eletrolux lt-60 maquina de lavar


Desmontando e Testando a Lavadora Electrolux LT 50-60

Abaixo segue passo a passo de como deverão ser desmontados e testados os componentes das Lavadora Electrolux LT 50-60

No final do artigo você encontrará um link para efetuar o download desse passo a passo em formato PDF para poder imprimir e guardar para futuras consultas.

Painel lavadora electrolux lt 50

Painel lavadora electrolux lt 60

Ferramentas necessárias para a desmontagem da Lavadora Electrolux LT 50-60:

1. FERRAMENTAS

– Alicate universal

– Alicate bomba d’água

– Alicate de corte

– Chave Phillips 1/8″x 4″

– Chave Phillips 1/4″ x 4″

– Chave Phillips 2 x 60

– Chave canhão 1/4″

– Chave fixa 13 mm

– Chave L 10 mm

– Chave L 1/2″

2. DESMONTAGEM E MONTAGEM

2.1 ACESSO AOS COMPONENTES DA LAVADORA

2.1.1 Tampa Traseira

Com uma chave canhão 1/4”, retire os parafusos que fixam a tampa traseira.

2.1.2 Topo

a. Com uma chave canhão 1/4”, retire os 2 parafusos que fixam o Topo ao Gabinete.

CUIDADO:

Sempre descarregue o capacitor permanente antes de manipular a rede elétrica da lavadora.

b. Desconecte a rede elétrica superior dos componentes. c. Desconecte o tubo do pressostato do bulbo.

d. Solte então as travas do topo, desencaixe e remova o topo.

2.1.3 Tampa

Com uma chave de fenda, remova a tampa do topo, abra a tampa e desencaixe-a do topo, pressionando a mola da dobradiça no lado direito.

2.1.4 Painel de Controle

Para remover o painel de controle do topo da lavadora Electrolux LT50-60, usando uma chave Phillips, desparafuse o painel de controle separando-o do topo.

2.2 DESMONTAGEM DOS COMPONENTES DA LAVADORA

2.2.1 Pressostato e Timer/Chave Seletora Fixa/Placa Eletrônica com Chave Fixa

Remova a tampa desencaixando-a do topo.

Remova os botões do pressostato e do timer/chave seletora. Para o timer ou a chave seletora motorizada, é necessário retirar os 2 parafusos Philips que fixam o timer/chave seletora ao painel. Desconecte o bulbo do pressostato e a rede elétrica. Libere a trava superior do painel de controle tendo então acesso ao timer/chave seletora e ao pressostato.

2.2.2 Válvula de Entrada de Água

Desconecte os fios da válvula de entrada de água, desencaixe a válvula de entrada de água do topo e retire as mangueiras de sabão e amaciante.

2.2.3 Bomba de Drenagem

Com um alicate bomba d’água, retire as abraçadeiras que prendem as mangueiras tanque/bomba e de drenagem da bomba. Desconecte os dois terminais de acionamento da bomba. Com uma chave Phillips, retire os 4 parafusos que prendem a bomba à Lavadora.

2.2.4 Bulbo do Pressostato

A câmara do bulbo do pressostato da Lavadora Electrolux LT 50-60 é soldado ao tanque por ultra-som. No caso de danos à câmara do bulbo, deve-se substituir todo o conjunto do tanque.

2.2.5 Capa do Tanque

Para desmontagem da capa do tanque, primeiro deve ser removido o topo da Lavadora.

Pressione, então, a capa contra o tanque e, usando uma chave de fenda, desengate as travas que prendem a capa ao tanque.

2.2.6 Anel hidrodinâmico

Para retirar o anel hidrodinâmico deve-se retirar os 2 parafusos que fixam o topo com uma chave canhão ¼. Retire as molas do varão de suspensão, remova o agitador e o cesto e retire os 6 parafusos Philips que fixam o anel hidrodinâmico.

2.2.7 Agitador

Desencaixe a tampa do agitador. Usando uma chave L 10mm, retire o parafuso que prende o agitador ao eixo do mecanismo.

2.2.8 Cesto

Para retirada do cesto Lavadora Electrolux LT 50-60, é necessário que primeiro sejam removidos a capa do tanque e o agitador. Com uma chave fixa 13mm, retire o parafuso que prende a chaveta do cesto. Retire então o cesto, puxando-o para cima.

2.2.9 Tanque

Para a desmontagem do tanque, é necessário que primeiro seja removido o topo. Utilizando um alicate universal, retire a abraçadeira que fixa a mangueira tanque/bomba ao tanque. Solte a mangueira do pressostato do bulbo. Retire os 4 varões que sustentam o tanque removendo-os um de cada vez. O conjunto tanque mais mecanismo está livre para ser removido. Retire-o puxando-o para cima.

2.2.10 Suspensão (varões do tanque)

Para a retirada dos varões do tanque é necessário que primeiro seja removido o topo. Solte a mola horizontal dos 4 varões. Puxe o conjunto tanque para cima fazendo com que o varão se desencaixe de sua fixação superior. Puxe o varão então para baixo desencaixando de sua fixação inferior (junto ao tanque).

2.2.11 Motor

Desconecte as ligações elétricas do motor. Com uma chave fixa 13mm, solte os 2 parafusos que fixam o motor à travessa mecanismo. Solte a correia da polia do motor e retire o motor.

2.2.12 Conjunto mecanismo

No conjunto mecanismo, o movimento de rotação vindo da polia durante a agitação é transmitido ao eixo do agitador e deste para o agitador, fazendo com que este realize o movimento de rotação nos dois sentidos. O sentido da rotação do motor é controlado pelo timer. Durante a agitação, o cesto está fixo na travessa do motor através dos acoplamentos entre tubo co-injetado, corpo da catraca e suporte do mecanismo. O cesto não se movimenta em nenhum sentido. Durante a centrifugação o termoatuador acionará, levando o braço atuador a movimentar o anel acionador que por sua vez movimentará o corpo da catraca, desacoplando este do suporte do mecanismo e acoplando- o na polia, transmitindo assim o movimento do motor ao cesto, através dos acoplamentos entre polia, corpo da catraca e tubo co-injetado. Nesta fase o motor gira em sentido anti-horário se observado pelo lado da polia e o cesto gira no sentido horário se observado pelo lado do agitador (interno).

DESMONTAGEM

Para a retirada do conjunto mecanismo é necessário que seja removido o cesto, a travessa do mecanismo, o retentor do tanque, a polia da transmissão e a capa da catraca. Com um alicate, retire o anel elástico que fixa o tubo no rolamento.

3. DESCRIÇÃO E TESTE DOS PRINCIPAIS COMPONENTES

3.1 DISPOSITIVO DE SEGURANÇA DA TAMPA (INTERRUPTOR DA TAMPA)

O dispositivo de segurança da tampa é um dispositivo elétrico, composto de um interruptor elétrico e está localizado no lado esquerdo do topo e é acionado pela tampa.

O interruptor está ligado à rede elétrica e abre o circuito quando a tampa é aberta, parando o funcionamento da lavadora. Se durante o funcionamento a tampa for aberta, a lavadora pára. Para continuar o programa, basta fechar a tampa.

Teste

a. Posicione o interruptor como se a tampa estivesse fechada. Com o auxílio de um multímetro na escala de resistência, verifique se há continuidade entre os terminais.

b. Solte a alavanca do interruptor como se a tampa estivesse aberta. Nesta posição, e com o auxílio de um multímetro na escala de resistência, não deve haver continuidade.

 

3.2 PRESSOSTATO

Descrição

O pressostato controla os níveis de água (Baixo, Médio e Alto), ou seja, a quantidade de água que deve entrar na lavadora.

Funcionamento

Enquanto não for atingido o nível selecionado, a válvula de entrada de água permanece energizada. Quando se atinge o nível selecionado no botão “nível de água”, o pressostato desliga a válvula de entrada de água e inicia o programa de lavagem.

O pressostato fica localizado na parte interna do topo da Lavadora fixado ao painel de controle. É composto por duas câmaras, superior e inferior, separadas por um diafragma. A câmara superior contém contatos rápidos conectados no centro do diafragma por um mecanismo de nível. A câmara inferior (câmara de ar) é hermeticamente fechada e é ligada através de um pequeno tubo ao bulbo do pressostato. Quando a água é admitida na lavadora, o nível de água sobe e, consequentemente, a pressão de ar na câmara inferior aumenta. O aumento de pressão sobre o diafragma força-o mesmo de encontro aos contatos rápidos, atuando sobre estes conforme a pressão.

Se ocorrer vazamento de ar no diafragma, na câmara de pressão, no tubo ou no bulbo, não será exercida pressão sobre o diafragma e a lavadora transbordará.

Teste

a. Na posição de repouso (sem pressão), com o auxílio de um multímetro na escala de resistência, verificar a continuidade entre os terminais RO e VI : deve haver continuidade.

b. Na posição ativado (com pressão), com o auxílio de um multímetro na escala de resistência, verificar a continuidade entre os terminais VI e PR: deve haver continuidade.

c. Caso o pressostato perca a graduação, fazendo com que os níveis de água sejam diferentes dos estipulados na tabela abaixo, o mesmo deve ser substituído por um novo.

Tabela do pressostato electrolux lt 50 e 60

3.3 VÁLVULA DE ENTRADA DE ÁGUA

Descrição

É o dispositivo elétrico que, quando acionado, permite a entrada de água na lavadora. É conectada, externamente à mangueira de entrada de água e internamente à caixa de distribuição.

A válvula possui 2 solenóides que permitem a entrada da água em 2 posições distintas conforme abaixo: Solenóide 01 – A água entra na canaleta de sabão para Lavagem.

Solenóide 02 – A água entra no compartimento de Amaciante (Enxágüe).

Válvula desligada

Conforme a figura a seguir, verifica-se que a agulha pressiona o diafragma através da ação da mola. O diafragma, na sua posição de repouso, não permite a passagem de água. Se a pressão da água for muito grande, haverá a passagem de água, pois a pressão da mola não é suficiente para manter o diafragma fechado.

O filtro tela existe para impedir que algum resíduo fique retido no diafragma. Caso isto aconteça, a válvula irá permitir a passagem da água.

Válvula ligada

Quando um dos solenóides da válvula é energizado, cria-se um campo magnético que atua na agulha. A agulha é então pressionada contra a mola que se contrai. A pressão da água é suficiente para empurrar o diafragma, permitindo a passagem da água. Se a pressão da água for muito pequena, mesmo com a mola contraída, o diafragma não permitirá a passagem da água.

image

Teste

Verificar a resistência ôhmica entre os terminais de cada um dos 2 solenóides. O valor da resistência deve estar dentro dos valores abaixo:

Tabela especificações da válvula

3.4 BOMBA DE DRENAGEM

Descrição

A bomba de drenagem da Lavadora Electrolux LT50-60 é do tipo centrífuga e é movida por um motor síncrono monofásico. É formada basicamente pelo rotor, evoluta e hélice.

O rotor consiste de um imã permanente cujo sentido de rotação pode ser tanto horário como anti-horário. Uma característica importante do rotor é que ele pode girar aproximadamente ¼ de volta sem movimentar a hélice. Portanto, se a bomba travar devido a um objeto estranho, o rotor deve executar pequenos movimentos horários e anti- horários até destravá-lo. A proteção elétrica da bomba é feita através de um protetor térmico.

Teste

a. Verificar a resistência ôhmica entre os terminais da bomba de drenagem. O valor da resistência deve estar entre os valores descritos na tabela abaixo.

b. Com um pouco de água na lavadora e com a bomba no local, verificar se ocorre a drenagem quando a bomba é diretamente energizada.

Tabela especificações da eletrobomba de drenagem lavadora electrolux lt 50 e 60

3.5 CAPACITOR

Descrição

Nesta lavadora é utilizado um capacitor permanente que auxilia a partida do motor tanto na agitação como na centrifugação. O capacitor permanente está ligado em série com o enrolamento do motor e corrige, caso necessário (variação de carga no motor), a tensão do motor. Para as medições do capacitor, utilizar um capacímetro.

Especificações

Tabela especificação do capacitor lavadora electrolux lt 50 e 60

Teste

a. Com um multímetro analógico na escala de resistência, conectar as pontas de prova do multímetro no capacitor.

Verificar que o valor da resistência tende a zero e, logo após, aumenta até seu valor infinito. Caso a deflexão do ponteiro seja muito pequena, deve-se mudar a escala de leitura no multímetro.

b. Invertendo as pontas de prova do multímetro no capacitor o processo se repete.

Importante

Caso o ponteiro não deflexione ou deflexione e não retorne, o capacitor está defeituoso e deve ser substituído por um novo.

3.6 MOTOR

Descrição

O motor elétrico utilizado nas lavadoras é do tipo assíncrono que funciona com o capacitor permanentemente ligado ao motor.

Tabela especificações do motor lavadora electrolux lt50 e 60

Teste

a. Para se testar a condição do motor da lavadora, deve-se fazer a ligação direta do mesmo, fazendo-o girar nos dois sentidos e observando a sua corrente, conforme descrito a seguir.

b. Com o motor em uma bancada, fazer as ligações conforme descrito abaixo:

Agitação

Ligar o capacitor entre os fios vermelho e amarelo do motor. Ligar a fase no fio branco do motor.

Ligar então a 2ª fase ou neutro no fio vermelho do motor (gira no sentido horário)

Para inverter a rotação do motor: ligar a 2ª fase ou neutro no fio amarelo do motor (gira no sentido anti-horário).

Centrifugação

A centrifugação da Lavadora Electrolux LT 50-60 ocorre quando o motor gira no sentido horário (visto pelo lado da polia do motor).

Neste momento é liberado o termoatuador fazendo com que o movimento de rotação vindo do motor seja transmitido pela carcaça da transmissão, não havendo a redução proporcionada pelo engrenamento interno e fazendo com que o cesto gire à 500 rpm.

3.6.1 Protetor de Sobrecarga

Este componente se destina a proteger os enrolamentos do motor, desligando-os em caso de sobrecarga elétrica, problemas mecânicos ou aquecimento excessivo do motor.

Temperatura de Atuação: 145 +/- 10ºC Temperatura de Desarme: 95 +/- 10ºC

3.6.2 Tempos Para Acionamento do Motor durante a Agitação

Cada perfil de agitação consiste no acionamento do motor nos sentidos horário e anti-horário, da seguinte forma:

– Liga no sentido horário 2,4 segundos, então

– Desliga 2,4 segundos, então

– Liga no sentido anti-horário 2,4 segundos, então

– Desliga.

A tabela a seguir indicam os tempos de motor ligado e desligado, referente ao perfil de agitação escolhido.

Tabela tempo do motor lavadora electrolux lt 50 e 60(*) Aqui o ciclo se repete, partindo do início.

3.7 TECLA LIGA/DESLIGA

Esta tecla liga ou desliga a lavadora.

3.8 TIMER (MODELO LT50)

Fornecedor: BITRON

Teste

Para testar o timer utilizar o endereçamento do timer abaixo, a carta de tempo e o esquema elétrico (encontrados no módulo III deste Manual de Serviços).

Endereçamento do Timer

tabela endereçamento do timer lavadora electrolux lt 50 e 60

3.9 PLACA ELETRÔNICA (MODELO LT60)

3.9.1 Composição da Placa Eletrônica

Î Saídas (potência/led’s)

• Válvula de entrada de água (enchimento)

• Válvula de entrada de amaciante

• Motor principal (sentidos horário e anti-horário)

• Eletrobomba de drenagem

• Termo-atuador

• Led máquina ligada

Í Sinais de entrada

• Interruptor da tampa

• Pressostato eletromecânico

• Chave de seleção de programas

• Chave liga/desliga

Na placa eletrônica estão a identificação da tensão e freqüência de operação, o código Electrolux (abaixo) e a data de fabricação e versão do software:

LT60PNCs913514377/ 913514378Placa Eletrônica Tensão de Funcionamento127 ou 220V / 50-60Hz Código Electrolux:70294484
LT60PNCs913514396/ 913514397Placa Eletrônica Tensão de Funcionamento127 ou 220V / 50-60Hz Código Electrolux:64800254

3.9.2 Faixas de Operação

A placa eletrônica é utilizada tanto nas lavadoras em 127V como em 220V, porém, como segurança, ela possui um circuito para detecção da tensão da rede: se a lavadora for ligada em tensão errada nenhum dos componentes elétricos será alimentado (válvula, motor, eletrobomba de drenagem, etc.).

A tensão de funcionamento da lavadora deverá ser selecionada através do jump J1 (127V ou 220V).

Faixas de tensão aproximadas: Para 127V: 127 ± 26% (Com Jumper) Para 220V: 220 ± 26% (Sem Jumper)

Temperatura: -5 a 75°C;

Umidade relativa do ar: 30 a 95%

3.9.3 Tempos Para Acionamento do Motor durante a Agitação

Os perfis de agitação devem ser de acordo com a tabela abaixo.

Tabela faixa de operação placa eletrônica lavadora electrolux lt 50 e 60

3.9.4 Rotinas de lavagem

Engrenamento

A rotina de engrenamento deve ser realizada no início da agitação, da centrifugação e todas as vezes que a tampa da lavadora for fechada se a mesma estiver realizando o ciclo de agitação ou centrifugação.

Obs.: O movimento de engrenamento é igual a um ciclo de agitação, o perfil do mesmo está na tabela do item

3.9.3.

Agitação

1. Liga o motor sentido horário.

2. Desliga o motor sentido horário.

3. Liga o motor sentido anti-horário.

4. Desliga o motor sentido anti-horário.

Obs: Os tempos de motor ligado/desligado devem ser de acordo com a tabela do item 3.9.3.

Carta de tempo abaixo:

Tabela carta de tempo lavadora electrolux lt 50 e 60

3.9.6 Rampas

Rampa 5: Amaciante

1. Enche a máquina até o nível selecionado;

2. Realiza agitação por 2 minutos;

3. Liga a válvula de amaciante por 2 minutos (sem agitação);

4. Realiza agitação por 2 minutos;

Rampa 7: 4×10/20

Executa 4x (Liga o motor no sentido anti-horário por 10s e desliga por 20s.

NOTAS:

• Quando a tampa da lavadora é aberta e a mesma está em centrifugação, o motor desliga e a bomba de drenagem e o termo-atuador permanecem ligados. Após 3 minutos de tampa aberta a bomba de drenagem e o termo- atuador desligam.

• Em centrifugação o motor liga somente 2 minutos após o pressostato detectar a perda do nível de água.

• Se a bomba de drenagem ficar ligada durante 30 minutos e não houver alteração no nível de água, a lavadora desliga.

• Se a válvula de enchimento ficar ligada durante 60 minutos e não houver detecção do nível de água, a lavadora desliga.

• Se a máquina estiver funcionando e o programa de lavagem for modificado, a lavadora desliga. Para reiniciar o novo ciclo, a lavadora deverá ser ligada (pressionando a tecla Liga/Desliga).

• No final do programa lavagem econômica, se o led estiver piscando, para continuar o programa o Consumidor deve apertar a tecla Liga/Desliga ou selecionar um novo programa.

• No programa molho dinâmico, o led acende indicando início de programa. A lavadora fica em molho com agitações em intervalos regulares. Ao final do tempo de molho a lavadora desliga (veja item 3.9.5).

3.9.7 Rotina de auto-teste

Como colocar o produto em auto-teste:

A máquina deve estar desconectada da tomada, a chave rotativa de 8 posições deve estar na posição 8 (TURBO CENTRIFUGAÇÃO), a tecla (Liga/Desliga) deve estar pressionada e a tampa deve permanecer fechada durante

5 segundos e então com a tecla pressionada ligar o produto na tomada.

• Após esses 5 segundos o LED indicador de liga-desliga acende.

Para entrar no modo auto-teste nos próximos 2 segundos, deve ser feita a seguinte seqüência:

• Soltar a tecla Liga/Desliga.

• Abrir e fechar novamente a tampa. Caso não seja feita esta seqüência dentro de 2 segundos, a lavadora volta ao estado normal de funcionamento. Se essa seqüência for feita, a lavadora entra em auto teste.

Seqüência de teste:

Se a seqüência acima for feita corretamente e estiver dentro do tempo de 7 segundos, a rotina de auto-teste será iniciada. O técnico deve realizar os seguintes passos:

Enchimento:

1. Gire a chave seletora motorizada (CSM) para a posição 1 (JEANS). O LED de indicação de entrada em modo de auto-teste irá apagar e ligará a válvula de enchimento.

2. Quando nível selecionado for detectado, a válvula é desligada e a válvula de amaciante é ligada.

A válvula de amaciante ficará ligada até que o técnico mude a chave seletora motorizada (CSM) para a posição 2 (BRANCO ENCARDIDO).

Agitação:

1. Comutando a chave seletora motorizada (CSM) para a posição 3 (NORMAL), a lavadora entra em agitação por no máximo 10 minutos.

Drenagem:

TESTE DE BANCADA

1. Comutando a chave seletora (CSM) para a posição 4 (RÁPIDO 30 MIN), a lavadora liga a bomba de drenagem de água.

Caso a chave seja mudada para a posição 8 (TURBO CENTRIFUGAÇÃO) dentro de 2 segundos, a lavadora sai do modo de auto-teste e entra no modo de funcionamento normal.

TESTE DA LINHA

1. Comutando a chave seletora (CSM) para a posição 5 (LAVAGEM ECONÔMICA 2 Enxágües), a lavadora liga a bomba de drenagem de água.

Caso a chave seja mudada para a posição 8 (TURBO CENTRIFUGAÇÃO) dentro de 2 segundos, a lavadora sai do modo de auto-teste e entrará no modo de funcionamento normal.

Centrifugação:

TESTE DE BANCADA

1. Quando a máquina perder o sinal do pressostato e tiver passado 10 segundos do começo da drenagem, a lavadora entra em centrifugação por 20 minutos.

TESTE DA LINHA

1. Quando a lavadora perder o sinal do pressostato e tiver passado 2 minutos do começo da drenagem, a lavadora entra em centrifugação por 20 minutos.

Para finalizar a rotina de auto-teste:

Coloque a chave seletora (CSM) em uma posição acima da posição 6 (LAVAGEM ECONÔMICA 1 Enxágüe). Fim da rotina de teste.

3.10 CHAVE SELETORA (MODELO LT60 PNCs 913514377 / 913514378)

A chave seletora informa à placa eletrônica as etapas a serem executados através da combinação de 5 contatos.

Características da chave:

• É composta por 15 passos de combinação dos contatos formando 15 códigos para a placa, mais o passo zero

(desligado).

• Terminal 5 (comum).

Veja abaixo tabela de combinação dos contatos passo a passo:

Tabela chave seletora lavadora electrolux lt 50 e 60Chave seletora lavadora electrolux lt 50 e 60

3.11 TESTE DE CONTINUIDADE DOS COMPONENTES PELA PLACA ELETRÔNICA (MODELO LT60

PNCs 913514377 / 913514378)

 

ATENÇÃO!!

OS TESTES DEVEM SER REALIZADOS COM O PRODUTO DESCONECTADO DA ENERGIA ELÉTRICA.

Os testes foram realizados no CN.05 de acordo com a carta de tempo da chave seletora.

Cores dos fios do CN.05 na placa eletrônica:

01 – branco

02 – azul claro

03 – amarelo

04 – preto

Cn 05 da placa eletrônica lavadora electrolux lt 50 e 60

OBS.: TENHA CUIDADO PARA NÃO INVERTER OS FIOS DURANTE OS TESTES.

Com o produto energizado na tomada, independentemente de a tampa estar fechada ou aberta e do programa selecionado, deve haver tensão nominal do produto nos pontos a seguir.

teste de alimentação da placa eletrônica lavadora electrolux lt 50 e 60

.11.2 Teste do motor direto no sentido de rotação anti-horário

teste do motor no sentido ant horário lavadora electrolux lt 50 e 60Neste ponto é utilizado um jumper.

 

3.11.3 Teste do motor direto no sentido de rotação horário

Teste do motor no sentido horário lavadora electrolux lt 50 e 60Neste ponto é utilizado um jumper.

3.11.4 Teste da eletrobomba de drenagem e do atuador do freio (os dois componentes estão em paralelo)

teste da eletrobomba de drenagem lavadora electrolux lt 50 e 60Neste ponto é utilizado um jumper.

3.11.5 Teste da válvula principal

teste da válvula principal lavadora electrolux lt 50 e 60Neste ponto é utilizado um jumper.

3.11.6 Teste da válvula do amaciante

teste da válvula do amaciante lavadora electrolux lt 50 e 60Neste ponto é utilizado um jumper.

3.12 TESTES DE SAÍDA DE TENSÃO DOS COMPONENTES PELA PLACA ELETRÔNICA (MODELO LT60

PNCs 913514377 / 913514378)

teste de saída de tensão válvula principal lavadora electrolux lt 50 e 60

3.12.2 Teste de saída de tensão do motor no sentido anti-horário

 

teste de saída de tensão do motor sentido ant horário lavadora electrolux lt 50 e 60

3.12.3 Teste de saída de tensão motor sentido horário

teste de saída de tensão do motor sentido horário lavadora electrolux lt 50 e 60

3.12.4 Teste de saída de tensão da eletrobomba de drenagem e do atuador do freio (os dois componentes estão em paralelo)

teste de saída de tensão eletrobombe de drenagem e atuador de freio lavadora electrolux lt 50 e 60

3.12.5 Teste de saída de tensão da válvula do amaciante

teste de saída de tensão da válvula e amaciante lavadora electrolux lt 50 e 60

3.12.6 Teste de saída de tensão da lâmpada piloto (V.C.C.)

 

teste de saída de tensão lâmpada piloto lavadora electrolux lt 50 e 60

3.13 TESTE DE CONTINUIDADE DOS COMPONENTES PELA PLACA ELETRÔNICA (MODELO LT60

PNCs 913514396 / 913514397)

ATENÇÃO!

COM O PRODUTO ENERGIZADO APENAS, FAÇA OS SEGUINTES TESTES COM BASTANTE ATENÇÃO PARA NÃO JUMPEAR OS FIOS ERRADOS

O fio comum para os seguintes testes é o azul do CN-01.

OBS.: TENHA CUIDADO PARA NÃO INVERTER OS FIOS DURANTE OS TESTES.

Com o produto energizado na tomada, independentemente de a tampa estar fechada ou aberta e do programa selecionado, deve haver tensão nominal do produto nos pontos a seguir.

Teste de alimentação da placa eletrônica CN01 lavadora electrolux lt  60

teste do motor direto no sentido ant horário lavadora electrolux lt 60teste do motor direto no sentido horário lavadora electrolux lt 50

teste eletrobomba de drenagem e atuador de freio em paralelo lavadora electrolux lt 60

Teste da válvula do amaciante lavadora electrolux lt 60

teste da valvula principal da lavadora electrolux lt 60

3.14 TESTES DE SAÍDA DE TENSÃO DOS COMPONENTES PELA PLACA ELETRÔNICA (MODELO LT60

PNCs 913514396 / 913514397)

tetes de saída de tensão válvula pprincipal lavadora electrolux lt 60

teste de saída de tensão do motor sentido horário lavadora electroluc lt 60

teste de saída de tensão do motor sentido ant horário lavadora electroluc lt 60

Teste de saída de tensão eletrobomba de drenagem lavadora electrolux lt 60

teste de saída de tensão da válvula do amaciante lavadora electrolux lt 60

3.14.6 Teste de alimentação da unidade de interface

OBS: Tensão de corrente contínua – VCC.

• Meça a tensão nos pontos:

teste de alimentação inteface lavadora electrolux lt 50 e 60

3.14.7 Teste de continuidade do interruptor da unidade de interface (BIP) OBS: Use a escala adequada no multímetro.

teste de continuidade do interruptor de interface lavadora electrolux lt 50 e 60

Bom pessoal vou ficando por aqui com esse artigo sobre a Lavadora Electrolux LT50-60 e avisando que o blog passará por diversas transformações a partir da próxima semana com muitas novidades, e mais artigos.

Tive que me ausentar do blog por um tempo, mas agora já está tudo resolvido e estou voltando a ativa com muita forma e com novos projetos na área de reparo de eletrodomésticos.

Abaixo o link de download;

Download – Desmontagem  e  testes da Lavadora Electrolux LT 50 e 60

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s