7 elementos essenciais de um plano de negócios


Como empreendedor, você precisa entender porquê precisa de um plano de negócios. Além disso, é preciso fazer a sua lição de casa e reunir todas as informações necessárias para criar esse plano.

Mas como?

Neste artigo, vamos apresentar as sete etapas essenciais de criação de um plano de negócio: o que você precisa incluir, o que não é necessário, como trabalhar com os números e quais são os recursos adicionais que podem te ajudar.

Resumo Executivo

O resumo executivo seguirá a página do título. Esse resumo deve contar ao leitor o que você quer como o empreendedor. É uma parte muito importante do trabalho. Muitas vezes, o que o empreendedor deseja não recebe a atenção necessária em um plano de negócios escrito e por isso ele deve ser bem apresentado nesse resumo.

Descrição do Negócio

A descrição do seu negócio geralmente começa com uma rápida apresentação da indústria em que ele está inserido. Ao descrever a indústria, discuta a situação atual e as possibilidades futuras da empresa. Também é importante apresentar informações sobre vários mercados dentro dessa indústria específica, incluindo novos produtos e desenvolvimentos que podem beneficiar, ou ameaçar a sua empresa.

Estratégias de Mercado

As estratégias de mercado são resultado de uma análise meticulosa sobre esse mercado. Essa análise faz com que o empreendedor conheça todos os aspectos do mercado para, dessa forma, definir um alvo e posicionar a empresa de maneira que ela consiga mais vendas.

Análise Competitiva

O objetivo de uma análise competitiva é determinar os pontos fortes e fracos dos concorrentes dentro do mercado em que você está inserido, das suas estratégias e barreiras que podem ser desenvolvidas para reduzir a competição.

Plano de Design e Desenvolvimento

A parte de design e desenvolvimento é importante para apresentar a descrição do design do produto e etapas da produção, marketing e da própria empresa aos investidores. Assim, é possível criar um orçamento de desenvolvimento que vai ajudar a empresa a atingir seus objetivos.

Plano de Operações e gerenciamento

O plano de operações e gerenciamento é feito para descrever como a empresa funciona. O plano de operações vai destacar as logísticas da organização, assim como as várias responsabilidades da equipe de gerência, as tarefas de cada departamento e o capital e gastos necessários para o funcionamento da empresa.

Fatores Financeiros

Informações sobre o financeiro sempre devem ser apresentadas no fim do plano de negócios, mas isso não significa que é menos importante do que o material que veio antes. Esses dados são tão essenciais quanto o conceito do negócio e quanto à equipe de gerenciamento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: