Miojo Engorda ou Emagrece?


Campeão entre os estudantes, popular entre as pessoas que vivem com pressa, alimento número um para os que vivem sozinhos. Também, pudera: o miojo é barato, rápido, prático, sacia a fome e muitos o acham saboroso. Todas estas vantagens fazem do miojo o prato principal de milhares de pessoas. Mas fica a pergunta: o miojo engorda ou emagrece? Conheça a resposta!

O que é o miojo?

O miojo é um macarrão instantâneo pré-cozido, portanto, como você já imagina, é rico em carboidratos simples. Durante o preparo do macarrão, antes de ser embalado, o miojo passa por um processo de fritura para secar o macarrão. Esta fritura, por sua vez, adiciona uma quantidade maior de calorias em relação ao macarrão tradicional: 90 gramas de macarrão normal cru possuem 315 calorias e 90 gramas de miojo possuem 420. É um aumento considerável não só de calorias, mas também de gordura na sua dieta.

O miojo engorda?

Geralmente se considera que o miojo engorda pelo teor calórico muito alto e ele ser constituído basicamente de carboidrato simples e gordura. Além das calorias, esta combinação não ajuda a manter você saciado por bastante tempo, o que te leva a comer novamente em um curto espaço de tempo.

Outra questão do miojo é que o seu tempero tem praticamente a quantidade diária de sódio que uma pessoa pode consumir. O sódio, como muitos sabem, é um elemento que leva à retenção de líquido, fazendo você engordar, ganhar peso.

E já que o assunto é o tempero do tal macarrão, é bom lembrar que alguns temperos contêm bastante gordura e estas gorduras serão adicionadas às muitas gorduras do macarrão.

Por fim, é bom lembrar que o miojo não é  um alimento nutritivo. Substituir uma refeição por um prato de miojo pode até ser uma forma prática e barata de matar a fome, mas você estará deixando de consumir uma série de nutrientes necessários para seu funcionamento. Por exemplo, o tradicional feijão fornece uma grande quantidade de ferro, dentre outras vitaminas e minerais. Sem ele (o ferro), você estará sujeito a desenvolver uma anemia e assim ficar sem energia para realizar suas atividades diárias. E quando você está sem energia, o que você faz? Você come! E desnecessariamente, pois sua falta de energia não é por falta de calorias e sim por falta de nutrientes.

Conclusão: Em geral, o mais correto afirmar é que o miojo engorda e o faz de várias formas diferentes, portanto, muito cuidado ao usa-lo na sua alimentação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s