O que são coworking e meetup?


Entenda os conceitos que podem melhorar a rede de relacionamentos e reduzir custos da sua startup.

Coworking

Muitas empresas bilionárias começaram em uma garagem – Apple e Google são bons exemplos. Além disso reduzir custos, não é necessário se preocupar com gestão ou conforto – somente com seus primeiros resultados.

Mesmo assim, começar sua startup em um pequeno escritório, quarto ou garagem traz uma desvantagem: seu networking.

Os espaços de coworking tentam atender justamente a essa demanda: empreendedores e profissionais autônomos iniciando suas empresas, sem muita previsão de quantas pessoas ou qual espaço precisarão nos primeiros meses ou anos.

Todos trabalham em uma mesma área – ou várias áreas conjugadas – dividindo custos de um local que traz não só facilidades e serviços, mas também a chance de conhecer pessoas similares e fazer negócios internamente.

No Brasil, com uma simples busca na internet é possível encontrar escritórios de coworking em diversas cidades, apesar da concentração ser maior nas capitais.

Com preços que variam de R$ 200 a R$ 800 por posição ocupada, os serviços também variam: alguns oferecem somente internet, enquanto outros oferecem pacotes completos com telefone, secretária compartilhada, sala de reunião, serviços e impressão.

No coworking, você pode receber clientes, se organizar melhor, interagir com outros empreendedores e participar de eventos. Se você tem problemas de produtividade no seu home office, pode ser uma ótima opção.

Meetup

Meetup é um encontro informal em que as pessoas conversam de pé, facilitando a circulação e o networking. A ideia vem do Vale do Silício, em que eventos como esse são tão comuns quanto um happy-hour.

Mas como um encontro tão informal pode ser útil para o empreendedorismo brasileiro?

1) Um dos melhores jeitos de se encontrar co-fundadores e time técnico é em uma situação informal como essa. O mesmo vale para técnicos procurando startups interessantes. Dividir um momento de descontração, se conhecer melhor e aprender mais sobre cada pessoa e seus interesses faz com que você conheça seus possíveis sócios melhor e mais cedo.

2) Em várias cidades fora do eixo Rio-São Paulo, ao realizar eventos deste tipo, os empreendedores locais diziam: “Não vamos ter mais de 30 pessoas aqui hoje.” Quando 150 ou mais apareciam no encontro, percebia-se que existiam bem mais pessoas interessadas do que se imaginava. Isso desperta um sentimento de reconhecimento e incentivo, muito importante para o fortalecimento de cada região. E o ambiente informal é bem mais convidativo que o de um evento corporativo.

3) Investidores locais também vão aos meetups. Só que nesse ambiente, não existe a pressão da avaliação ou de ser ignorado por alguém: o investidor está ali para conhecer empreendedores, o empreendedor está ali para conhecer investidores e outros empreendedores. Sem regras. Sem expectativas. É muito mais fácil abrir um canal de comunicação dessa forma, então seu pitch tem que estar bem preparado.

4) Sempre levamos mentores da Aceleradora aos meetups, e os empreendedores têm feedbacks sinceros sobre seus projetos. Essa prática de feedback honesto é emprestada da cultura do Vale do Silício, e faz com que o mindset melhore consistentemente após o meetup em uma cidade.

5) Participando de um meetup, as incubadoras passam se envolver mais, o Sebrae local inicia um contato mais próximo com os empreendedores, e diversos encontros e movimentos se iniciam em prol dos empreendedores.

Como recado final, não espere um meetup acontecer na sua cidade. Encontre os empreendedores influentes na sua região e convide-os para organizar um meetup com você. Tente conseguir apoio de entidades e incubadoras locais, e assim o evento chegará ao conhecimento de mais empreendedores.

Meetups de startups não precisam de dinheiro nem que se cobre ingresso – eles devem ser uma ação auto-organizada pela comunidade para contribuir para o amadurecimento do cenário local.

Autor convidado: Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s