Solucionando os problemas mais comuns na configuração de câmeras e DVRs


Hoje iremos aprender a solucionar os problemas mais comuns na configuração de câmeras e DVRs para gravação das câmeras em nuvem. Vamos lá?

Se você chegou até aqui, você já deve ter se cadastrado na plataforma Monuv e explorado as funcionalidades da ferramenta usando a câmera demo pré-configurada. Se tentou configurar uma uma câmera de testes com nosso tutorial e não conseguiu, aqui iremos explorar um pouco mais a fundo os possíveis problemas.

Informações iniciais necessárias

Para começar vamos precisar:

  • Ter o roteador pronto e conectado à internet
  • Identificar o IP, login e senha do roteador
  • Uma câmera IP ou DVR conectados ao roteador por cabo de rede ou Wi-fi
  • Identificar o IP, login e senha do DVR ou câmera
  • Ter uma conta DDNS em mãos caso não seja possível utilizar um IP fixo (que pode ser obtida na DynDNS ou junto ao fabricante de seu dispositivo)

Configurando IP Fixo para câmera ou DVR

  1. Acesse o painel de configurações do dispositivo. Para isso, escreva o número do IP do dispositivo na barra de endereço do seu navegador. Se você não souber, busque no manual da câmera ou DVR. Essa parte é um pouco trabalhosa, mas é uma vez só. Alguns fabricantes fornecem softwares para encontrar câmeras automaticamente. Se sua câmera for compatível com a tecnologia Onvif, você pode utilizar esta ferramenta para encontrar a câmera na rede
  2. Busque a aba de [Configurações de REDE] no painel de configurações
  3. Ative a opção IP FIXO (ou desative a opção DHCP)
  4. Atribua um IP fixo ao dispositivo. Você pode escolha um número que não esteja em uso
  5. Copie o endereço de IP interno do seu roteador para o campo GATEWAY
  6. Anote o esse número de IP para utilizá-lo depois nos próximos passos

Se preferir você assistir esses passos no vídeo abaixo:

Configurando a porta RTSP

Como você já deve ter percebido, a porta que utilizamos para o acesso remoto é a RTSP. Esta porta já vem configurada de fábrica com o numero 554 na maioria das câmeras IP e DVRs. Use este número se sua câmera ou DVR forem novos, mas se não funcionar e precisar configurar:

  1. Acesse a configuração da porta RTSP. Geralmente a configuração da porta RTSP fica na aba “Port”
  2. Escolhe um número entre 554 e 11.000 (comece com 554 e vá subindo de uma em uma)

1474579691_light-bulb-onDica importante: se estiver configurando mais de um dispositivo na mesma rede, cada dispositivo deverá ter sua própria porta RTSP

Configurando o roteador

Port Forward

O port forward é um termo que pode assustar a princípio, mas não existe nenhum mistério! Veja só:

Acesse o painel de configurações do roteador

Para acessar o painel de configurações de seu roteador, vá em seu computador e abra um navegador. Você precisará digitar o endereço IP do roteador na barra do navegador. Se ocorrer algum erro de visualização, experimente trocar o navegador. Alguns painéis de câmeras e DVRs não são compatíveis com alguns navegadores. Mas geralmente todos os painéis funcionam com o Google Chrome e com o Windows Explorer.

Localize onde se configura o Port Forward

Agora que você está dentro, vamos ver como configurar o roteador. Busque a aba onde se configura o Port Forward. Apesar de cada roteador ter um painel diferente, esta configuração é universal. Você completará os campos com algumas informações:

  1. Informe a porta RTSP (Use a porta que você configurou na câmera ou DVR nos campos: “Internal Port”e “External Port”. O mesmo número nos dois campos. Se o roteador lhe der apenas a opção de configuração em massa, configure o mesmo número de porta em todos os campos com a palavra “port”)
  2. Informe o IP Fixo do dispositivo no campo Internal IP
  3. Se houver um campo Externa IP, deixe-o em branco
  4. Se houver a opção “Protocol”, selecione “Both” ou “Ambos”
  5. Se houver a opção “Habilitar”, deixe habilitado
  6. Salve

Repita o processo, para cada dispositivo que for configurar

Você pode assistir estes passos no vídeo abaixo:

Atribuindo um DDNS

Todas as coisas ligadas a uma rede, seja ela a internet ou uma rede interna, possui um número de IP. Suas câmeras possuem um IP interno dentro de sua rede e seu roteador possui um IP Externo, que é seu endereço na internet.

Porém, na maior parte das vezes este endereço de IP externo é dinâmico. Se você não contratou um IP fixo, provavelmente possui um IP Dinâmico.

O problema com o IP dinâmico é que ele é… dinâmico! Isto quer dizer que ele muda automaticamente de tempos em tempos. Então, quando o endereço muda, qualquer App que tentar se conectar de fora não vai encontrar mais o roteador naquele lugar.

Para isso serve o DDNS. O DDNS é como um endereço fixo para IPs dinâmicos. Mas naverdade oq ue ele faz é o monitoramento do IP dinâmico. Sempre que o IP dinâmico alterar, o DDNS identifica e atualiza. Assim sempre que um dispositivo precisar identificar o endereço IP usuará o DDNS, que estará atualizado com o último IP que o roteador estiver usando.

Você pode utilizar um endereço de DDNS fornecido com sua câmera ou DVR, um DDNS da DynDNS. Verifique no seu roteador qual opção ele fornece. Em ambos os casos será necessário habilitar o serviço. Se o fabricante do equipamento fornecer gratuitamente, acesse o site do fabricante para habilitar o serviço.

1474579691_light-bulb-onDica importante: se for utilizar o DDNS do fabricante do equipamento, acesse e faça a configuração no próprio dispositivo. Se for utilizar o DDNS da DynDNS, faça a configuração no roteador.

Acesse a área de configuração de DDNS do roteador.

Busque em seu roteador a aba de configuração de DDNS. Todos os roteadores tem esta aba. Se preferir acesse um manual de instruções de seu roteador inserindo na busca a marca, modelo e a palavra [Manual]. Agora preencha as informações solicitadas:

Se for configurar no roteador, selecione o provedor DynDNS. Se for configurar na câmera IP ou DVR, selecione o nome do fabricante

Complete os campos: usuáriosenha e hostname do seu endereço DDNS (este endereço foi escolhido por você ao criar o DDNS, exemplo meunome.dyndns.com). Por último selecione a opção “Dynamic” no campo “System” e salve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s