Esqueça a Indústria 4.0: Japão avança para a Sociedade 5.0 com drones e caminhões autônomos!


O mundo ainda se está a adaptar aos desafios dos avanços para a Indústria 4.0 mas o Japão já vê mais à frente, apontando ao desenvolvimento da Sociedade 5.0. No mais recente relatório ‘Growth Strategy 2017’, o Japão coloca o desenvolvimento tecnológico a um outro nível e com metas ambiciosas de introdução de novas metodologias, onde as entregas com drones ou os camiões autónomos ganham papel predominante.

Na nova era para a qual o Japão já está a apontar – quando a maioria dos países ainda se prepara para entrar na Indústria 4.0 – o país já demonstra a atenção para uma nova realidade que se coloca. Já em Março passado, o primeiro ministro nipónico, Shinzo Abe, tinha alertado para uma nova dinâmica nas sociedades modernas: «Estamos agora a testemunhar a abertura do 5.º capítulo (…) Agora, estamos preparados para encontrar soluções para problemas que não podiam ser resolvidos anteriormente. Esta é a era em que todas as coisas estão conectadas, todas as tecnologias se fundem, e este é o advento da Sociedade 5.0».

A Sociedade 5.0 para a qual se prepara o Japão

Shinzo Abe, o primeiro ministro japonês.

Segundo o primeiro ministro japonês, a nova era da Sociedade 5.0 passa pela compreensão de que tudo no futuro estará conectado e que a sociedade terá que ser adaptável. E o Japão quer dar já passos nesse sentido para estar preparado antes de todos os outros, com planos concretos para uma profunda integração da tecnologia – onde se inclui a inteligência artificial, a robótica, o Big Data, os camiões autónomos ou as entregas com drones. Mais: tudo será preparado para aproveitar a tecnologia para fazer frente a um dos grandes dilemas no Japão: o envelhecimento da população.

O Japão planeia começar as entregas de produtos através de drones (inicialmente para zonas remotas) já no próximo ano e a introdução de camiões autónomos nas suas estradas em 2022 – os testes desses veículos serão iniciados em 2020.

São metas ambiciosas que voltam a surgir mas com uma particularidade face ao que temos noticiado: desta feita é um Governo que assume a rédea da mudança e não empresas privadas. E isso poderá fazer toda a diferença.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s