Teoria da Contabilidade – Aula 3


Ao se indagar sobre a profissão contábil como uma das mais antigas que existe; poderia dizer que  estereótipo da imagem  desse profissional em nossa sociedade não é o melhor possível (aparentemente não muito criativo, talvez um pouco tímido e, em alguns casos extremos,  até com suspeita de ausência de  idoneidade profissional). A despeito de qualquer juízo já concebido, não olhando basicamente o momento que vivemos, mas projetando uma nova realidade que é emergente, inquestionável e irreversível…

Em primeiro lugar, precisamos entender que a imagem dessa profissão no Brasil ou em países subdesenvolvidos (ou em desenvolvimento) está muito aquém que nos países desenvolvidos. A certificação do contador na Inglaterra é dada pela rainha. Nos Estados Unidos, se você perguntar qual a vocação que alguém quer para  seu filho, aparecem as profissões de médico, advogado e contador. Em alguns estados americanos o contador é o mais bem remunerado entre as profissões liberais. Lá, os auditores são uma classe privilegiada, ganham uma fortuna, jogam golfe e são muito respeitados. Isto acontece em outros países desenvolvidos.

A contabilidade foi aos poucos se transformando em um importante instrumento para se manter um controle sobre o patrimônio da empresa e prestar contas e informações sobre gastos e lucros tanto ao ambiente interno como externo.

Encontra-se atualmente dividida entre contabilidade de custos, gerencial e financeira, mas todas se direcionam para um mesmo fim, que é manter a saúde da empresa, proporcionando segurança em suas ações presentes e futuras.

Ela é fundamental dentro de uma empresa, direcionando seus negócios e monitorando seus custos e despesas além de fornecer informações ao ambiente externo, principalmente aos órgãos reguladores, como o Estado, com a qual as empresas precisam prestar contas.

 Para saber mais sobre “Novo perfil do Contador“. Marion, USP.

Aula 3: Objetivos da Contabilidade

Hoje, qualquer apresentação sobre contabilidade inicia sempre abordando as novas configurações que estão acontecendo nas organizações e a necessidade do profissional que atua na área se adaptar aos processos de mudança para que seja possível fazer alterações de rumo na vida das organizações.

Leia a citação: “O olhar para o futuro constrói os passos do presente”. Essa frase é muito boa – poderia fazer parte do nosso dia-a-dia – e nos transfere para a Era da Tecnologia, em que as novidades vão acontecendo numa rapidez inenarrável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s