10 benefícios do pepino para a saúde; 


O pepino está presente na maioria dos pratos na culinária brasileira, principalmente devido à sua textura aguada e crocante, ao mesmo tempo, além de sabor leve, refrescante e agradável. Uma curiosidade interessante é que, apesar de muita gente achar que ele é um vegetal, na verdade, ele é um fruto, assim como o tomate.

 

É isso mesmo. O pepino é um fruto originado da planta Cucumis Sativus, da família Cucurbitaceae, mais conhecida como pepineiro. Por seu efeito calmante, hidratante e refrescante, ele costuma ser consumido principalmente em dias de calor, como no verão, em sua forma crua ou em conserva.

Há quem diga, ainda, que o pepino é um grande aliado da beleza. O fruto verde pode ser muito útil para cuidar da pele, cabelo e unhas. Por isso, você já deve ter visto nos filmes na televisão cenas de mulheres com máscara facial e duas belas rodelas de pepino nos olhos para dar fim aos horríveis inchaços e olheiras.

Se você sempre viu isso e nunca entendeu, nesse artigo você vai aprender quais são os benefícios do pepino para a pele e também para a saúde, de uma forma geral. Vamos lá?

Benefícios

mulher-com-pepino

Por ser rico em nutrientes essenciais ao nosso corpo e conter poucas calorias, o pepino pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Dentre eles estão o emagrecimento saudável e cuidados com a beleza, que são alguns dos principais objetivos de todas as mulheres na sua passagem pela Terra, e também a prevenção de várias doenças, como câncer e hipertensão.

Dentre os principais nutrientes presentes no fruto estão: vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina K, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco, fluoreto e sílica, carboidratos e fibras, entre outros. Com toda essa fonte nutricional, o pepino pode oferecer ao nosso corpo vários efeitos benéficos. Veja a seguir:

1 – Previne e combate o câncer

O pepino apresenta em sua composição dois tipos de fitonutrientes com funções anti-câncer: os triterpenoide e as lignanas. Estas últimas, ao entrar em contato com o nosso organismo e as bactérias presentes no sistema digestivo, se transformam em enterolignanas, que, por sua vez, são moléculas capazes de se unir aos receptores de estrogênio e, com isso, prevenir tumores malignos relacionados ao hormônio.

O resultado dessa ligação é de menos riscos de se contrair câncer de mama, ovário, endométrio, útero e próstata. Além disso, graças à presença dos triterpenoides, o pepino também ajuda a combater o surgimento e desenvolvimento de células cancerígenas no nosso organismo.

2 – Faz bem para a pele

Há comprovação científica de que o pepino, com o seu frescor e efeito calmante, possa tratar várias enfermidades na pele, como queimaduras solares, e outros tipos de irritações, inchaços e inflamações que atingem a pele. Por esses e outros motivos é que você vê nos filmes na TV mulheres com rodelas de pepino nos olhos, como falamos no início desse artigo.

Além disso, ele pode ajudar a combater o envelhecimento precoce, evitando o aparecimento de rugas e linhas de expressão, e hidratar a nossa derma de maneira eficaz, deixando-a mais macia e suave.

3 – Ajuda a emagrecer

Por ser um fruto pouquíssimo calórico e bastante nutritivo, como mostramos anteriormente, o pepino pode ser um grande aliado para emagrecer com saúde. Além de fornecer ao organismo vários nutrientes essenciais, ele pode também hidratar o corpo e fazer com que sintamos menos fome durante o dia.

Para quem não sabe, muitas vezes, a desidratação é que faz as pessoas comerem além do que necessitam em determinado momento. Às vezes achamos que é fome, quando, na verdade, é apenas falta de água no corpo.

Além disso, o pepino é rico em fibras, que são nutrientes que ajudam a prolongar a sensação de saciedade no estômago e, portanto, evitar os ataques descontrolados e fora de hora à geladeira.

4 – Previne doenças cardiovasculares

O fruto também possui em sua composição nutricional o potássio, um mineral essencial ao bom funcionamento do corpo e, principalmente, do coração, atuando como um vasodilatador natural.
Aliado ao magnésio e às fibras também presentes no pepino, o potássio pode ajudar de forma significativa a reduzir a pressão arterial. Os resultados são de menos ricos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

5 – Combate o diabetes

Por conter uma baixa taxa de açúcar, o pepino pode auxiliar na redução dos níveis de glicose no sangue. Ainda, o consumo do fruto ajuda na produção das chamadas células beta, que são responsáveis por realizar a síntese de insulina no corpo.

Por este motivo, o pepino deve sempre estar dentro da rotina alimentar de pessoas com diabetes tipo 2 e, também, de todas as pessoas que queiram estar livre da doença no decorrer dos anos.

pepino

6 – Melhora a saúde intestinal

Quem sofre de constipações pode ter o pepino como amigo para todas as horas. Isso porque, devido à presença de água e fibras insolúveis em sua composição, o fruto pode ajudar no estímulo acelerado da excreção de fezes e outros resíduos e toxinas do metabolismo. Para obter os efeitos desejados, é preciso consumir o pepino diariamente.

7 – Fortalece os ossos

Fonte rica e natural de vitamina K, o pepino é capaz de dar mais força aos nossos ossos. Isso porque a vitamina ajuda a aumentar a absorção de cálcio pelos ossos, deixando-os mais fortes e menos suscetíveis às fraturas.

8 – Previne doenças neurológicas

Há estudos que indicam que a desidratação está entre as maiores causas da cefaleia (dor de cabeça). Por conter bastante água e magnésio em sua composição, o pepino pode ajudar a combater o problema, promovendo uma melhor hidratação do corpo.

Além disso, o fruto também possui propriedades anti-inflamatórias, que são essenciais para combater qualquer tipo de dor. Há indícios de que o pepino possa auxiliar, ainda, no tratamento do Mal de Alzheimer, uma vez que melhora a memória e a capacidade de aprendizagem.

9 – Combate a retenção líquida

Conhecido como um diurético natural, o pepino pode aumentar a excreção de urina produzida pelo corpo. Os efeitos positivos são menores chances de infecções urinárias e de formação de cálculos renais.

Além disso, o fruto ajuda a eliminar o excesso de líquidos no organismo, diminuindo o inchaço desconfortável na barriga que tanto pesa na balança.

10 – Ajuda no crescimento de unhas e cabelos

Graças à presença de sílica em sua composição nutricional, o pepino pode fazer bem também à beleza, auxiliando no crescimento de unhas e cabelos de forma rápida e saudável.

Gostou do artigo de hoje? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo compartilhando conosco a sua opinião sobre o assunto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s