Cantar dá mais anos de vida


Quem canta, seus males espanta. Aqui está um provérbio português que bem se pode aplicar aos resultados de um estudo feito na China. Cantar, ajuda a viver mais anos.

A investigação foi feita em Bama, na região autónoma de Guangxi Zhuang, no sul da China. A população local tem um dos mais altos índices de longevidade do mundo. A receita está em beber licor de milho, comer queijo de soja e … cantar.

O Instituto da Longevidade de Bama, descobriu que a tradição das competições de canto era o que destinguia os habitantes desta região dos seus vizinhos. Há dez anos, a população de Bama já estava no quinto lugar do “ranking” da longevidade em todo o mundo.

Chen Jinchao, o investigador que estudou o caso de Bama durante anos, concluiu que para além da herança genética, de um meio ambiente privilegiado e dos hábitos dietéticos, o grande segredo para se chegar a uma vida centenária naquela região meridional da China, está em cantar. Cantar. Cantar ao desafio, como fazem, por tradição, os habitantes daquela região, ou simplesmente cantar.

Daqui se conclui que o provérbio português ” quem canta, seus males espanta “, tem uma dimensão muito mais global do que a que se podia supor.

4 edições em novo horário:

Sábado: 13h10m e 16h10m

Domingo: 13h10m e 16h10m

Para consultar as rubricas anteriores basta clicar aqui para entrar no arquivo do Século XXI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s