6 Regras Essenciais para o sucesso do trabalho em equipa


Imprimir

O trabalho em equipa é muito valorizado nas empresas atualmente, sendo visto como essencial para o crescimento da produtividade nas empresas.

No entanto, há algumas regras que devem ser cumpridas para que se alcancem os objetivos delineados.

1. Missão bem definida

É essencial que toda a equipa conheça bem o projeto, os objetivos a atingir, a estratégia, as tarefas e as responsabilidades de cada um. É ainda importante que os elementos da equipa se alinhem com a missão da empresa.

2. Comprometimento com a tarefa

Os elementos devem estar todos comprometidos com o sucesso da tarefa. Os elementos dissonantes que não assumam as suas responsabilidades podem enfraquecer uma equipa.

3. Colaboradores autoconfiantes

Os colaboradores devem ter a confiança suficiente nas suas capacidades para partilharem o seu conhecimento, bem como de saber reconhecer e valorizar o conhecimento dos restantes.

4. Auto-conhecimento

Cada elemento deve assumir os seus pontos fracos e pontos fortes e colocá-los ao serviço da equipa. Uma das vantagens de trabalhar em equipa é aproveitar os talentos de cada elemento.

5. Liderança

Apesar de o trabalho em equipa ser por norma mais horizontal, é importante haver um líder que desbloqueie situações de impasse, ou podem surgir situações que não se conseguem ultrapassar, pelo menos em tempo útil.

6. Avaliação

Ao longo e no final do processo, deve haver lugar a uma avaliação do trabalho desempenhado, em termos do processo de desenvolvimento e não só do resultado final. Isto permite a evolução do grupo, com a identificação dos erros e orientação para a sua resolução, e constitui uma oportunidade de crescimento do espírito de equipa.

O trabalho em equipa pode ser também uma armadilha em alguns casos. É importante perceber que se a equipa não funciona bem, se algum elemento introduz ruído na comunicação, se há situações em que as diferentes perspetivas dificultam o consenso, pode ser mais produtivo simplesmente trabalhar de outra forma, por exemplo dividindo o trabalho e apenas reunir no final.

Uma equipa deve ser mais do que a soma dos seus elementos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s