Persuasão – Série Especial, que você pode conferir na tag Os 10 Comportamentos Empreendedores.


O post de hoje é a 1ª parte da Série Especial, que você pode conferir na tag Os 10 Comportamentos Empreendedores. O tema de hoje foi escolhido a dedo para ocupar o topo da lista por ser considerado (por mim), o mais importante de todos: Persuasão. Claro que os outros 9 são de extrema importância, mas saiba o porque ele veio antes.

QUEBRANDO PARADIGMAS
Realizacao Empreendedora Rede Contatos Nomeados

No sentido popular, ser uma pessoa “persuasiva” possui conotação ruim de manipuladora, traiçoeira, que usa da lábia e habilidades de oratória para tirar vantagens sobre os outros. No mundo do empreendedorismo, temos que incorporar a persuasão de uma forma mais ampla e em seu sentido mais puro. Então vamos propor uma palavra que possui um significado quase idêntico ao que queremos: Relacionamento.

Persuasão e relacionamento possuem significados diferentes no dicionário, mas para um empreendedor de sucesso elas andam extremamente juntasafim de melhorar o significado uma da outra. Como a cor azul se juntar com a amarela e criar uma cor totalmente nova! Exemplo muito abstrato? Concordo!

O empreendedor tem a sua volta diversos tipos de “pessoas” que tem que lidar: Sócios, funcionários, fornecedores (do material de papelaria aos advogados da empresa), clientes, potenciais clientes, indicações a potenciais clientes, políticos, imprensa, amigos, desconhecidos, familiares, conhecidos diversos e… até onde sua imaginação e empresa te levar!

Tudo isso ao seu redor e apenas 1 missão: criar e manter um relacionamento estrategicamente saudável com TODOS eles. A estratégia aqui é persuadir todos neste círculo a se manterem afáveis com a missão e valores que você e seu empreendimento oferecem.

Portanto, a persuasão vai muito além de apenas saber vender seu produto ou serviços, mas dominar a habilidade de se relacionar com tudo e todos em busca do bem maior.

HERÓIS INTERGALÁTICOS
Realização Empreendedora Empreendedor Superman Mirim

Pare e pense: quem é ou foi o MAIOR empreendedor da história, na sua opinião? Agora pense o seguinte: ele(a) chegou ao degrau mais alto da carreira, no auge do seu reconhecimento público por suas realizações… sozinho?

Nossas referências de heróis e superempreendedores são de pessoas com dons e habilidades ultra-mega-master-blaster geniais e poderes divinos que as fizeram se sobressair dentre os outros 7 bilhões (e uns quebrados) de habitantes, mas a realidade é que em NENHUM dos casos isso é verdade.

Analise as diversas histórias surpreendentes de pessoas que foram moradores de rua e hoje possuem um verdadeiro império. Elas possuem todo o mérito de suas próprias trajetórias, mas nenhuma delas chegou lá sozinho. Todo mundo contou com uma ou mais pessoas ao seu lado.

O que quero dizer é: a persuasão cria os relacionamentos que te farão chegar onde você deseja chegar (e ir além)! Se você pensa em empreender (ou já empreende) sozinho, tenha a certeza que não vai sair do lugar. No máximo, vai chegar até onde seus braços alcançam e mais um pulinho.

Criar relacionamentos, o famoso “networking”, é encontrar ótimas pessoas, que compartilham dos seus valores e persuadí-las a vocês crescerem juntas. Parece ruim?

Não há mistério, isso é feito da mesma forma com que você sempre fez suas amizades, mas agora, com uma visão mais ampliada e estratégica do que se pode obter e oferecer a cada um. Depois que a “rede do bem” é criada, você vai até lugares que seus pés não iriam sozinhos.

Não por acaso a persuasão veio em primeiro lugar entre os 10 Comportamentos Empreendedores: ela favorece os outros 9 comportamentos. Alimentando ótimos relacionamentos e criando um excelente networking, te dará acesso a oportunidades de mercado, a se juntar a parceiros, a impulsionar sua iniciativa, a obter coragem em superar riscos, colaborar com a sua organização pessoal e profissional e a aumentar seu comprometimento em alcançar os objetivos.

EXERCITANDO SEU COMPORTAMENTO PERSUASIVO
Realização Empreendedora Networking Happy Hour

A falta de persuasão pode levar a uma falta de controle sobre as pessoas que o cercam ou, pior ainda, te isolar em um canto escuro (ou uma sala vazia) se com quem se relacionar, trocar e crescer por transmitir uma imagem apática, sem ambição ou visão de valores e futuro. Contribuirá com a falta de motivação dos seus pares mais próximos (sócios, funcionários), perder e/ou não conseguir clientes, não estabelecer parcerias estratégicas vitais ao seu negócio, etc.

Você pode ser tímido e ainda ser persuasivo. Tudo depende de quão grande são seus sonhos e sua vontade de realizá-los.

Em excesso os danos são similares, projetando uma personalidade arrogante, agressivo e de descaso com o valor que as outras pessoas realmente têm. É neste pondo que a persuasão toma a forma comumente conhecida, suas ações acabam se virando contra você e acaba sendo visto como um ditador inimigo, ou um potencial traidor que usa da persuasão para conquistar o que quer e depois abandona os que foram usados.

A parte difícil: Aprenda a mensurar seu nível de persuasão e veja se está em falta ou em excesso. Como?

Reflita sobre seus círculos de relacionamento. Eles estão em um tamanho e proximidade satisfatórios para que você consiga continuar crescendo e realizando seus objetivos?

Se estiver muito isolado, não costuma fazer novos contatos, nem faz ideia de quais pessoas você precisaria do seu lado para sair do estágio zero, então relacionamento é algo que você tem que focar urgente.

Busque um coach, converse com amigos empreendedores, fale com familiares que são bem relacionados e procure melhorar.

Se pelo contrário, você possui um sentimento que as pessoas se afastam de você por (talvez) te acharem “firmes” demais, vale tirar uns dias (ou meses) de férias para meditar!

Como diz meu pai, “tudo em excesso faz mal”! Vá com calma, aprenda a aprender, a ouvir, a expressar suas opiniões de forma mais amena e diplomática. É verdade que não se pode agradar a todos, mas não é difícil SER mais agradável.

Se você acha que já possui todos os relacionamentos estrategicamente estabelecidos e propriamente alimentados, meus parabéns! Deveria ser você escrevendo este texto, e não eu (aliás, me mande um email porque tenho várias coisas que gostaria de perguntar!).

Mas para a maioria dos mortais e dos empreendedores eternamente insatisfeitos, o auto-aperfeiçoamento é uma jornada sem fim! Este é apenas 1 dos 10 comportamentos essenciais para ser um ótimo empreendedor e, conseguindo a excelência em persuasão, apenas te garante 10% de ser o tal empreendedor de sucesso.

Mas não se engane: não existem empreendedores 100%. Todos temos nossas fraquezas. Talvez persuasão não seja seu forte, talvez seja. Poderíamos concluir que nem Deus é 100% porque sempre ouvimos alguém reclamando Dele, não é verdade?

EXTRA

Sim, a última frase foi uma piada e já sinto o fogo do inferno me queimando nos comentários!! Aproveite e pratique sua persuasão, comentando abaixo o que você entende deste comportamento, o quão ele é importante e como você tem praticado no dia-a-dia.

Como não existe uma verdade absoluta e nenhuma lista é finita, vocês têm o PODER de propôr um item extra aos 10 Comportamentos Empreendedores, que acreditam ser a “cereja do bolo” de todo o empreendedor de sucesso! Me responda: Qual comportamento extra você acredita ser fundamental para qualquer empreendedor de sucesso? Para votar, escreva sua sugestão abaixo nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s