7 Coisas a aprender com os grandes comunicadores


Imprimir

Os grandes comunicadores são aqueles que passam efetivamente uma mensagem, sem tropeçar nas barreiras à comunicação. Mas como se tornar num? Aprendendo com o exemplo dado por eles.

1. Dirigir-se a uma pessoa em vez de dirigir-se a um grupo

Quando ouve um programa de rádio na solidão da noite gosta que o locutor se dirija a si enquanto ouvinte único ou aos ouvintes em geral, como se estivesse acompanhado?

Na comunicação empresarial acontece o mesmo. Mesmo falando para um grupo, é preferível apelar individualmente à pessoa, para que esta interiorize a mensagem e o seu papel no seio do grupo.

2. Encarar a conversa como uma estrada de dois sentidos

Os grandes comunicadores não se limitam a passar uma mensagem. Eles adaptam o seu discurso à plateia e ao momento, dando lugar a perguntas que possam surgir na audiência, que tem sempre as suas dúvidas pertinentes e as suas ideias úteis.

Para ser um grande comunicador também tem de ser um grande ouvinte, nunca interrompendo quem fala, nem respondendo a perguntas com mais perguntas. É tão importante saber falar como saber ouvir.

3. Fazer perguntas por uma questão de garantia

Mesmo quando não surgem perguntas da audiência, isso não é garantia de que uma mensagem tenha sido percebida. Os grandes comunicadores gostam de fazer perguntas ao público para terem a certeza de que todos estão no mesmo nível de entendimento.

4. Preparar a mensagem

Para passar uma mensagem corretamente é necessária uma dose de preparação, nomeadamente no entendimento do que deve ser dito e como, para além da direção que a conversa deve seguir.

5. Adaptar a linguagem

Cada audiência, cada momento e cada mensagem requer uma linguagem própria. Deve-se evitar jargões, metáforas e clichés na linguagem, para se ser devidamente entendido, sem quebras e sem dúvidas na comunicação.

6. Ler as reações do público

A linguagem corporal do público pode dar indícios importantes ao comunicador sobre a sua eficácia. Muitas vezes o que não é dito é tão importante como o que é dito.

7. Ligar-se emocionalmente ao público

Um erro que a maior parte dos comunicadores comete é não falar às emoções do público. As pessoas percebem e retêm melhor uma mensagem quando se ligam a ela emocionalmente. Falar abertamente, expressar emoções e partilhar histórias são estratégias para estabelecer uma ligação emocional com o público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s