De acordo com a Res. CFC 1.185/09 / CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, o conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:


De acordo com a Res. CFC 1.185/09 / CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, o conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:

BP, DRE, DRA, DMPL, DFC, DVA

  • BP,  Balanço patrimonial
  • DRE,  Demonstração do Resultado do Exercício
  • DRA, Demonstração do Resultado Abrangente (DRA)
  • DMPL, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
  • DFC, Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)
  • DVA

Balanço patrimonial (BP)

O Balanço tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, portanto, uma posição estática.

Conforme o art. 178, da Lei 6.404/1976, “no Balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia”.

Visando atender a esse objetivo, a Lei 6.404/76, por meio dos arts. 178 a 182 definiu como deve ser a disposição de tais contas, seguindo, para o Ativo, a classificação em ordem decrescente de grau de liquidez e, para o Passivo, em ordem decrescente de prioridade de pagamento das exigibilidades, ou seja:

No Ativo, são apresentadas, em primeiro lugar, as contas mais rapidamente conversíveis em disponibilidades, iniciando com o Disponível (caixa e bancos), Contas a Receber, Estoques, e assim sucessivamente;

No Passivo, classificam-se em primeiro lugar as contas cuja exigibilidade ocorre antes.

Dentro desse conceito geral, os § 1º e § 2º do art. 178 determinam a segregação do Ativo e do Passivo nos seguintes grupos:

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é a apresentação, em forma resumida, das operações realizadas pela empresa, durante o exercício social, demonstradas de forma a destacar o resultado líquido do período, incluindo o que se denomina de receitas e despesas realizadas.

O art. 187, da Lei das Sociedades por Ações, estabelece a ordem de apresentação das receitas, dos custos e das despesas, na Demonstração do Resultado do Exercício, para fins de publicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s