5 ferramentas de transmissão online ao vivo para jornalistas


Jessica Weiss | 29/01/15

Segundo Brad Hunstable, presidente e cofundador da empresa Ustream de streaming de vídeo, 2015 foi “o ano do vídeo”.

“Vídeo está cada vez mais dominando a internet,” Hunstable disse ao International Business Times.

De clipes curtos no Vine a documentários de alta qualidade, jornalistas e redações estão na onda do vídeo. Streaming ao vivo, usado no passado principalmente por jornalistas cidadãos, agora é bem recebido por boa parte das organizações de mídia como uma maneira de oferecer relatos de vídeo de acontecimentos maiores.

Em dezembro, a ABC News lançou GoStream, que permite que seus jornalistas na rua enviem vídeos não editados a ABC News através de um app, que são então disseminados.

Ao vivo não é uma tecnologia incrivelmente avançada; você precisa de pouco mais do que uma câmera com uma conexão de dados para sair do chão. Os jornalistas cidadãos costumam usar um dispositivo móvel ou tablet. Para obter uma qualidade mais alta do vídeo, uma câmera digital HDMI pode ser usada. Você também vai precisar de uma conexão com a internet, cuja velocidade varia, dependendo do sistema que você usa.

Para transmitir os seus vídeos para o mundo, sejam de últimas notícias ou eventos de estúdio, uma série de ferramentas de streaming ao vivo estão disponíveis, com custo e recursos variados. Aqui está um panorama de algumas ferramentas de transmissão online ao vivo usadas por jornalistas cidadãos a profissionais.

Ustream: Jornalistas cidadãos e ativistas de todo o mundo usam há tempo a popular plataforma de nuvem como veículo de comuicação via apps em dispositivos móveis. O usuário Bassem Masri virou uma estrela da mídia social durante os protestos de Ferguson, no Missouri. Ustream oferece uma variedade de opções gratuitas, incluindo para celular e desktop. Para saber o básico de produção de vídeo online no Ustream, clique aqui. Você pode testar um período de experiência de 30 dias antes de assinar o plano Pro. O plano mensal Pro custa a partir de US$99.

Livestream: Outro recurso importante, Livestream oferece ferramentas e produtos para transmitir eventos de qualquer dispositivo. Você pode ir ao vivo em HD gratuitamente com Livestream Producerapps e Google Glass. Para transmitir eventos mais sofisticados, pode criar uma conta de teste gratuita com planos a partir de US$42 por mês. Livestrem tem sido usado amplamente para transmitir chats e notícias de jornalismo, como as redes de notícias locais, o canal do popular repórter Tim Pool do VICE, a Faculdade de Jornalismo da Universidade de Columbia e mais.

Stringwire: Usado para  streaming de notícias urgentes, este aplicativo móvel gratuito (disponível para iOS e Android) foi desenvolvido pela NBC News Digital. Stringwire estimula o usuário a se tornar “citizen stringers” (colaboradores cidadãos) destacando seu vídeo para ser qualificado para transmissão da NBCUniversal. A NBC não paga seus colaboradores, mas os usuários recebem crédito sempre que possível e o conteúdo fica pertencendo a eles se fizeram a gravação. A NBC News está encorajando sua equipe, principalmente produtores na rua, a usar o aplicativo.

Bambuser: Trata-se de um serviço gratuito básico que permite que o usuário transmita, assista e compartilhe vídeos ao vivo através de telefones celulares e computadores. O aplicativo móvel está disponível para iOS, Android, Nokia Maemo, Symbian, Bada e plataformas Windows Mobile. Bambuser tornou-se conhecido nos últimos anos por seu papel em ajudar a mobilizar jornalistas cidadãos em todo o Oriente Médio durante vários períodos de protestos políticos. Desde 2012, os usuários do serviço Bambuser tiveram a opção de compartilhar suas transmissões com a Associated Press. A parceria permite que a AP use Bambuser como fonte de conteúdo gerado pelo usuário que vem de jornalistas cidadãos. Além de compartilhar o conteúdo real, os usuários são obrigados a incluir alguma forma de informações de contato para a AP poder verificar a autenticidade do vídeo e dar crédito ao proprietário.

Google Hangouts On Air/YouTube: Com Hangouts On Air, você pode transmitir debates ao vivo e eventos para o mundo através de seu Google+ Home e canal do YouTube. Para compartilhar um Hangout (que pode ter a presença de até 10 pessoas), o Google Hangouts On Air conecta sua conta do Google Plus para sua conta do YouTube (ambos de propriedade do Google), streaming através do Google Plus. As pessoas podem ver o seu Hangout enquanto você estiver transmitindo, ou através da visualização da gravação em seu canal no YouTube mais tarde. Para mais detalhes sobre essa opção, bem como dicas gerais de streaming ao vivo, uma visão geral dos problemas de segurança e outras dicas úteis, consulte o Citizen Journalist Guide to Live Streaming Video do Video 4 Change.

Quais são as suas ferramentas favoritas? Compartilhe nos comentários abaixo, Twitter ou Facebook

Imagem cortesia de Eric Hersman no Flickr sob licença Creative Commons

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s