6 Formas de Ganhar a Confiança dos Clientes


Imprimir

Cumprida a tarefa de atrair novos clientes, há que fidelizá-los. Como? Através destas formas de ganhar a confiança dos clientes.

O facto de ter atraído um cliente novo para a sua empresa não é sinónimo de o conseguir manter. A qualquer momento, pode receber uma proposta melhor e trocá-lo. Para que isso não aconteça, há que construir um sentimento de confiança. Vejamos como.

Conhecer bem o cliente

É preciso conhecer bem o cliente e, tratando-se de um empresário, conhecer ao pormenor o negócio que gere. Só assim garantirá uma relação próxima, adequando as propostas que faz ao que ele precisa. Vai ganhar a sua confiança, porque o cliente verá em si uma solução para todas as necessidades.

Conheça os diferentes tipos de clientes.

Ouvir o cliente

A melhor forma de fazer com que o cliente confie em si é saber ouvi-lo. É estar atento aos seus problemas, às suas reclamações, às soluções que ele procura, antes de tentar impor produtos ou serviços que podem não lhe trazer qualquer mais-valia.

Esta é uma das várias técnicas de bom atendimento ao cliente.

Vender soluções

No seguimento da disponibilidade para ouvir, faça com que o cliente sinta que está a comprar soluções e não mais um bem ou serviço. O cliente vai confiar mais na sua empresa se sentir que a venda é personalizada, que adapta aquilo que está a oferecer às suas necessidades.

Esta é uma das formas de ser mais persuasivo em vendas.

Reforce a credibilidade da empresa

Nunca é demais dar a conhecer melhor a empresa que representa. Não só verbalmente, mas através de materiais de apoio como sejam as brochuras. Acrescente dados históricos, testemunhos e referências de clientes regulares. Ao ver que outros clientes estão satisfeitos, mais confiança o seu alvo terá na empresa e no serviço que oferece.

Mostrar o produto

A confiança não se conquista com uma simples descrição do produto. Dê-o a conhecer, deixe que o cliente o experimente e que comprove ele mesmo se é a solução que pretende.

Acompanhamento pós-venda

Só reforçando a confiança assegura que a sua empresa tenha clientes regulares. Nesse sentido, não deixe que a relação vendedor / cliente termine no momento da venda. Mantenha um contacto frequente com o cliente, ausculte se está satisfeito, mostre que a empresa se preocupa com ele. Paralelamente, esteja atento à evolução do mercado, de forma a poder responder atempadamente a novas necessidades do cliente. E, assim, promover novas vendas.

Veja também como ganhar a confiança de uma equipa e como melhorar a própria confiança no trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s