O ponto da virada na aprendizagem


Alguma vez na sua vida você começou a fazer um curso, ou a ler um livro, e acabou parando pela metade? Se a resposta foi “muitas vezes” você é como a maioria dos mortais. Mas não se preocupe, nesse post falo sobre curva de aprendizagem, vou te ajudar a entendê-la, e assim a finalizar essas tarefas inacabadas.

Você termina de ler os livros que compra?

Existe uma estatística alarmante a respeito da leitura de livros. O infográfico feito pela “Good Reads” – um site em que as pessoas compartilham diversas coisas a respeito das suas experiências de leitura – apresentou uma pesquisa sobre até quantas páginas as pessoas do site acabam lendo dos  livros que compram. O resultado foi que mais de 60% das pessoas não terminam suas leituras.

Essa estatística se torna mais alarmante se lembrarmos que as pessoas que estão registradas “Good Reads” são pessoas que gostam de ler. Isso nos leva a pergunta inevitável: se para um “clube do livro” os números são esses, imagine agora para a maioria da população? A proporção certamente é muito maior! Ou seja, muito mais pessoas abandonam seus livros e aprendizados antes de concluí-los… 🙁

Isso é realmente muito grave, pois reflete a dificuldade das pessoas  avançarem nos seus objetivos de aprendizagem, mesmo quando alguma motivação inicial as leva a começar.

O fato é que existe um ponto-chave na relação entre motivação e aprendizagem. Esse é exatamente o ponto em que as pessoas desistem,  e se você aprender a identificar esse ponto e a ultrapassa-lo, você vai acabar fazendo parte daquela minoria, que consegue terminar o que começou, e consequentemente realizar seus sonhos de crescimento pessoal e profissional.

Por que a aprendizagem começa bem e depois parece estancar

key

No gráfico ilustrativo mostrado no vídeo podemos observar que existem duas curvas: azul para aprendizagem, que começa na hora que você tenta aprender os primeiros conceitos de um assunto novo. Conforme o aprendizado flui, a velocidade dele cai drasticamente, por conta do aprofundamento do assunto, e conceitos básicos que não foram bem entendidos podem tornar-se obstáculos a esse aprofundamento.

Portanto o grau de aprendizagem no início de qualquer coisa nova é bem lento. Na medida que você se familiariza com o assunto, a velocidade do aprendizado aumenta, pois você vai conhecendo a maior parte dos conceitos fundamentais e tendo mais ganchos mentais para encaixar as informações novas.

Já na curva laranja do gráfico, temos a motivação.  Normalmente você começa o aprendizado motivado pela novidade. Com a lentidão da aprendizagem inicial, o nível de motivação vai caindo, até chegar no ponto muito baixo, que é um momento de frustração e desânimo.

É esse o ponto chave!

É nele que se diferenciam as pessoas que vão atingir os seus objetivos ou não, no caso terminar ou não o aprendizado ou a leitura do livro. Com persistência e paciência para suportar essa fase do estudo, você continua estudando, e terá  como resultado, o aumento gradativo na velocidade do aprendizado.

O motivação então volta a aumentar, chegando finalmente no topo, com altíssima motivação novamente. O sentimento de aprender coisas novas e estar com amplo domínio do que aprendeu (a famosa maestria), é extremamente prazeroso. Essa é a fase do auge do aprendizado, e pode ser o início de um caminho para a expertise no assunto.

Mas o que importa no começo disso tudo, é exatamente o ponto chave.

A dica é: quando estiver aprendendo algo novo e se sentir desmotivado, sem vontade de progredir e finalizar o estudo, saiba que você está no ponto que citamos, e que ele vai passar se houver persistência.

Respire fundo e continue, uma hora a motivação volta! Assim no fim você vai realizar aquele sonho de aprender o assunto que tanto queria saber!

😀

Agora é sua vez, conte sua história!

Alguma vez na sua vida você se deparou com situação parecida? Em que no começo do aprendizado a motivação era grande, porém acabou não terminando o que começou, causando só frustração?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s