Comprometimento – Um comportamento que te ajuda a mirar na direção do sucesso nos negócios.


O artigo de hoje sobre comprometimento é o 7º da série especial “Os 10 Comportamentos Empreendedores”, que publico aqui no Realização Empreendedora. Um comportamento que te ajuda a mirar na direção do sucesso nos negócios. Depois disso, é só apertar o gatilho!”

ECLÉTICO OU FALTA DE COMPROMETIMENTO?

Realização Empreendedora - Esportista Eclético

Durante minha vida, nunca conheci alguém que teve sucesso simplesmente por simpatizar com algum tema.

O caminho para o topo está cheio de pessoas interessadas em conseguir algo de forma rápida e fácil, sem muito esforço. Porém, é preciso muito mais do que um interesse momentâneo ou mesmo uma paixão avassaladora para ser ótimo em alguma área da vida: é necessário foco e empenho.

Este conceito de “interesse X compromisso” é algo que me faz refletir regularmente. Ao longo da minha vida, esta lição é ilustrada pelos esportes que já pratiquei.

Quando criança, por interesse dos meus pais ou meu próprio, cheguei a frequentar aulas de natação, judô, vôlei e praticar bodyboarding. Já na adolescência, me interessei por musculação, kart, futebol e algumas aulas de jiu jitsu e capoeira. E desde a faculdade até hoje, já pratiquei surf, corridas, boxe, may thai e kitesurfing.

As vantagens em ser versado em diversas modalidades são muitas: como não se trata de uma área da minha vida que eu busque tirar o sustento, essas práticas não passam de hobbies saudáveis! Consigo conversar sobre diversos esportes nas mais variadas tribos e sempre me manter ativo fisicamente e socialmente.

Entretanto, depois de todo este tempo, percebo que há uma clara consequência por estar interessado em uma série de esportes, mas não necessariamente comprometido com algum deles.

A primeira consequência é o dinheiro gasto com os diferentes equipamentos que, cedo ou tarde, serão empilhados em algum canto do guarda-roupas: Pranchas, capas, luvas, camisas, calções, kimonos, faixas, chuteiras, munhequeiras, halteres, anilhas, elásticos, etc.

A segunda é ser um praticante “medíocre” em cada uma dessas atividades – é de certa forma vergonhoso dizer aos amigos que pratico determinado esporte e, logo em seguida, levar uma surra deles em suas modalidades favoritas!

A terceira consequência, talvez um desdobramento das duas anteriores, é o estresse e a frustração gerados por não perceber um avanço ou destaque significativo em um esporte que eu possa chamar de “meu”.

Essa mesma dinâmica que rege alguns comportamentos em nossa vida pessoal por ser aplicada também as áreas profissionais. Especialmente quando falamos de empreendedorismo, que exige uma dose descomunal de comprometimento desde os primeiros passos até as metas mais ambiciosas.

Como um empreendedor à frente de nossa própria empresa, é de suma importância definir as expectativas para a organização e mostrar o nosso compromisso com cada um desses marcos firmados.

Na vida pessoal, os amigos podem encarar sua falta de compromisso numa boa. Mas na sua empresa não pode haver um único funcionário que duvide da sua habilidade quanto aos rumos da organização. E a mesma atitude deve ser esperada de cada parceiro que se junte a ela.

“Comprometimento individual a um esforço conjunto – isso é o que faz um time funcionar, uma empresa funcionar, uma sociedade funcionar, uma civilização funcionar.”
– Vince Lombardi

COMPROMETA-SE COM A EXCELÊNCIA
Realização Empreendedora - Comprometimento Excelência

Analise alguns dos maiores atletas do mundo, empreendedores bem sucedidos ou qualquer pessoa que tenha domínio sobre sua arte e você vai descobrir que houve um comprometimento diário da parte deles para alcançar esse nível de excelência.

Buscar a excelência constantemente em todas as áreas de sua vida é, em última instância, o que vai determinar a qualidade de sua vida, não importa a atividade que você desenvolva para viver.

Claro, você pode comparecer ao trabalho e apenas se manter ocupado, fingindo fazer algo quando o chefe está por perto… mas isso realmente irá te alavancar para onde você deseja chegar na vida? Isso realmente deixará sua marca na Terra? Eu duvido muito!

O que irá levá-lo onde você quer chegar na vida é se concentrar na tarefa que você escolheu e se comprometer em fazer o melhor trabalho que estiver ao seu alcance.

Com isso, não quero dizer que você precisa ser perfeccionista. Mas sim buscar ser o mais eficiente possível: produzir a melhor qualidade com os menores recursos disponíveis – que muitas vezes são o tempo e o dinheiro.

Se comprometer com a excelência é o que dá forma às empresas bem sucedidas, é o que transforma um atleta mediano em um grande atleta e é o que estimula uma pessoa comum a criar um sucesso extraordinário para si próprio.

persistência (comportamento que veremos a seguir), é o carro de corridas que você guiará até a vitória. Encare o comprometimento como seu combustível.

“Quando existe uma brecha [para ultrapassar], ou você se compromete como um piloto profissional que é projetado para ganhar corridas, ou você chega em segundo, terceiro ou quinto. E eu não sou projetado para chegar em terceiro, quarto ou quinto, eu corro para vencer! Se você não perseguir uma brecha que existe, você não é mais um piloto de corridas.”
– Ayrton Senna

EXERCITANDO SEU COMPORTAMENTO COMPROMETIDO
Realização Empreendedora - Exercitando Comprometimento

Quando você não é comprometido com as ações que te cabem, cada minuto de atraso tem um preço. E geralmente não apenas um preço em dinheiro. Uma pessoa não comprometida com seus objetivos empreendedores simplesmente não verá a cor da liberdade profissional e financeira no final do dia (ou das décadas).

A falta de comprometimento de um empreendedor é como um remador na beira do rio: ele fica ali parado com a canoa e o remo na mão enquanto pensa na vida, vê a água passar e seus colegas conquistarem seus objetivos rio acima.

No caso de uma empresa, a pontualidade e o comprometimento com os prazos e a qualidade prometidos costumam gerar indicações para novos clientes, além de boa reputação difundida no seu mercado. Por outro lado, apenas um cliente insatisfeito equivale a dez clientes satisfeitos no quesito “marketing boca a boca” e ajuda a criar má fama para sua empresa no mercado. Portanto, o descumprimento de apenas um compromisso em uma ponta pode ser devastador para o negócio como um todo na outra ponta.

Se você está neste ponto, é sensato se perguntar o que tem te impedido de se comprometer de fato com seus negócios. Pode ser uma questão física (remuneração, recursos, local, pessoas, falta de informação) ou psicológica (medo, status, depressão, desinteresse total pelo tema).

De qualquer forma, reconhecer que há uma causa para sua falta de comprometimento já é meio caminho andado. A partir daí, deve entrar em cena seu ‘outro’ comprometimento em buscar a solução para esta questão.

Um empreendedor comprometido demais com seus objetivos profissionais acaba se sabotando como pessoa física. Experimentar a conquista de um grande objetivo é tão excitante que acaba viciando algumas pessoas mais do que muitos narcóticos, com consequências devastadoras similares nas vidas dessas pessoas: saúde debilitada, ausência familiar, isolamento social, transtornos obsessivos, etc.

É inevitável que o empreendedor faça alguns sacrifícios pessoais pela empresa. Afinal, o sucesso de um negócio iniciante depende, em grande parte, dele mesmo. Mas quando começa a negligenciar demais outras áreas da vida, corre o risco de avançar num ritmo não saudável e insustentável a longo prazo.

Fazer muitas concessões aos clientes também pode atropelar o dia a dia da operação. E ajudar pessoalmente os funcionários a cumprir seus prazos muitas vezes resulta num ambiente pouco favorável ao comprometimento deles.

No cenário ideal, o empreendedor realmente comprometido sabe exatamente o que o motiva para alcançar seus objetivos e enfrentar suas deficiências durante a eterna jornada empreendedora. Haverá muitas oportunidades, falhas, falsos atalhos, críticas, elogios, auto-sabotagem, desgaste emocional, gripes e resfriados, etc.

Ele sabe quando é preciso dizer não para seus funcionários, para seus clientes e até para si mesmo; quando pisar no acelerador e quando pisar no freio.

O principal combustível do comprometimento é sua declaração de missão de vida. Qual é sua missão de vida? Você já parou para pensar qual é o legado que quer deixar neste mundo?

Creio que o principal pré-requisito do empreendedorismo é o autoconhecimento. É preciso descobrir de verdade qual a paixão da sua vidae transformá-la em sua missão! Qualquer coisa que você faça, que te aproxime desta missão, é o caminho certo. O comprometimento e todos os outros comportamentos virão por consequência!

EXTRA

Comprometa-se em fazer a diferença no resultado da pesquisa e responda:

“Qual comportamento extra, que não está na lista dos 10 comportamentos empreendedores, você acredita ser fundamental para qualquer empreendedor de sucesso?”

Para votar, basta escrever nos comentários abaixo.

Até o próximo comportamento: A Autoconfiança!

Salvar
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s