Como Ventilar um Encanamento


2 Métodos:Ventilação secaVentilação molhada

A ventilação adequada é parte importante de um sistema de encanamento. Toda instalação sanitária, de um vaso sanitário a um chuveiro, precisa ser conectada a uma tubulação de ventilação. A pressão do ar externo que penetra nos tubos de ventilação ajuda a empurrar detritos ou água usada pelos canos de drenagem. Além disso, os tubos de ventilação atravessam o telhado para expelir gases prejudiciais ou odores desagradáveis de casa. Siga estes passos para ventilar um encanamento.

Passos

  1. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 1
    1

    Familiarize-se com os códigos de construção e encanamento. Estes deverão ter restrições sobre o tamanho e o material da tubulação, a distância entre certas instalações sanitárias e os tubos de ventilação, e a localização da ventilação. Alguns códigos também exigem licenças e ajuda profissional para certos projetos. Estude os códigos locais em detalhes antes de começar o projeto e consulte um bombeiro hidráulico se tiver dúvidas ou quiser conselhos.

    • Os códigos de construção são alterados com frequência para refletir o conhecimento atual sobre materiais seguros e eficientes e padrões de construção. Use os códigos locais mais recentes.
  2. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 2
    2

    Escolha um material de tubulação para o sistema de ventilação. Leve em conta o material de tubulação que melhor se adapta às suas necessidades, ao seu orçamento e à tubulação existente. A maioria dos sistemas de ventilação é composta de pequenos tubos de menos de 25 cm de diâmetro, o que permite usar tubos plásticos como tubos de PVC ou ABS. Em certas situações, esses tubos podem não ter força ou durabilidade suficientes, por isso há tubos de cobre, aço ou liga de ferro disponíveis. Ao escolher um tubo, considere a força, a durabilidade, a flexibilidade, o peso, a resistência a corrosão e os métodos para conectar os tubos. [1]

    • Os tubos de PVC e ABS não são tóxicos e são resistentes à abrasão. Os tubos de ABS são mais fáceis de instalar do que os de PVC, além de serem mais resistentes e rígidos, mas têm mais possibilidade de deformar ou empenar no sol. Os tubos de PVC são flexíveis mas duráveis. Os dois tipos de tubos de plástico são baratos se comparados a tubos de metal ou outros materiais.[2]
    • Leve em consideração a classe de pressão do tubo. Se você prevê muita pressão nos tubos, escolha uma classe de pressão mais alta. Para a maioria dos projetos, o PVC classe 160 ou 200 é suficiente. A diferença de custo entre as duas classes é desprezível, por isso as pessoas escolhem o tubo da classe 200 mais resistente.[3]
  3. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 3
    3

    Considere as restrições de tamanho. O tamanho do tubo usado para ventilação e para drenagem e esgoto determina o número de instalações sanitárias que você pode ligar ao tubo. O tamanho do tubo também limita a distância entre as instalações sanitárias e os canos de esgoto. Os tubos maiores oferecem mais liberdade em termos de distância entre instalações sanitárias e em termos do número de instalações sanitárias, mas usar somente tubos grandes pode ser desnecessário. Examine os códigos de construção locais para conhecer as regulamentações sobre o tamanho de tubos de ventilação, drenagem e esgoto.[4]
  4. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 4
    4

    Estude os tubos de esgoto do prédio. Os tubos de esgoto removem água e detritos de um vaso sanitário. Um prédio tem um tubo central de diâmetro grande que é o centro de controle do sistema de despejo de água.[5] A partir desse ponto, a água usada e os detritos são transportados para o esgoto ou a fossa séptica.
  5. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 5
    5

    Estude os tubos de drenagem do prédio. Os tubos de drenagem transportam água de pias, chuveiros, banheiras e outras instalações sanitárias. Eles costumam ser equipados com um sifão em P ou com uma curva no tubo logo abaixo da pia ou de outra instalação sanitária em forma de P. Esse recurso retém a água no fundo do P, bloqueando o tubo e impedindo que gases e odores escapem pelo tubo de drenagem para o interior do prédio. A água represada no sifão em P é renovada sempre que mais água escorre pelo tubo de drenagem.
  6. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 6
    6

    Aprenda como o tubo de ventilação funciona. O tubo de ventilação corre dos tubos de despejo ou drenagem em direção ao alto, terminando fora do prédio, em geral, ultrapassando o telhado. Esse tubo permite que vapores e odores desagradáveis e potencialmente perigosos saiam com segurança do sistema de encanamento, escapando, sem causar danos, para o ar externo. Ele permite a entrada de ar no sistema, preenchendo o vácuo deixado pela água que se desloca pelo cano. Assim a água pode fluir com rapidez e sem obstáculos pelos canos.
  7. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 7
    7

    Estude a disposição geral do encanamento. Os tubos de ventilação e outros tubos verticais devem ser instalados bem retos para evitar a entrada de condensação do prédio nos tubos. Os tubos horizontais devem ser inclinados para baixo em direção à instalação sanitária de forma que a gravidade empurre os detritos e a água pelos canos. Eles costumam ser instalados com uma inclinação de 0,6 cm para baixo para cada 30 cm de encanamento horizontal.
  8. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 8
    8

    Visite uma loja de ferragens para adquirir tubos, conexões e materiais para conectar e escorar a ventilação. Meça a quantidade de tubo de que você precisa antes de entrar na loja e pedir aos funcionários para o ajudarem a cortar os tubos do tamanho necessário. Compre conexões para ligar os tubos em reta ou em ângulo, e escolha as conexões com base no tipo de tubo que você vai usar.

    • Os funcionários de lojas de ferragens costumam ter conhecimentos sobre várias tarefas que você executará e podem responder perguntas ou oferecer sugestões se você tiver alguma dúvida. Eles também podem indicar profissionais capazes de acompanhar uma tarefa do início ao fim.

Método1

Ventilação seca

  1. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 9
    1

    Aprenda sobre ventilação seca. É um sistema simples em que cada instalação sanitária tem seu próprio tubo de ventilação. É simples de planejar e implementar, porque você não precisa se preocupar em colocar instalações sanitárias diferentes próximas umas das outras ou usar tubos suficientemente grandes para várias instalações sanitárias. Cada tubo de ventilação é um pequeno tubo isolado com o qual você pode trabalhar separadamente. No entanto, ter um tubo de ventilação diferente para cada instalação sanitária significa ter vários tubos de ventilação instalados no prédio saindo pelo telhado. Este arranjo utiliza muita tubulação desnecessária e você trabalhará mais do que precisa.[6]
  2. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 10
    2

    Crie uma ventilação seca conectando um tubo de ventilação ao tubo de drenagem de uma instalação sanitária. Dependendo da instalação sanitária, o tubo de ventilação pode ser bem pequeno, mas deve ser posicionando a cerca de 60 cm da instalação sanitária. Verifique os códigos de construção locais para saber as regulamentações específicas sobre tamanhos e distâncias para a tubulação de ventilação.

    • Uma disposição comum é um tubo de drenagem correndo no sentido horizontal a partir de uma pia ou outra instalação sanitária com uma inclinação para cima de até 60 cm. O tubo de drenagem se conecta então a um tubo vertical. Da conexão para baixo, esse tubo vertical atua como um dreno para a instalação sanitária. Da conexão para cima, ele ventila a instalação sanitária.
  3. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 11
    3

    Estenda o tubo de ventilação para o exterior do prédio de acordo com as regulamentações de construção. Em geral, a tubulação de ventilação deve se estender 15 cm acima do telhado ou manter uma distância de 30 cm de paredes verticais, mas verifique os códigos de construção e requisitos para ter certeza.
  4. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 12
    4

    Repita o processo de ventilação com qualquer outra instalação sanitária presente. Cada instalação sanitária deve ter um tubo de ventilação associado a ela de forma que o sistema de encanamento inteiro funcione com rapidez, perfeição e segurança.
  5. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 13
    5

    Os tubos de ventilação verticais possibilitam a circulação de ar a qualquer parte do sistema de encanamento. Os tubos verticais de ventilação podem correr em paralelo com os tubos de despejo de detritos para garantir uma ventilação adequada em prédios altos. Outros tubos de ventilação podem ser conectados a um tubo vertical de ventilação, assim existirá somente uma saída para ventilação no telhado.

Método2

Ventilação molhada

  1. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 14
    1

    Aprenda sobre ventilação molhada, em que a ventilação de uma instalação sanitária é o dreno de outra. Nesse sistema, você pode ter várias instalações sanitárias diferentes no mesmo sistema de tubos, conectados em locais distintos. Embora esse sistema complique a disposição do sistema de encanamento, ele reduz a quantidade total de tubulação necessária e pode poupar muito espaço e esforço.
  2. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 15
    2

    Planeje a localização e a disposição da tubulação. Considere pedir a um bombeiro hidráulico profissional para ajudá-lo com essa tubulação. Pense no tamanho da tubulação necessária para cada segmento, a distância entre as instalações sanitárias e as necessidades de encanamento de cada instalação sanitária. Certifique-se de que seus planos estejam adequados aos códigos e regulamentações de construção, que podem ser mais complicados para a ventilação molhada do que para a ventilação seca.

    • Veja a seguir um exemplo de disposição de banheiro. A pia tem um cano de drenagem de 4 cm de diâmetro, que se conecta a um tubo de ventilação vertical. O vaso sanitário tem um cano de despejo de detritos de 7 cm, que forma um T ou um Y com a parte inferior do tubo de ventilação, de forma que o tubo de ventilação siga para cima na vertical a partir do cano de despejo de detritos horizontal. Entre a interseção com o cano de drenagem da pia e o cano de despejo de detritos do vaso sanitário, o tubo de ventilação age como o dreno da pia e a ventilação do vaso sanitário, portanto deve ter 5 cm de diâmetro. Acima da interseção com a pia, o tubo de ventilação age simplesmente como uma ventilação para as duas instalações sanitárias, portanto pode ser menor, 3,8 cm de diâmetro.[7]
  3. Imagem intitulada Vent Plumbing Step 16
    3

    Atenda às regulamentações em ventilação molhada. Por exemplo, os vasos sanitários devem ser instalados abaixo de todas as outras instalações sanitárias, assim nada mais será ventilado pelo cano de despejo de detritos. Um tubo de ventilação molhada não pode ser reduzido de tamanho – a tubulação nunca deve ficar menor a medida que outras instalações sanitárias são conectadas. Todas as instalações sanitárias devem estar, no máximo, à distância permitida de uma ventilação, mesmo que isso signifique usar ventilação seca para certas instalações sanitárias.

    • Consulte os códigos de construção locais para conhecer as regulamentações com mais detalhes e certifique-se de atender a todas elas. Mostre seus planos a um bombeiro hidráulico profissional ou alguém intimamente familiarizado com esses códigos se não tiver certeza sobre alguma das regulamentações.

Dicas

  • Considere instalar a tubulação de ventilação na mesma parede que os canos de abastecimento de água e drenagem se possível. Essa configuração poupa material e facilita reparos posteriores.
  • Ventilar áreas que acumulam umidade ou condensação, como banheiros, impede o crescimento de fungos e mofo.
  • É recomendável contratar um bombeiro hidráulico profissional para instalar uma tubulação de ventilação em um sistema de encanamento.
  • Consulte as autoridades de construção locais antes de iniciar o projeto de encanamento. Certifique-se de preencher os requisitos ou obter as licenças necessárias antes de começar o trabalho.

Materiais Necessários

  • Códigos de construção e encanamento
  • Configuração e disposição dos canos
  • Loja de ferragens
  • Trena
  • Material de encanamento
  • Conexões de canos
  • Escada
  • Martelo
  • Pregos
  • Serra copo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s