9 Maneiras de dormir pouco e continuar produtivo


Imprimir

Enquanto ninguém encontra uma forma de parar o tempo (para além de se atrasar a hora uma vez por ano), o dia continua a ter 24 horas, e a ser curto para tudo o que é preciso fazer.

Dormir pouco para fazer mais é o objetivo, mas o que acontece na prática é que quando se dorme pouco, a energia está em baixo e a produtividade cai. A questão é então o que fazer naqueles dias em que se dormiu pouco e em que tudo sai lento no trabalho.

1. Beba água pela manhã

Beber água é a primeira coisa que deve fazer pela manhã (ou a segunda, pois pode começar por desligar o despertador). A desidratação causada pela noite de sono aumenta a fadiga, pelo que deve beber água bem cedo.

2. Use a luz como um aliado

Levante-se mal o despertador toca. Ao acordar abra a janela ou saia de casa para receber luz natural. Assim dirá ao seu corpo que está na hora de acordar e de funcionar devidamente.

No trabalho pode aumentar a luz para obrigar o cérebro a manter-se desperto.

3. Tome banho de água fria

Tome um banho de água fria para aumentar a circulação e despertar imediatamente. Um dos benefícios de tomar um banho frio é a injeção de energia que o corpo leva, sentindo-se rejuvenescido.

4. Tome o pequeno almoço

Não falhe o pequeno almoço e mais do que isso tome um pequeno almoço completo no período de uma hora depois de acordar. Só assim conseguirá ter a energia necessária para o trabalho.

5. Utilize ajudas energéticas

Beba muita água durante o dia para se manter hidratado e com energia para trabalhar. Pode tomar um café matinal, mas não deve abusar da cafeína para não sofrer quebras energéticas. O recomendado é não beber mais de 200mg de cafeína por dia (cerca de dois cafés ou cinco chávenas de chá verde).

6. Faça um almoço leve

Não coma demasiado ao almoço, as refeições pesadas aumentam o sono, deixando-o de cabeça pesada. Escolha antes uma refeição leve e saudável.

7. Durma uma pequena sesta

As pesquisas dizem-nos que uma pequena sesta pode compensar uma hora de sono perdida. Durma de 15 a 30 minutos depois de almoço, se tiver essa facilidade.

8. Faça pausas

Durante a tarde precisa de fazer pausas no trabalho, para não sobrecarregar o corpo e a mente. Dê uma caminhada, fale com os colegas de trabalho. Faça algum exercício.

9. Deite-se meia hora mais cedo

Deite-se trinta minutos antes do habitual. No dia seguinte notará a diferença de energia e de disposição. É que conhecerá várias más consequências, se dormir poucofrequentemente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s