CES 2018: veja os produtos lançados na maior feira de tecnologia do mundo


Evento reúne dos principais fabricantes de eletrônicos a empresas de telecomunicações.


Por Helton Simões Gomes, G1, Las Vegas (EUA) – o jornalista viajou a convite da LG

 

De airbags para quadris de idosos a TVs que enchem uma parede, os aparelhos exibidos na CES 2018 podem ser estranhos, curiosos, aspirantes a sonho de consumo de alguém e até –por que não?– pouco úteis.

G1 acompanha a CES 2018, maior feira de tecnologia do mundo, que ocorre em Las Vegas (EUA) e abriu para o público nesta terça-feira (9). Aqui você acompanha os produtos novos e curiosos que foram lançados no evento:

TV montada como Lego

CES 2018: Veja uma TV de 146 polegadas que ocupa uma parede inteira

Samsung apresentou na CES 2018, a maior feira de tecnologia do mundo, que ocorre em Las Vegas (EUA), a “The Wall”, uma TV modular que pode ser montada como se fosse Lego. Em vez de pecinhas coloridas, o que se encaixa são painéis de LED. Para exibir a tecnologia na feira, a fabricante montou uma TV com tela de 146 polegadas para ser grande o suficiente a ponto de conseguir forrar uma parede — daí o apelido de “The Wall” (parede ou muro, em inglês).

Robôs dançam pole dance

Robôs dançam pole dance na Consumer Electronics Show

Com direito a salto alto e cinta-liga, as máquinas chamaram atenção com a dança sensual na feira. A apresentação ocorre no estande da Sapphire Gentleman’s Club, uma boate de Las Vegas.

Sophia ganha pernas

Robô que se movimenta como humano é atração de feira em Las Vegas

O rosto da robô foi feito com material que imita a pele humana, e ela foi inspirada na atriz Audrey Hepburn. Sophia já havia sido lançada pela Hanson Robotics, mas, na feira, ela chamou atenção por ter ganhado pernas que se movimentam. Os criadores dizem que ela tem capacidade de aprender.

Falar ao celular com o dedo no ouvido

Feira em Las Vegas apresenta telefone para atender ligações com a ponta do dedo

Um celular que permite atender ligações com o dedo já é realidade. Uma pulseira conectada ao smartphone do usuário envia a vibração do som por meio dos ossos. Assim, é possível atender uma ligação telefônica colocando o dedo no ouvido e escutar o interlocutor.

Comando de voz nos smart displays

Comando de voz é destaque na feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas

O Google apresentou um comando de voz que funciona nos chamados smart displays, que conversam com o usuário por meio de uma inteligência artificial que compreende mais de 1 milhão de ações. A ideia é conseguir usar a voz para pedir uma pizza ou solicitar um serviço de transporte com uma linguagem natural, sem precisar decorar um determinado comando.

Smatphones, tablets e relógios à prova d’água

CES 2018: empresa cria capinhas que tornam gadgets à prova d’água

Os smartphones que sobrevivem a um mergulho são, no máximo, resistente à água. A empresa chinesa Calalyst resolveu esse problema com capinhas que tornam smartphones, tablets e até relógios à prova d’água. Como os acessórios se ajustam ao corpo do aparelho, é possível usar a tela sensível ao toque, a impressão digial e até botões, como o rotor de relógios inteligentes.

Movimento dos pés para realidade virtual

CES 2018: Empresa cria controle de realidade virtual para os pés

Os franceses da 3DRudder apresentaram um controle que transporta para ambientes de realidade virtual os movimentos feitos com os pés. Normalmente, games ou filmes que usam VR funcionam assim: o sujeita coloca os óculos, que garantem imersão em um ambiente totalmente digital, e usa um controle de mão para executar ações, como manipular objetos. Em um jogo de tiro, por exemplo, ele tem que virar a cabeça para procurar o inimigo e usar o controle para apontar a arma e disparar.

Um tela, dois filmes

CES 2018: Projetor da MirraViz exibe dois vídeos diferentes em uma tela só

A MirraViz criou uma tela que exibe dois filmes ao mesmo tempo. Funciona assim: dois projetores são posicionados cada um de um lado oposto da tela. Quem olha a tela próximo a um dos aparelhos vê apenas as imagens exibidas por ele. Se caminhar de um lado a outro, o expectador pode ver as imagens de um filme mudando gradualmente para a de outro.

Robô ‘psicólogo’

Robô é projetado para dar apoio emocional às pessoas

Uma das apostas para o futuro apresentadas na feira foi o A18, um robô projetado para se conectar emocionalmente com as pessoas. Ele se comunica por uma ampla gama de expressões faciais que são simples de entender. Ele pode ajudar alguém a se recuperar de um trauma, por exemplo, ou simplesmente proporcionar diversão.

Mouse sem fio e sem bateria

Mouse sem fio e sem bateria da Razer, que é alimentado com energia gerada pelo mousepad. (Foto: Divulgação/Razer)Mouse sem fio e sem bateria da Razer, que é alimentado com energia gerada pelo mousepad. (Foto: Divulgação/Razer)

Mouse sem fio e sem bateria da Razer, que é alimentado com energia gerada pelo mousepad. (Foto: Divulgação/Razer)

A Razer lançou um mouse sem fio que pesa como se fosse cabeado. O segredo é que ele não tem bateria. Mas nem por isso precisa ser carregado na tomada. A empresa criou a tecnologia Hyperflux, que faz o mousepad gerar um campo magnético que transfere energia par ao mouse.

Controle de drones com a o dedão

Controle de drones usa só o dedão para transmitir comandos às aeronaves. (Foto: Divulgação/TIE)Controle de drones usa só o dedão para transmitir comandos às aeronaves. (Foto: Divulgação/TIE)

Controle de drones usa só o dedão para transmitir comandos às aeronaves. (Foto: Divulgação/TIE)

A sul-coreana TIE lançou uma nova forma de controlar drones. Os joysticks e seus botões direcionais são substituídos pelos dedos polegar e indicador. O piloto só tem que colocar um sensor no dedão e segurar uma haste, que lê os movimentos que ele faz com o dedo e o transmitem para o drone. Funciona com todos os modelos de drone existente, mas ainda é um protótipo.

Delivery elétrico

Toyota apresentou a novidade na feira tecnológica CES, em Las Vegas (Foto: Rick Wilking/Reuters)Toyota apresentou a novidade na feira tecnológica CES, em Las Vegas (Foto: Rick Wilking/Reuters)

Toyota apresentou a novidade na feira tecnológica CES, em Las Vegas (Foto: Rick Wilking/Reuters)

A Toyota apresentou um novo veículo elétrico sem motorista, chamado e-Palette. A ideia é que a minivan vá até o cliente. Ele pode ser usado pelo varejo, entregar pizzas, servir de hotel ou escritório, e também ser utilizada como veículo para deslocamentos urbanos compartilhados por várias pessoas. Ele já tem data para chegar: os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. E parceiros: Amazon, Pizza Hut, Mazda, Uber e DiDi Chuxing.

BlackBerry com Android

O novo BlackBerry Motion será vendido nos EUA a partir de 12 de janeiro (Foto: Divulgação/TCL)O novo BlackBerry Motion será vendido nos EUA a partir de 12 de janeiro (Foto: Divulgação/TCL)

O novo BlackBerry Motion será vendido nos EUA a partir de 12 de janeiro (Foto: Divulgação/TCL)

Oi, sumido. A TCL Communication anunciou a chegada do BlackBerry Motion, celular com a marca BlackBerry mas que roda Android, aos Estados Unidos.

Hub com sete portas

Nucleum, da Kingston, é um hub com sete portas. (Foto: Divulgação/Kingston)Nucleum, da Kingston, é um hub com sete portas. (Foto: Divulgação/Kingston)

Nucleum, da Kingston, é um hub com sete portas. (Foto: Divulgação/Kingston)

O Nucleum, da Kingston, é um hub com sete portas e conexão de USB, do tipo C, que resolve a vida de computadores com número limitado de saídas —alô, MacBooks!. Ele oferece portas do tipo USB tipo C, USB tipo A, HDMI e slots de cartões SD e micro SD.

Teclado para que gosta de botão no celular

Teclado físico para celulares com tela sensível ao toque.  (Foto: Divulgação/Gemini)Teclado físico para celulares com tela sensível ao toque.  (Foto: Divulgação/Gemini)

Teclado físico para celulares com tela sensível ao toque. (Foto: Divulgação/Gemini)

Cansou de digitar na tela sem botões do celular? O Gemini é um teclado que coloca na ponto dos dedos aquela velha sensação de teclas descendo e subindo.

Salva-vida de motociclista

WeRescue é um acessório que aciona o serviço de resgate quando motos sofrem acidentes. (Foto: Divulgação/WeRescue)WeRescue é um acessório que aciona o serviço de resgate quando motos sofrem acidentes. (Foto: Divulgação/WeRescue)

WeRescue é um acessório que aciona o serviço de resgate quando motos sofrem acidentes. (Foto: Divulgação/WeRescue)

O WeRescue é um acessório que aciona o serviço de resgate quando motos sofrem acidentes. Posicionado no guidão da motocicleta, o gadget em forma de bracelete é equipado com sensores de movimento, como giroscópio e acelerômetro, para detectar se o veículo sofreu um impacto. Se o piloto não responder dentro de 120 segundos, o WeRescue chama o resgate e já envia as coordenadas do local.

Airbag para idosos

Os franceses da Helite criaram um cinto com airbag voltado para idosos a fim de minimizar os impactos de queda. As bolsas de ar se inflam assim que “percebem” que o dono do cinto está prestes a cair. Isso ocorre porque o acessório está equipado com acelerômetro e giroscópio, dois componentes que são amplamente usados em smartphones e detectam mudanças de posição, movimentos bruscos e alterações de direção. Um software usa essas informações para identificar se caracterizam uma queda. Alexandre Quarrey, gerente de pesquisa da empresa, explicou que escolheram proteger o quadril de idosos, em vez de outras partes sensíveis como joelhos, porque fraturas nessa parte do corpo costumam demorar para se recuperar e impedem que o paciente tenha uma vida autônoma.

Cão robô

Ele é um simpático robô autônomo em forma de cachorro, feito pela Sony. Dotado de inteligência artificial (canina), ele reconhece seus donos e entende como interagir com cada um deles. Por estar continuamente ligado à nuvem da empresa japonesa, o Aibo continua aprendendo com suas experiências e com a de outros Aibos pelo mundo. Começou a ser vendido em outubro de 2017 apenas no Japão e sua aparição na CES 2018 foi a primeira viagem para fora do país asiático.

‘The Wall’

'The Wall', a TV de 146 polegadas da Samsung. (Foto: Divulgação/Samsung)'The Wall', a TV de 146 polegadas da Samsung. (Foto: Divulgação/Samsung)

‘The Wall’, a TV de 146 polegadas da Samsung. (Foto: Divulgação/Samsung)

A TV gigante, de 146 polegadas, da Samsung é formada por micropainéis de LED. Na verdade, o televisor é um combinação de várias telas menores, que também podem ser usadas individualmente.

TV superfina

A TV OLED W8, da LG, é uma evolução de sua linha de aparelhos superfinos. Tem espessura de 2,6 milímetros, como sua antecessora. Mas dessa vez é equipada com a plataforma de inteligência artificial ThinQ, que permite receber comandos de voz, e um novo processador, capaz de exibir imagens com maior qualidade. Além de já ser espertinha, a TV recebe uma ajudinha do Google quando a tarefa é fazer buscas em serviços na internet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s