Como Desviar de um Soco


Como Desviar de um Soco

4 Partes:Preparando-se para desviarDesviando de um soco ao recuarDesviando de um soco movendo-se para frenteGirando para evitar um soco no corpo

A habilidade de desviar de socos vem com a prática, não com reflexos inatos. Ler este artigo não fará de você um mestre das lutas, mas vai ensiná-lo o que fazer quando estiver praticando. Transforme estes movimentos em automáticos e lembre-se das dicas para evitar machucados.

Parte1

Preparando-se para desviar

  1. 1

    Erga os punhos. Proteja seu rosto erguendo os punhos cerrados na frente dele. Deixem-nos na altura das bochechas para proteger o máximo que puder.

    • Cerre os punhos com o polegar para fora, não para dentro.
  2. 2

    Deixe os cotovelos na lateral. Seus braços e ombros devem estar relaxados para facilitar o movimento, com os cotovelos para baixo, protegendo o torso.
  3. 3

    Abaixe o queixo. Fazer isso torna seu rosto um alvo menor e protege seu pescoço. Mas não exagere, ou terá problemas para observar seu oponente.
  4. 4

    Adote uma postura defensiva. Vire ligeiramente para o lado com uma perna (em geral, com a direita, para destros) em direção oposta à outra pessoa, de modo que seu torso não fique na reta dela.[1]

    • Suas pernas devem estar a uma distância de um ombro ou mais uma da outra.
    • Mantenha seus joelhos dobrados para promover o equilíbrio e para facilitar o movimento.
    • Não se vire muito para o lado; se ficar a um angulo reto do seu oponente, ele pode atingir você na lateral.
  5. 5

    Fique alerta, mas não se prenda a um lugar só. Seus olhos detectam movimento mais rápido de lado do que de frente, então, não deixar a visão fixa será mais benéfico que encarar as mãos do seu oponente.[2]

    • Fique atento aos ombros, olhos e ao movimento dos pés da outra pessoa, além das mãos. Se ela sempre dá um passo para frente antes de dar o soco, você pode usar essa informação para reagir mais rapidamente.
    • Quanto mais praticar, mais rápidos seus movimentos serão.

Parte2

Desviando de um soco ao recuar

  1. 1

    Combine esses passos em um movimento. Se conseguir se desviar com este Método, vai acabar longe do punho do seu oponente, pronto para se distanciar ainda mais ou para dar um soco nele à distância.[3]

    • Lembre-se de manter seus punhos para cima durante a manobra e de manter sua guarda.
  2. 2

    Gire em torno da perna traseira. Gire seu quadril e seu corpo em sentido horário (se a perna esquerda estiver na frente) e transfira o peso para a perna de trás.

    • Se preferir, pode dar um passo para trás com a perna traseira neste movimento.
  3. 3

    Gire ambos os pés nas mesma direção. Mantenha os joelhos dobrados e o torso acima do quadril para ter equilíbrio máximo.
  4. 4

    Use o movimento dos joelhos e do quadril para tirar sua cabeça da linha de fogo. Você pode inclinar o pescoço um pouco, também, mas o maior movimento deve vir desse giro lateral dos pés e do torso.

    • Minimize o movimento da cintura, uma vez que pode tirar seu equilíbrio.
  5. 5

    Mova-se apenas o tanto que for necessário. Só é preciso andar um pouco para desviar de um soco. Movimentos mais curtos mantêm melhor o seu equilíbrio e dão mais tempo para sua ação seguinte (quer ela seja revidar ou derrubar seu oponente e correr).
  6. 6

    Se você ainda não puder evitar o soco, receba-o na testa. Abaixe mais o queixo para que a área de impacto seja na parte dura do seu crânio em vez do seu nariz ou da mandíbula.

    • Ao mesmo tempo, afaste-se ou rode a cabeça na mesma direção do soco para diminuir a força do impacto.

Parte3

Desviando de um soco movendo-se para frente

  1. 1

    Só desvie de socos no rosto assim. O objetivo da técnica é acabar dentro do soco de seu oponente (perto do corpo dele), pronto para revidar com força. Se a pessoa estiver mirando no seu corpo, é possível que você acabe movendo o rosto na direção do soco.

    • Funciona melhor contra um jab reto, forte e com a mão direita.
    • Quando mais forte o soco, melhor será desviar dele, uma vez que seu oponente perderá o equilíbrio e passará mais tempo se recuperando. É uma boa bloquear jabs mais curtos ou fintas, ou desviar de tudo movendo o corpo para longe, em vez de para perto.
  2. 2

    Gire para cima da perna da frente. Gire o quadril e o corpo em sentido anti-horário (se sua perna esquerda estiver na frente) e transfira o peso para a perna da frente.

    • A maior parte do movimento deve vir do quadril, não da cintura.
  3. 3

    Gire o pé de trás na mesma direção. Mantenha seu corpo alinhado ao quadril para manter o equilíbrio e possibilitar o movimento.
  4. 4

    Abaixe-se com os ombros e os joelhos. Mova seu ombro rápido para baixo e para dentro em um ângulo de 45º com seu peito para tirar a cabeça da trajetória do soco.[4] Dobre seus joelhos ligeiramente também.

    • Não exagere nesse movimento. Você precisa mover a cabeça por volta de 15 cm para evitar um jab direto.
    • Não se inclime muito para frente, uma vez que isso dificulta manter o equilíbrio e observar o oponente. Você deve usar mais os joelhos e ombros que as costas.[5]
    • Se você for alto ou mais alto que seu oponente, pode ser que consiga desviar erguendo a cabeça, de modo que o punho passe abaixo do seu queixo à medida que você gira para o lado.
  5. 5

    Levante ligeiramente a mão de trás. Esteja preparado para usá-la para bloquear ou defletir um segundo soco da outra mão.[6]
  6. 6

    Aproxime-se (opcional). Se precisar, use o pé da frente para dar um passo curto na direção do oponente. Isso é útil para restringir o movimento dele para o próximo soco, além de ajudar a promover um soco seu.
  7. 7

    Revide (opcional). Uma vez que tiver desviado, você pode aproveitar a vantagem da proximidade e retaliar com um soco seu.
  8. 8

    Emerja formando um “U”. À medida que retorna à posição inicial, mova-se em “U” ao redor do punho. Se você simplesmente recuar, pode se colocar na direção de outro soco.

Parte4

Girando para evitar um soco no corpo

  1. 1

    Cerre seus músculos do estômago. Isso protege seus órgãos internos.
  2. 2

    Expire rápido pelo nariz antes do impacto. Uma rajada rápida de ar vai obrigar seu abdome a flexionar automaticamente e proteger mais o seu corpo.
  3. 3

    Bloqueie o soco com as mãos. Tente empurrar o braço do seu oponente para longe com a mão para defletir o soco, ou, ao menos, receba o soco nas articulações em vez de no torso.
  4. 4

    Mova-se com o soco. Recue ou gire o corpo na direção do golpe. Se o ponto de impacto estiver se movendo na direção do soco, a força será bastante reduzida.

Dicas

  • Fique em forma. Exercite-se regularmente para que possa manter sempre o equilíbrio.
  • A resposta natural para um soco no rosto é fechar os olhos. Tente mantê-los abertos o máximo possível para ver de onde vem o próximo golpe.
  • Tome cuidado ao desviar-se demais usando o mesmo método. Um lutador esperto pode fazer uma finta e, em seguida, dar um soco real bem na direção para a qual você está se movendo. [7]

Avisos

  • Sempre mantenha a boca fechada e sua língua no fundo da boca para minimizar os ferimentos caso seja atingido na mandíbula.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s