Configure um IP Fixo para a câmera ou DVR.


  • Acesse o painel de configurações do dispositivo. Para isso, escreva o numero do IP do dispositivo na barra de endereço do seu navegador. Se você não souber, busque no manual da câmera ou DVR. Essa parte é um pouco trabalhosa, mas é uma vez só. Alguns fabricantes fornecem softwares para encontrar câmeras automaticamente. Se sua câmera for compatível com a tecnologia Onvif, você pode utilizar esta ferramenta para encontrar a câmera na rede.
  • Busque a aba de [Configurações de REDE] no painel de configurações.
  • Ative a opção IP FIXO (ou desative a opção DHCP).
  • Atribua um IP fixo ao dispositivo. Você pode escolha um numero que não esteja em uso.
  • Copie o endereço de IP interno do seu roteador para o campo GATEWAY.
  • Anote o esse número de IP para utiliza-lo depois nos próximos passos.

 

Configure a porta RTSP.

Como configurar roteador como fazer acesso remoto cftv 4

  • Acesse a configuração da porta RTSP. Geralmente a configuração da porta RTSP fica na aba “Port”.
  • Escolhe um número entre 554 e 11.000.

 

Configure a resolução da câmera

Como configurar roteador como fazer acesso remoto cftv 5

Agora vamos configurar a resolução da câmera. Isso é muito iportante quando estamos lidando com acesso remoto CFTV. Imagine que a resolução é o tamanho da imagem que enviado para o App que vai fazer o acesso de fora. Se sua resolução não estiver otimizada para a banda de internet que você possui, não dará certo.

Se você tem, por exemplo, 1 Mbps de Upload, não adianta configurar um acesso remoto para enviar um vídeo com 2Mbps. Vai travar na saída. Então é importante ter uma banda de Upload maior do que a resolução da câmera necessita.

A boa notícia é que você pode otimizar isso configurando a reolução da câmera. Até mesmo câmeras com 3 Mpbs, por exemplo podem enviar somente 0,2 Mbps com determinadas configurações. Se quiser saber mais sobre como otimizar a imagem de sua câmera IP, deixe seu e-mail abaixo e enviaremos ara seu e-mail um manuel completo.

Vamos começar?

 

  • Acesse as configurações de vídeo do dispositivo;

Estas configurações podem ser encontradas na aba CONFIGURAÇÕES  e depois na aba VÍDEO/AUDIO.

  • Escolha qual stream vai utilizar (Principal ou Substream);

Cada Stream é um fluxo separado de vídeo. Então você pode usar o Substream (ou stream secundário) para configurar o acesso remoto. Deixe o stream principal para a gravação local no DVR ou no cartão de memória da câmera IP.

  • Configure a resolução;

As resoluções mais utilizadas são a VGA a HD. A VGA produzirá um fluxo de vídeo com 0,2 Mbps e a HD um fluxo com 0,6Mbps, se você o Frame Rate em 6 quadors por segundo (veja abaixo).

  • Configure o FPS (ou quadros por segundo) para 6;

Um vídeo é composto por várias fotos passando bem rápido, dando a sensação de movimento. O FPS é o numero de fotos em um vídeo por segundo. Então se o FPS for 6, signfica que a cada segundo 6 fotos passarão na tela, criando o movimento.

Resumindo, quanto maior o FPS, mais fluidez terá o vídeo.

Então devo escolher a maior possível par ter mais fluidez?

Quando pensamos e FPS para acesso remoto CFTV devemos lembrar da internet. Se você tentar enviar um super vídeo HD, com 30 FPS através de uma internet sem capacidade, trava. É como tentar passar um elefante por uma mangueira.

Portanto estamos buscando aqui o FPS ideal. Aquele que lhe dará fluidez, mas no limite, para não causar o efeito contrário e travar o vídeo.

Aqui na Monuv recomendamos o número 6 para o FPS. Consideramos ele o ponto perfeito entre fluidez e otimização de banda.

  • Configure o tipo de bit rate para CONSTANTE (ou Constant, ou “C”);
  • Configure se haverá som ou não.

Importante, se houver som a qualidade geral do vídeo diminuirá em alguns casos. Portanto somente ative esta opção se houver a necessidade.

  • Escolha o tipo de compressão

Busque a configuração de compressão com maior grau de otimização. A mais comum e otimizada atualmente são as chamadas H.264. Selecione esta, garantidno um consumo de banda de internet otimizado ao mesmo tempo que serve imagens de qualidade.

  • Antes de terminar, lembre-se sempre de alterar o login e senha de fábrica da câmera ou DVR.

 

Como fazer acesso remoto. Quais portas liberar para acesso remoto

Como configurar roteador como fazer acesso remoto cftv 11

Como você já deve ter percebido, a porta que uilizamos para o acesso remoto CFTV é a RTSP.

Esta porta ja vem configurada de fabrica com o numero 554 na esmagadora maioria das cameras IP e DVRs.

Use este número se sua câmera ou DVR forem novos. Senão vale a pena configura-las também.

Você pode escolher um numero vasto. Comece com 554 e vá subindo de uma em uma.

Uma dica importante: Se você for configurar mais que um dispositivo na mesma rede, cada um deve ter sua própria porta RTSP.

 

Como fazer acesso remoto. Como configurar roteador

Como configurar roteador como fazer acesso remoto cftv 10

Você pode assistir ao vídeo que usa como exemplo a configuração do acesso remoto CFTV com a plataforma Monuv. Ou você pode seguir o passo a passo abaixo.

 

Port Forward

O port forward é um termo que assusta quem já buscou saber como configurar roteador, como fazer acesso remoto CFTV e como ver uma câmera de segurança ao vivo. Mas não existe nenhum mistério e depois de pegar o jeito você fará qualquer acesso remoto CFTV em pouquísimo tempo.

  • Acesse o painel de configurações do roteador;

Para acessar o painel de configurações de seu roteador, vá em seu computador e abra um navegador. Você precisará digitar o endereço IP do roteador na barra do navegador. Se ocorrer algum erro de visualização, experimente trocar o navegador. Alguns painéis de câmeras e DVRs não são compatíveis com alguns navegadores. Mas geralmente todos os paineis funcionam com o Google Chrome e com o Windows Explorer.

  • Procure a Aba onde se configura o Port Forward;

Agora que você esta dentro, vamos ver como configurar o roteador. Busque a aba onde se configura o Port Forwarding. Apesar de cada roteador ter um painel diferente, esta configuração é universal. Então se não conhece bem o painel de seu roteador, saia clicando (sem alterar nada ainda) até encontrar esta opção.

Agora abaixo você completará os campos com algumas informações.

  • Informe a porta RTSP

Use a porta que você configurou na câmera ou DVR nos campos: “Internal Port”e “External Port”. O mesmo número nos dois campos. Se o roteador lhe der apenas a opção de configuração em massa, configure o mesmo número de porta em todos os campos com a palavra “port”.

  • Informe o IP Fixo do dispositivo no campo Internal IP;
  • Se houve um campo Externa IP, deixe-o em branco.
  • Se houver a opção “Protocol”, selecione “Both” ou “Ambos”.
  • Se houver a opção “Habilitar”, deixe abilitado.
  • Salve.
  • Repita o processo, para cada dispositivo que vai configurar.

 

Atribuir um DDNS ao roteador.

Como configurar roteador como fazer acesso remoto cftv 6

Todas as coisas ligadas a uma rede, seja ela a internet ou uma rede interna, possui um número de IP.

Suas câmeras possuem um IP interno dentro de sua rede e seu roteador possui um IP Externo, que é seu endereço na internet.

Porem, na maior parte das vezes este endereço de IP externo é dinâmico.

Se você não contratou um IP fixo, provalmente possui um IP Dinâmico.

O problema com o IP dinâmico é que ele é, dinâmico. Isto quer dizer que ele troca de tempos em tempos automaticamente. Então, quando o endereço trocar, qualquer App que tentar se conectar de fora não vai encontrar mais o roteador naquele lugar.

Para isso serve o DDNS. O DDNS é como um endereço fixo para IPs dinâmicos. Mais especificamente falando ele fica monitoramento o IP dinâmico. Quando este IP dinâmico troca, o DDNS troca junto. Então sempre que vicê usar o endereço de DDNS ele estará atualizado com o último IP que o roteador esta usando, nunca mais se perdendo.

Você pode utilizar um endereço de DDNS fornecido com sua câmera ou DVR, um DDNS da DynDNS. Cheque em seu roteador qual opção ele dá nas configurações abaixo.

Um detalhe importante: Se for utilizar o DDNS do fabricante da câmera ou DVR, faça a configuração no próprio dispositivo. Se for utilizar o DDNS da DynDNS, faça a configuração no roteador.

  • Acesse a área de configuração de DDNS do roteador.

Busque em seu roteador a aba de configuração de DDNS. Todos os roteadores tem esta aba. Saia clicando que ela aparece. Se preferir acesse um manual de instrucões de seu roteador digitando no Google a marca, modelo e a palavra [Manual].

Agora preencha as informações solicitadas:

Se for confiurar no roteador, selecione o provedor DynDNS. Se for configurar na câmera IP ou DVR, selecione o nome do fabricante.

  • Complete os campos:
    • “usuário”,
    • “senha” e
    • “hostname” do seu endereço DDNS. Este é o endereço escolhido por você ao criar o DDNS, exemplo meunome.dyndns.com
  • Por último selecione a opção “Dynamic” no campo “System” e salve.

 

Qual é o meu IP?

Como configurar roteador como fazer acesso remoto cftv 7

Você esta apenas testando e não quer contratar um DDNS agora? Não tem problema. Basta usar o seu IP Global para configurar a câmera.

Porém saiba que ele pode trocar a qualquer momento e você perderá a conexão.

Se quiser saber qual é o seu IP Global, basta acessar a Ferramenta Meuip da Monuv.

Viu, foi fácil. Agora vamos a etapa final. Colocar conectar sua câmera o DVR com o App.

 

Como fazer acesso remoto. Conectanto a App de celular (ou qualquer serviço de gravação em nuvem).

Como configurar roteador como fazer acesso remoto cftv 8

Quando você terminar o processo acima estará com toda a sua rede pronta para conectar uma App e acessar os vídeos remotamente.

Existe uma infinidade de Apps para acessar os vídeos. Basta fazer uma busca nas principais lojas de dispositivos móveis.

Tudo o que você precisará então é usar os dados adquiridos com a configuração acima para gerar uma String RTSP. Uma String RTSP é o endereço definitivo de sua câmera ou DVR. Ela contem todas as informações, como login e senha, endereço DDNS e porta.

A URL RTSP

Como configurar roteador como fazer acesso remoto cftv

A boa notícia é que esta URL RTSP tem um padrão. Basta você trocar as informações entre colchetes pelas suas informações obtidas nos passos acima. Apague também os colchetes. Ao final você terá a sua URL RTSP.

rtsp://[login]:[senha]@[Endereço DDNS]:[Porta]/[Comando do fabricante]

Veja abaixo o que significa cada pedaço entre colchetes da URL acima:

Login = Login utilizado para acessar a câmera ou DVR

Senha = Senha utilizada para acessar a câmera ou DVR

Endereço DDNS = Seu endereço de DDNS. Ex. meunome.dyndns.com

Porta = A porta RTSP que você escolheu;

Comando do fabricante = Este comando muda de câmera para câmera. Para descobrir o comando da sua câmera ou DVR, escreva no Google a seguinte busca: [Modelo da câmera], a palavra URL e a palavra RTSP. Ou se preferir pergunte ao fabricante.

Alguns aplicativos já facilitaram esse passo para você, e preenchem partes das informações automaticamente para você não precisar buscar, por exemplo, o comando do fabricante.

Se sua App escolhida oferecer essa facilidade, ótimo. Senão, esta ai o processo completo para obter a URL RTSP.

Conclusão

Como configurar roteador como fazer acesso remoto cftv 9

Assistir sua câmera de segurança ao vivo pede alguma atenção nas configurações de acesso remoto. Esse artigo cobriu Como fazer acesso remoto CFTV DVR ou câmera IP. 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s