT demonstra o lucro operacional da empresa, sem incluir resultado financeiro, dividendos, juros sobre o capital próprio, resultado de equivalência patrimonial e outros resultados não operacionais.

Este indicador apresenta qual é o verdadeiro lucro contábil a partir das atividades genuinamente ligadas ao negócio, isto é, o quanto a empresa obteve de lucro se só considerasse as operações realizadas pela atividade fim da empresa.

EBITDA

Já o EBITDA é a sigla em inglês para Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, também chamado no Brasil de LAJIDA, ou seja, é o Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

O EBITIDA consiste no EBIT, eliminados ainda os efeitos das provisões da depreciação de ativos tangíveis e da amortização de ativos intangíveis.

Quando fazemos análise do DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) de uma empresa, as depreciações e amortizações entram como uma “despesa” que gerencialmente reduz o lucro da organização. Então, no momento de analisar o EBITDA, devemos desconsiderar as depreciações e amortizações.

O EBITDA é um indicador que costuma se aproximar bastante a geração de caixa do negócio. Porém, é preciso tomar certos cuidados, pois ele não corresponde exatamente ao fluxo de caixa, já que alguns valores que podem nunca ser recebidos e também de algumas despesas que podem nunca serem pagas.

Principal diferença entre o EBIT e EBITDA

Em resumo, a principal diferença entre o EBIT e o EBITDA, é que o primeiro considera em seu cálculo os efeitos das depreciações e amortizações, já o segundo não considera. Todavia, ambos são dois excelentes indicadores, que quando bem utilizados podem dizer bastante sobre os resultados da empresa de forma bastante direta e objetiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: