Como configurar uma câmera IP WiFi


Este é um tutorial de como colocar uma câmera IP WiFi na internet, onde utilizei um modem/roteador ZTE W300 e a câmera WansCam JW004. Se você tiver outra câmera ou outro roteador algumas informações podem ser um pouco diferentes, mas ainda assim este texto pode ser útil.

A primeira coisa que deve ser feita é alimentar a câmera e conectá-la com um cabo Ethernet ao roteador. O WiFi só funciona depois de corretamente configurado.

Na parte de baixo da câmera, ou talvez no manual, há o endereço IP que você deve digitar no Browser do seu computador (Internet Explorer ou Chrome) para começar a usar a câmera.

No entanto, muitas vezes o endereço IP escrito na câmera está errado ou é impossível utilizá-lo na rede que você conectou a câmera. Para resolver este problema você pode acessar a lista de computadores conectados no seu roteador e procurar por algum novo equipamento. Abaixo, o endereço 192.168.1.6 foi designado para a câmera, embora só seja possível descobrir isso depois que você digita o endereço no browser.

Se você tiver dificuldade de encontrar a câmera na rede pode utilizar o software “Search Tool” que vem no CD de instalação. Pode-se também baixá-lo no site do fabricante.

Quando se digita o endereço IP da câmera no browser aparece esta tela pedido senha. A senha padrão é “admin” e o password é vazio. Troque esta senha assim que possível, para que nenhum espertinho acesse sua câmera.

Este é o momento de testar se está tudo funcionando com a imagem e com os motores de Pan e Tilt.

Se você não quer utilizar o software “search tool” toda a vez que desligar a câmera é uma boa ideia desligar o DHCP e passar a utilizar um IP fixo. Isso é configurado na tela abaixo:

Eu coloquei um IP fixo para a minha câmera e também mudei a porta padrão para 8080. A mudança de porta é uma importante para colocar a câmera na internet, pois a porta default “80” é muitas vezes destinada a outro serviço, como a configuração do seu roteador.

Vamos testar se está tudo certo digitando o IP no browser acompanhado da nova porta, ou seja, http://IP:PORTA.

Agora vamos habilitar o WiFi para desligar o cabo de rede da câmera. Apertando SCAN na tela de configuração abaixo teremos a lista de redes WiFi disponíveis no local da câmera.

A minha rede é “AdrianoWiFi”. Selecionando-a e colocando a senha será suficiente para que tudo que estava funcionando antes via Ethernet passe agora a funcionar via WiFi.

Agora que a câmera está funcionando na sua rede interna será possível acessá-la na internet apenas se você anotar o endereço IP externo de seu roteador. Isso é logicamente um inconveniente, pois o endereço pode mudar a qualquer momento. Para fazer a câmera funcionar como um servidor a gente precisará habilitar o DDNS. Antes disso, vamos ao site NO-IP onde há um serviço grátis disponível exatamente para isso. Crie uma conta no NO-IP e peça para adicionar um “HOST”.

Crie um nome legal para seu subdomínio dentro dos domínios disponíveis no site NO-IP. Pode ser, por exemplo, tudovemdachina.no-ip.info. A partir daí deve-se selecionar a opção “port 80 redirect” onde colocaremos nossa porta 8080. O ip indicado no formulário abaixo foi preenchido automaticamente pelo no-ip, e correspondia ao IP que a minha máquina tinha quando eu fiz o tutorial.

Depois disso tudo pronto vá na configuração da câmera, em DDNS, e selecione o serviço NO-IP, preenchendo adequadamente usuário, senha e o subdomínio que você criou. Se tudo der certo, a própria câmera atualizará o ip no servidor, e de qualquer lugar na internet você poderá utilizar a câmera digitando o domínio do NO-IP no browser. Uma dica, o sistema de DDNS só funciona se você estiver em outra rede que não seja a sua, portanto utilize o 3G do celular, por exemplo, para testar.

Uma última configuração para tudo funcionar é fazer um “port forwading” no seu roteador para que tudo que chegue pela porta 8080 seja enviado para o IP da câmera. No meu roteador isso é feito na opção NAT–>Virtual Server. Deve-se também verificar se há algum firewall habilitado no roteador, e caso esteja deve-se desabilitar ou configurá-lo corretamente.

Acessar a câmera via internet é muito legal e uma opção barata de segurança. Você pode também utilizar o software IP CAM VIEWER para ver o vídeo via Android, embora o browser do próprio dispositivo seja suficiente para fazer funcionar. Não se esqueça de trocar a senha da câmera e também a senha do seu roteador antes de colocar tudo funcionando, você não vai querer que alguém veja o seu vídeo privativo ou troque suas configurações.

Quem quiser saber mais detalhes sobre a câmera pode ler o texto que fiz sobre ela aqui. Para comprá-la pode-se seguir o link abaixo, do site DealExtreme:

Link para o DealExtreme – http://dx.com/p/free-ddns-wanscam-jw0002-300kp-indoor-wireless-ip-network-camera-w-13-led-ir-night-vision-white-187914

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s