As 4 Características Incontornáveis de uma Start-Up de Sucesso


Imprimir

Todos os dias são criadas novas startups em Portugal. Pelas mãos dos que sempre sonharam ser empreendedores. E pelos que encontram aqui o caminho para sair do desemprego. Mas o sucesso de uma startup depende de algumas características incontornáveis, conjugadas de forma distinta à medida do empreendedor.

Visão

Tudo assenta na ideia do empreendedor quando decide criar uma startup. Ter aquela ideia de um projeto que pode materializar e que rompa com tudo o que já exista. Ter a visão de um projeto capaz de mobilizar em larga escala. Essa ideia pode surgir da utilização das mais variadas metodologias usadas no estudo prévio ou do próprio quotidiano.

Atitude ou paixão

Nenhuma startup poderá ter sucesso e destacar-se no mercado se o seu criador não tiver atitude de empreendedor. Acreditar na ideia, aceitar o risco, estar sempre disponível e saber aprender são alguns dos aspetos exigidos ao criador de uma empresa. E não apenas quando esta é criada, mas em todo o seu percurso.

Nas receitas para o sucesso de uma startup há quem substitua a palavra “atitude” por “paixão”. É isso que torna o empreendedor mais otimista, disposto a trabalhar mais e melhor. Como se de um jogo se tratasse, entrar no negócio para ganhar. Não apenas para não perder.

Irreverência

Uma startup deve aparecer no mercado como a empresa e não como mais uma. Para além da paixão, isso pressupõe do empreendedor e de todos os colaboradores um espírito irreverente. Estarem todos cientes de que é um risco e ser este um fator motivador para o trabalho diário rumo ao sucesso.

A circunstância

momento em que nasce a startup pode, por si só, ditar o sucesso ou o fracasso da mesma. Assim como o contexto que a ela dá origem, seja porque acabou de estudar e sempre sonhou ter a própria empresa ou porque uma situação de desemprego o levou a experimentar a faceta de empreendedor.

Dessas circunstâncias depende ainda o investimento. Por muito boa que seja a ideia, por mais positiva e irreverente que seja a sua atitude, uma startup só avança rumo ao sucesso se tiver financiamento, se for capaz de atrair capital.

Veja os benefícios fiscais de uma startup e fique a par do apoio à contratação de trabalhadores por empresas startups.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s