PMBoK Areas de Gestão


  1. Integração
  2. Escopo
  3. Tempo
  4. Custo
  5. Qualidade
  6. RH
  7. Comunicações
  8. Riscos
  9. Aquisições
  10. Partes Interessadas – stakeholders

Integração – Possui os processos responsáveis pela integração de elementos do gerenciamento de projetos, que serão identificados durante o seu ciclo de vida e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento.

Escopo – Possui os processos envolvidos no levantamento de todo o trabalho que será necessário e apenas o necessário e definido para que o projeto seja concluído com sucesso.

Tempo – Possui os processos que dizem respeito ao término do projeto no prazo que foi acordado.

Custo – Possui os processos envolvidos no controle e orçamentação dos custos, de modo que o mesmo possa terminar dentro do orçamento pré-determinado.

Qualidade – Possui os processos que irão garantir a satisfação dos objetivos do projeto, de forma que obedeça a padrões e normas de qualidade que deverão ser seguidas durante todo o projeto.

Recursos Humanos – Possui os processos responsáveis por organizar e gerenciar a equipe do projeto. Os processos envolvidos neste grupo determinam quais os tipos e os perfis dos profissionais, hierarquia desses profissionais e o responsável por cada parte do projeto. Também determinam como mobilizar as pessoas que foram requisitadas para o projeto, preocupando-se com o treinamento da equipe e também a integração e geração de conhecimento.

Comunicações – Possui os processos que se referem à geração, coleta, armazenamento, destinação e disseminação das informações do projeto de tal forma que seja oportuna, adequada e direcionada de forma concisa.

Riscos – Possui os processos que dizem respeito ao gerenciamento de riscos em que um projeto está sujeito. Os processos desta área têm como objetivo identificar os riscos, determinar como os riscos serão analisados, identificados, tratados e como as respostas serão planejadas.

Aquisições – Possui os processos para a realização de compra ou aquisição de produtos, serviços, gerenciamento de contratos e resultados. Os processos desta área têm por objetivo identificar o que se deseja adquirir, de quem será adquirido, como será feito o gerenciamento de contratos de aquisição, pagamentos, formalização da finalização de contratos, entre outros.

Partes interessadas – Possui os processos que objetivam a realização do gerenciamento das pessoas envolvidas com o projeto, também conhecidas como stakeholders, realizando assim uma maior incentivarão e envolvimento dos mesmos nas decisões tomadas e atividades do projeto.

PMBOK (PMI, 2013) tem sido um dos guias mais utilizados para o gerenciamento de projetos no mundo todo pela capacidade que possui de apresentar as diversas formas através da utilização de processos específicos para realização de medições, controle, planejamento e organização da execução das atividades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s