Palácio da Memória – método de loci


Palácio da Memória é uma técnica milenar de memorização, infelizmente ignorada dentro do lugar onde ela seria mais útil: as escolas!!

A técnica do Palácio da Memória  – também conhecida como método de loci, (lugar, em latim) ou método das jornadas – era usada pelos grandes oradores da antiguidade para fazer discursos de cabeça, sem nenhum tipo de apoio. Afinal, eles não tinham retroprojetores ou o Power Point para facilitar a vida… Aliás, nem mesmo papel para fazer uma “colinha básica” eles tinham… 😉

Você pode aprender o Palácio de DUAS maneiras:

  • Matriculando-se no curso Memória Total – são 9 aulas AO VIVO e GRATUITAS, onde você irá aprender o Palácio da Memória e muitas outras técnicas de memorização. Ao se inscrever, você tem acesso imediato à primeira aula do curso!

Memória Total - Cadastro

  • Você também ter uma ideia rápida de como o Palácio da Memória funciona assistindo a videoaula a seguir:

Se você ficou morrendo de curiosidade para saber qual a “outra” técnica, corre lá e assiste a videoaula onde eu explico tudinho. 😉

Agora, se você quer aplicar já o Palácio da Memória nos seus estudos, lá vai um passo a passo:

Palácio da Memória: como fazer o seu

Agora que você assistiu o vídeo, segue um resumo para você aplicar o Palácio da Memória nos seus estudos:

1) Escolha um lugar bem conhecido

Exemplos de lugares que se usa para se criar o seu Palácio da Memória são a sua casa, o campus da faculdade ou o seu local de trabalho. Valem lugares abertos ou fechados. O importante é conhecer bem o lugar e ter um número de detalhes compatível com o número de itens que você tem para memorizar.

2) Memorize o seu palácio

Escolha um lugar para começar. Deve ser uma extremidade do local. A porta da frente da casa ou o portão de entrada da escola, por exemplo. Percorra mentalmente o palácio duas a três vezes, sempre na mesma ordem, até você memorizar todo o trajeto. Cada lugar que você marcar no caminho é chamado de “estação” do palácio. No exemplo do vídeo, a lixeira é a primeira estação, o vaso da frente é a segunda, e assim por diante.

3) Escolha as palavras ou conceitos que você precisa memorizar

O número de palavras ou conceitos deve ser menor ou igual ao número de estações do seu palácio.

4) Associe os conceitos às estações do palácio

Agora é hora de você associar cada conceito a uma estação. No vídeo, a rosquinha está na lixeira, a caneta no vaso da frente, etc…

E aqui vem o segredo para a memorização funcionar feito mágica:

Você deve ter uma imagem bem nítida representando cada conceito. Mesmo que seja um conceito abstrato, crie uma imagem concreta para representá-lo. Por exemplo, a palavra “lei” pode ser representado pelo martelinho do juiz.

DICA EXTRA: Adicione humor, ação ou exagero nas imagens, pois assim elas ficam ainda mais fáceis de memorizar. O martelo do juiz pode ser gigante, tão grande que o juiz não consegue levantá-lo. Imagine a cena!! 😉

5) Revise mentalmente o trajeto com as imagens associadas

Você deve fazer isso algumas vezes, até que o trajeto esteja totalmente memorizado. Geralmente, eu repasso o palácio em torno de 3 vezes no primeiro dia, e depois coloco numa sequência de repetição espaçada: dia seguinte, uma semana depois, 15 dias depois, e por aí vai, até não conseguir mais esquecer. 😀

Quer aprender novas técnicas de memorização?

Então clique para conhecer o Memória Total!
Memória Total - Cadastro

VENCEDOR DEFINIDO! A pessoa que mais chegou perto de responder o desafio foi o Sérgio Ricardo Benício Maravalho, que percebeu que a técnica “embutida” tinha a ver com números. Parabéns, Sérgio, entraremos em contato para pegar o seu endereço e enviar o livro. Aos demais, parabéns pelas tentativas, treinar o cérebro é sempre bom! Para descobrir como os números entraram nesta história, assista esta outra aula.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s