Práticas contábeis e informatizadas / Aula 4 – Prática Informatizada — Setor de Pessoal — Cadastros e Registro de Empregados


  • A Tecnologia da Informação (TI) atualmente é essencial em todos os segmentos da sociedade.

    A Contabilidade, por sua vez, é um segmento que não vive sem ajuda dos computadores. Nos dias atuais, já não se admite a utilização dos métodos de escrituração feitos à mão, seja na área contábil, fiscal ou de pessoal, por isso percebemos um investimento crescente por parte das empresas em sistemas ligados à área contábil.

    Nesta aula, conheceremos um Sistema Informatizado de Contabilidade. Também analisaremos as atividades do departamento de pessoal, identificando os documentos necessários à admissão e realizaremos o cadastro de funcionários no módulo de Departamento de Pessoal do sistema informatizado.

  • Objetivos

    Reconhecer um Sistema Informatizado de Contabilidade;

    Reconhecer as atividades do Departamento de Pessoal;

    Realizar o preenchimento do cadastro de Funcionários no módulo do Departamento de Pessoal do sistema informatizado.

  • Créditos

    Aderbal Torres

    Redator

    Ana Carolina Pessoa

    Designer Instrucional

    Vívian Nunes

    Web Designer

    Rostan Luiz

    Desenvolvedor

Sistema Informatizado de Contabilidade

Obrigatoriedade de Escrituração Contábil

O Código Civil Brasileiro — Lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179, versa sobre a obrigatoriedade da escrituração contábil, para o empresário e para a sociedade empresária:

Dada necessidade das empresas em obterem informações relevantes e em tempo hábil, onde a qualidade dessas informações irá influenciar na tomada de decisões, já não se admite a utilização dos métodos de escrituração feitos à mão. Daí a importância de utilização de um Sistema Informatizado de Contabilidade.

Através de um Sistema Informatizado o contador pode se beneficiar da grande quantidade de informações centralizadas na contabilidade e elaborar relatórios nos vários aspectos gerenciais, colocando à disposição da administração, em tempo hábil, dados que proporcionam a tomada de decisões.

Para fins acadêmicos iremos utilizar em nossas aulas e atividades, o sistema informatizado de contabilidade da Fortes Tecnologia em Sistemas.

Utilizaremos os seguintes módulos:

Departamento de Pessoal

Vejamos:

  • ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO DE PESSOAL

  • FUNÇÕES DO DEPARTAMENTO DE PESSOAL

Admissão

Para ser formalizada a admissão do empregado a empresa deverá solicitar ao trabalhador a apresentação de alguns documentos que terá como finalidade, além da sua identificação, possibilitar o correto desempenho das obrigações trabalhistas, não só em relação ao próprio trabalhador, mas também nas relações da empresa com a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).

Vejamos os documentos necessários à admissão:

Preenchimentos de documentos

Na contratação de empregados, são necessários os procedimentos e o preenchimento de alguns documentos. Clique nos botões “check” abaixo para conhecê-los:

  • 01

  • 02

  • 03

  • 04

  • 05

  • 06

  • 07

  • 08

Fortes pessoal

Para acessar o módulo de Departamento de Pessoal do sistema, ao acessar o Fortes AC, na janela de logon selecione o Subsistema: Setor Pessoal e em Empresa: selecione a sua empresa já cadastrada.

Cadastro de empregados

O preenchimento correto do cadastro do empregado é peça fundamental para o cálculo das folhas, bem como os recolhimentos dos encargos.

Assim como no cadastro da Empresa, o cadastro do Empregado está localizado no menu: Cadastros > Empregados.

Código: Não é preciso que usuário preencha, pois é um sequencial e será incrementado automaticamente.

Nome: Informe o nome completo do empregado.

CPF e PIS: Estão localizados ao lado do nome do empregado por se tratar de duas informações importantes que serão consideradas como chave de identificação do trabalhador no eSocial.

Questões

Questão 1: Para as micro e pequenas empresas geralmente, a tomada de decisão é baseada somente na intuição dos gestores, dispensando as informações contábeis, seja por desconhecimento do real objetivo da Contabilidade, seja pelo uso limitado e inadequado da mesma como, por exemplo, somente para atender a normas fiscais. Quanto à escrituração contábil das micro e pequenas empresas podemos dizer que:

A legislação fiscal estabelece a dispensa, para fins fiscais, da apresentação e manutenção da escrita contábil, por isso as micro e pequenas empresas não devem se preocupar em manter escrituração contábil regular.

O Código Civil estabelece a dispensa da apresentação e manutenção da escrita contábil para as micro e pequenas empresas.

Os contadores devem incentivar seus clientes a não realizarem a referida escrituração contábil regular, por conveniência e redução do custo dos serviços prestados.

A priori, a legislação fiscal estabelece a dispensa, para fins fiscais, da apresentação e manutenção da escrita contábil. No entanto, por tratar-se de Decreto fiscal, não pode contrariar ou dispensar uma obrigação prevista em uma Lei, como o Código Civil Brasileiro.

De acordo com o Código Civil apenas as Sociedades Anônimas de capital aberto estão obrigadas a seguir um sistema de contabilidade mecanizado, por isso as pequenas e médias empresas estariam dispensadas de manter escrituração contábil regular.

Corrigir

Questão 2: Assinale a afirmativa correta quanto à Contribuição Sindical dos empregados:

Na admissão de empregados durante o ano, a empresa realizará o desconto da contribuição sindical no mês subsequente, ainda que o empregado já tenha contribuído em emprego anterior.

A empresa efetuará no mês de março de cada ano o desconto correspondente à remuneração de 1 (um) dia de trabalho, para os empregados, qualquer que seja a forma da referida remuneração.

Um empregado admitido no mês de maio, não sofrerá o desconto da contribuição sindical naquele ano, sendo o desconto realizado em março no ano seguinte, juntamente com os demais empregados da empresa.

A empresa efetuará apenas no ano de admissão do empregado, para fins de contribuição sindical, o desconto correspondente à remuneração de 1 (um) dia de trabalho, qualquer que seja a forma da referida remuneração.

O empregado admitido no mês de maio, já tendo contribuído em emprego anterior, sofrerá o desconto da contribuição sindical no mês de junho e o recolhimento ao sindicato será efetuado no mês de julho.

Corrigir

Questão 3: Assinale a alternativa correta quanto ao Salário Família:

É pago pela previdência social aos trabalhadores, independente da renda, que possuem filhos até 24 anos de idade, se ainda estiverem cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau.

O trabalhador enquadrado nas condições terá direito a receber apenas uma quota de salário-família independente de quantos forem os filhos na faixa etária estipulada para o benefício.

O benefício é uma obrigação do Governo, e o pagamento pode ser retirado em qualquer agência da CAIXA, nos correspondentes CAIXA AQUI, nas unidades lotéricas ou nos terminais de autoatendimento.

É pago pela previdência social aos trabalhadores de baixa renda que possuem filhos até 21 anos de idade, ou, em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho.

O pagamento do salário-família está condicionado à apresentação anual de atestado de vacinação obrigatória dos filhos, até 6 anos de idade, e de comprovação semestral de frequência à escola, a partir dos 7 anos de idade.

Corrigir

Questão 4: As funções do Departamento de Pessoal são: administrar a movimentação de pessoal entre empregador e empregado, preparar folha de pagamento, férias, 13º salário, rescisão do contrato de trabalho e encargos sociais. As atividades do Departamento de Pessoal são disciplinadas:

Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e por normas jurídicas a ela complementares.

Pela Receita Federal do Brasil e pelos Sindicatos da Categoria.

Pela Previdência Social e por normas jurídicas complementares.

Exclusivamente pelos Sindicatos da Categoria.

Exclusivamente pela Constituição Federal.

Corrigir

Questão 5: Assinale a alternativa correta quanto aos procedimentos do Departamento de Pessoal:

O Departamento de Pessoal deverá verificar, na CTPS, na parte de “Anotações Gerais”, registro do cadastramento no PIS. Na falta dessa anotação e não tendo o empregado apresentado o documento que comprove o cadastramento, o departamento irá desconsiderar esta informação no cadastro do funcionário.

Na admissão o Departamento de Pessoal deve obter a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do empregado, para efetuar as devidas anotações e devolvê-la no prazo máximo de 48 horas.

No momento da admissão o Departamento de Pessoal, não precisa se preocupar com o recolhimento de Contribuição Sindical do empregado em emprego anterior, uma vez que essa contribuição é devida a cada nova admissão durante o ano.

O Departamento de Pessoal, no momento da admissão, para fins de levantamento da situação do empregado, procederá à retenção do documento de identificação até que todos os dados sejam levantados junto aos órgãos competentes.

Para fins de preenchimento das informações referentes ao Salário Família, o Departamento de Pessoal irá solicitar ao empregado cópia da certidão de casamento.

Corrigir

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s