Teoria da Contabilidade – Aula 6


 

Aula 6: O Ativo e sua Avaliação

É tão importante o estudo do ativo que poderíamos dizer que é o capítulo fundamental da Contabilidade, porque sua definição e avaliação estão ligadas à multiplicidade de relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas.

http://www.youtube.com/watch?v=MBG0GxCNZPc&NR=1

A conceituação mais simples para a composição de Ativos pode ser dada como conjunto de bens e direitos à disposição de uma entidade.  Muitos autores, entretanto, observam este enfoque com cautela, tendo em vista que os bens e direitos são os componentes do ativo e não a sua definição. Esse conceito superficial e genérico não contempla as principais características relativas ao termo, haja vista a definição de recursos e a sua relação com as expectativas de benefícios econômicos e futuros.

 

Aula 6: O Ativo e sua Avaliação

A separação entre a teoria contábil e a prática contábil exige um estudo acurado para evitar generalizações. Separar os princípios gerais da ciência do seu conteúdo prático, abstraindo os detalhes e salientando o que possa ter de geral, neste ramo do conhecimento, somente será possível e aceito através de discussões.

O ativo de uma empresa é representado pela parte positiva do patrimônio, composta de bens e direitos, denominada de patrimônio bruto. Ao se falar em ativo, temos como primeiro objetivo identificar o conjunto das aplicações em bens e direitos providenciados pelos administradores com os recursos recebidos dos proprietários e de terceiros. Sua estrutura vem retratar todos os registros dos fatos ocorridos no exercício social, normalmente de janeiro a dezembro de cada ano. Podemos, ainda, dividi-lo em dois blocos que chamaremos de circulantes e não-circulantes.

Outro ponto a ser enfatizado diz respeito aos critérios de reconhecimento dos ativos que, segundo HENDRIKSEN e BREDA (1999), devem ser reconhecidos sempre que preencherem os seguintes requisitos:

 seja relevante;
 seja mensurável ;
 o seu valor seja preciso.

Considerando-se as definições, características comuns e demais considerações enunciadas, pode-se definir ativo como:

Considerando-se as definições, características comuns e demais contextos apresentados, pode-se definir
ATIVO como: Recursos controlados pelos administradores capazes de gerar fluxos futuros de caixa.

Uma vez definido o ativo, a questão seguinte é como mensurá-lo, uma vez que isso implica no processo de designação de montantes quantitativos monetários aos objetos que estão sendo mensurados. Essa é uma das atribuições básicas da informação contábil no que tange a exatidão com que o dado é apresentado, devendo ser o mais próximo da realidade.

Os atributos básicos da mensuração são:

 objetividade;
 confiabilidade;
 oportunidade;
 precisão;
 exatidão;
 acurácia.

Além disso, é importante destacar que existem diversos padrões de mensuração e não somente o monetário, a exemplo do comprimento, da área, do volume, da massa, da temperatura, das unidades físicas, etc.

Martins, Eliseu . FEA_USP. Avaliação de Empresas. Da Mensuração Contábil à Econômica

Realizamos uma pesquisa de mercado junto a diversos empresários e verificamos que as características abaixo são imprescindíveis para qualquer bom prestador de serviços:

 Credibilidade
 Confiança
 Transparência
 Compromisso
 Pontualidade
 Ética

Aula 6: O Ativo e sua Avaliação

Após a leitura dos textos, clique no ícone do Fórum de Discussão e discuta com seus colegas e professor seu entendimento sobre as diversas terminologias atributos básicos da mensuração, exemplo:

  • Objetividade;
  • Confiabilidade;
  • Oportunidade;
  • Precisão;
  • Exatidão;
  • Acurácia.

Bem como as características pessoais:

  • Credibilidade;
  • Confiança;
  • Transparência;
  • Compromisso;
  • Pontualidade;
  • Ética.

Consulte no glossário as terminologias sugeridas 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s