9 ensinamentos do budismo para uma vida leve


Tema da novela das 6, o budismo é uma filosofia milenar criada na Índia, que chegou ao Brasil no início do século XX, trazida por imigrantes japoneses. Veja como seus ensinamentos podem melhorar sua vida

Buda foi o príncipe Sidarta Gautama, criador do budismo
Foto: Getty Images

Pano de fundo da novela de época Joia Rara, da Globo, o budismo traz lições importantes para quem deseja viver melhor. Um dos principais ensinamentos dessa filosofia milenar é: a felicidade está dentro de nós e não nas coisas materiais.

PUBLICIDADE

“Hoje, nosso foco está muito voltado para o mundo externo e nos esquecemos de cuidar da nossa mente, que, ao contrário do corpo, não tem limites”, diz a monja Mudita, do Centro de Meditação Kadampa Mahabodhi, em São Paulo. Segundo ela, para viver de maneira leve é preciso parar, respirar e refletir sobre os próprios sentimentos. Faça isso sempre que estiver vivendo um momento ruim. Veja, abaixo, nove ensinamentos de Buda que podem melhorar muito sua vida!

1. CONTROLE SUA MENTE

A felicidade e o sofrimento não estão nas coisas em si, mas na forma como nos relacionamos com elas, diz a monja Mudita. Quando se está serena, nada a tira do sério. Segundo o budismo, pensar de maneira mais positiva manda os problemas para longe.

2. OLHE AO REDOR COM AMOR

Tudo depende das pessoas para existir: até mesmo a cadeira que a deixa mais confortável. É preciso olhar para o outro sabendo que, com certeza, ele fez algo de bom. Isso nos faz perceber que vivemos numa imensa rede de bondade, respeito e amor!

3. SEJA DONA DA SUA FELICIDADE

Quando temos boas ações, plantamos sementes que vão florescer em felicidade. O mesmo se aplica às ações negativas. Devemos perceber que somos portadoras da própria felicidade. Isso nos faz refletir antes de agir, pensar e falar.

4. ALEGRE-SE PELOS OUTROS

Quem nunca invejou a sorte da amiga que ganhou uma promoção no trabalho? Tente reverter esse sentimento. “Buda diz que se alegrar com a felicidade do outro faz com que tenha essa felicidade no futuro também”, orienta a monja.

5. PRATIQUE O DESAPEGO

Uma das principais lições do budismo é praticar o desapego. “O apego é uma mente egoísta que faz você pensar só em si mesma e não no outro, além de gerar sofrimento caso você perca o que tanto estima”, fala Mudita.

6. VIVA CERCADA DE GENTE DO BEM

Tenha por perto amigos que fazem florescer seu lado bom. E não deixe que gente estressada a faça perder a fé na vida. “Deseje o bem a elas e peça que consigam se libertar desse estado negativo”, ensina Mudita.

7. SÓ VÁ ATÉ ONDE DER

Segundo a monja, é importante buscar locais que a deixem confortável e feliz. Por que se arriscar num parque de diversões se os brinquedos causam medo em você? “É preciso descobrir o que nos faz bem ou não”, explica. Não tenha dúvidas de que respeitar seus limites a deixará mais leve!

8. ELIMINE A RAIVA DA SUA VIDA

Enquanto sua mente estiver tomada pela raiva, será difícil encontrar a felicidade. O budismo ensina a aprimorar a virtude da paciência, da compaixão e do amor. Assim, não haverá espaço para esse sentimento.

9. CONTROLE SUAS EXPECTATIVAS

Manter os pés no chão é um bom caminho para viver melhor: quem tem muitas expectativas tem mais chance de se frustrar, o que gera sofrimento. Viva em equilíbrio e deixe a vida fluir. “Tudo é impermanente neste mundo”, diz Mudita. Um “não” agora pode se transformar num “sim” amanhã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s