Concurso Transpetro 2018 – ANALISTA DE SISTEMAS JÚNIOR – INFRAESTRUTURA


ANALISTA DE SISTEMAS JÚNIOR – INFRAESTRUTURA

Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos:

  • Arquiteturas de rede; Topologias; Equipamentos de conexão e transmissão; QoS; Modelo OSI da ISO;
  • Arquitetura e protocolos TCP/IP; Nível de aplicação TCP/IP: DNS, FTP, NFS, TELNET, SMTP, HTTP, LDAP, DHCP, IPSEC, SSH, SNMP e NAT; IPv4 e IPv6; Conceitos de Storage (NAS e SAN).
  • Ambiente UNIX: Instalação e suporte a TCP/IP, DHCP, DNS, NIS, CIFS, NFS, Instalação e Configuração de Serviços; impressão em rede;
  • Servidor Apache; Servidores de Aplicação; Integração com ambiente Windows, Samba; Linguagens de Script. Ambiente Microsoft Windows 2016: Instalação e suporte de TCP/IP, DHCP, DNS;
  • Active Directory, IIS, Terminal Services; Serviços de arquivo e impressão em rede; Integração com ambiente Unix; Linguagens de Script.

Gerência de Projetos:

Conceitos de Gestão de Projetos. PMBoK. Processos Ágeis. SCRUM. KANBAN. Metodologias, técnicas e ferramentas da gerência de projetos.

Segurança da Informação: conceitos termos e definições; Segurança física e lógica; Firewall e proxies; VPN; Softwares maliciosos; Sistemas de detecção de intrusão; conceito de ICP, Certificação e Assinatura Digital. Criptografia Simétrica e Assimétrica; Single sign-on: conceito e utilização; Controle de acesso.

Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho:

Arquiteturas RISC e CISC; Organização do processador; Organização de memória; Conceitos de concorrência, paralelismo e computação distribuída; Taxonomia de Flynn; Arquiteturas de sistemas distribuídos: SMP e MPP; Conceitos básicos de computação em aglomerados (Cluster) e de computação em grades (Grids); Balanceamento de carga; Avaliação de desempenho.

Sistemas Operacionais: Funções e Estrutura do SO; Processo e Threads. Gerência do processador; Gerência de memória; Sistemas de arquivos; Entrada e saída; RAID.

Gerenciamento de Serviços de TI:

  1. Biblioteca ITIL® versão 3.
  2. Suporte a serviços e entrega de serviços;
  3. COBIT 5.1.

BANCOS DE DADOS:

Modelo de entidades e Relacionamentos, Modelo Relacional; Dependências funcionais e formas normais; Álgebra relacional e SQL; Procedimentos armazenados; Modelagem e Projeto de Bancos de Dados Relacionais; Modelagem Dimensional; Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD): arquitetura, segurança, integridade, concorrência, recuperação após falha, controle de acesso, gerenciamento de transações, particionamento, gerência de desempenho; Bancos de Dados Distribuídos e Paralelos. Bancos de Dados NOSQL.

Programação:

Algoritmos e estruturas de dados; Português Estruturado. Linguagem de marcação: HTML e XML; Programação em Java (JEE, Servelets, JSP e EJB). Javascript. Programação em Python.

Lógica Matemática:

Sentido lógico-matemático convencional dos conectivos; Argumentos; A lógica sentencial; A lógica de predicados de primeira ordem; Regras de formação de fórmulas; Sistemas dedutivos; Valores-verdade; Funções de avaliação. Tabelas verdade.

Gestão da Segurança da Informação:

  • Conceitos;
  • Políticas de Segurança de Informação;
  • Classificação de Informações;
  • Norma ISO 27002: 2013.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s