Quem cai mais depressa?


Media player poster frame
Share

Galileu é considerado o fundador da dinâmica, ciência que estuda o movimento dos corpos, tendo sido o primeiro a enunciar a lei da inércia, um conceito aprofundado posteriormente por Newton.

Quando se estuda a queda livre dos corpos, fala-se inevitavelmente da experiência de Galileu Galilei. A teoria aristotélica vigente na sua altura acreditava que, se abandonássemos dois corpos de massas diferentes, de uma mesma altura, o corpo mais pesado tocaria o solo primeiro, ou seja, o tempo de queda desses corpos seria diferente. Ao introduzir o método experimental, o físico Galileu Galilei chegou à conclusão de que, quando dois corpos de massas diferentes são abandonados da mesma altura, ambos alcançam o solo no mesmo instante.

Posteriormente, Isaac Newton, através de experiências realizadas no vácuo, sem a influência do ar, comprovou que a teoria de Galileu era relativa e não absoluta, precisamente por causa do poder do ar sobre os corpos. Numa pena de ave e numa pedra, por exemplo, a ação do ar é exercida de modo completamente diferente, afectando a velocidade da queda.

É por isso que se diz “queda livre”: livre da resistência do ar ou no ar e com resistência desprezível.

  • Temas: Ciência
  • Ensino: 1º Ciclo, 2º Ciclo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s