SAIBA COMO CHAPISCAR PAREDE DE FORMA FÁCIL E RÁPIDA


“Como chapiscar parede” é a primeira pergunta de quem pensa em revestir uma estrutura.  Sem um bom chapisco, o revestimento posterior pode não se fixar bem, o que vai tornar toda a parede frágil e de má qualidade.

Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre a importância desse processo e dar dicas de como chapiscar parede da melhor forma. Vamos lá?

O que é chapisco?

Como chapiscar parede de forma fácil e rápida

O chapisco é a primeira camada de revestimento de uma parede. Imagem: Seconstruction

Uma parede finalizada pronta para receber o revestimento final possui três camadas: o chapisco, oemboço e o reboco para finalizar.O chapisco é uma mistura de argamassa mais fluída, usada como a primeira camada em uma parede para facilitar a aderência do emboço, que será coberto posteriormente pelo reboco.

Existem duas formas de como chapiscar parede: a artesanal, onde a massa é preparada pelo próprio pedreiro, seguindo um traço específico com cimento comum, e em seguida aplicada à parede, e a que se utiliza de uma mistura já preparada e vendida em casas de materiais de construção.

Chapiscar paredes seguindo a forma artesanal depende dos conhecimentos do pedreiro e requer muita atenção para a consistência, que não pode ser alta ou baixa demais. Mesmo sendo uma tarefa fácil, é importante tomar muito cuidado para não ocorrer desperdícios.

Como chapiscar parede?

Como chapiscar parede de forma fácil e rápida

Nenhum espaço deve ser deixado em branco na hora de chapiscar a parede. Imagem: Yell.com.

Chapiscar paredes é muito simples, mas alguns cuidados devem ser tomados para que tudo saia como o esperado e o revestimento seja sólido e seguro.

Existem várias maneiras de chapiscar paredes, pois o método pode variar de pedreiro para pedreiro. Nesse artigo, nós mostraremos a forma mais tradicional e recomendada pela grande maioria dos profissionais da construção civil.

Continue lendo para um passo a passo fácil de seguir:

O traço

Ao aprender como chapiscar parede com segurança, primeiro você deverá separar todos os materiais necessários e seguir um traço específico.

O traço mais utilizado para chapiscar paredes normalmente é o 1:3, uma lata de cimento para três latas de areia, sendo que a água deve ser acrescentada aos poucos enquanto você mistura os ingredientes.

Não há uma quantidade exata de água a ser adicionada, você deve ficar de olho na consistência do chapisco enquanto realiza a mistura. Ele é mais fluido que as argamassas utilizadas na obra, como a de assentamento, por exemplo, o que facilita a sua aplicação e garante melhor aderência doemboço.

Para não errar na quantidade de água, use o quanto você está acostumado a usar para fazer as argamassas na obra e vá adicionando mais aos poucos, até atingir uma consistência mais fluida, porém com aderência na parede.

Aplicação

Aplicar o chapisco é fácil e rápido. Tudo o que você precisará é uma colher de pedreiro e um balde para colocar a massa, e então já pode começar a trabalhar. Mas lembre-se: os blocos precisam estar umedecidos antes de iniciar o chapisco.

Com a colher de pedreiro, pegue o chapisco do balde e lance contra a parede fazendo um movimento diagonal de cima para baixo, usando toda a massa da colher na parede, mas atenção: a espessura da camada de chapisco deve ter entre 3 mm e 5 mm. A própria colher de pedreiro não encosta na parede em momento algum.

É muito importante que, ao chapiscar paredes, não fiquem áreas onde a base esteja à mostra. Para evitar esse problema, comece a aplicação e só passe para a próxima área a ser chapiscada depois que tudo estiver coberto.

Você também pode utilizar outras ferramentas para fazer o chapisco, como um rolo, umadesempenadeira e até opções mais modernas, como bombas especiais, que podem fazer o processo do chapisco ser mais rápido e prático

Preocupações principais

  • Consistênciaé importante que a consistência seja a certa ao chapiscar paredes. Teste a mistura antes de chapiscar a parede inteira para ver se você usou a quantidade certa de água.
  • Espaços em branco: toda a base deve ser coberta sempre para que o chapisco consiga dar a aderência necessária ao emboço e ao reboco.
  • Proteção: use sempre EPIs, principalmente os óculos de segurança, para se proteger de eventuais respingos nos olhos.
  • Cura: você deve esperar até que todo o chapisco esteja seco para aplicar o emboço por cima, o ideal é que essa espera seja de 3 dias. Olhe para a parede e procure por sinais de umidade antes de começar o novo trabalho, e não se preocupe: o chapisco seca bem rápido.

Fique atento às nossas dicas de como chapiscar parede e acerte na hora de preparar sua construção para o emboço e reboco!

Gostou desse artigo? Temos muito mais no nosso blog e em nossa página no Facebook, fique por dentro de todas as dicas de construção e decoração!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s